03 dezembro 2021

Resenha - Sem Ar, Jennifer Niven



Livro: Sem ar
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
O romance mais pessoal da autora de Por Lugares Incríveis. Passar o verão numa ilha remota não era o plano de Claudine Henry. Ela deveria estar viajando de carro com sua melhor amiga, aproveitando cada minuto antes de ir para a faculdade. Mas depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo dela vira de cabeça para baixo — e Claude vai parar nesse destino improvável, acompanhando a mãe que tenta se reconstruir depois da separação. Ali, a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah. Com o espírito livre e um passado misterioso, a química entre os dois é imediata e irresistível. Enquanto vivem aventuras pelas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar — afinal, esse relacionamento tem os dias contados. Mas talvez viver esse romance seja exatamente do que Claude precisa para começar a escrever sua própria história.

Claudine Henry tinha os próximos passos de sua vida bem demarcados. O ensino médio está acabando e como ela e sua melhor amiga, Saz, vão para faculdades diferentes, decidiram partir em uma viagem de carro juntas no verão, antes da derradeira despedida. Mas uma notícia familiar coloca toda a vida de Claude em cheque e tira seu chão.

Quando o pai de Claude a chama para conversar, ela sabe que algo está errado, mas em momento algum esperava que ele anunciaria o divórcio. Com essa notícia, tudo que a menina conseguiu absorver foi que seu pai não queria mais uma família e estava mandando ela e a mãe para longe.

Assim, todos os planos de viagem de Claude precisaram ser cancelados. Ela e a mãe então partem para Atlanta, para visitar os avós da menina, e depois vão para uma ilha ao sul da Geórgia, onde passarão o resto do verão, de forma que a mãe faça pesquisas para seu novo livro. O local é uma reserva natural, com praticamente nada para fazer e onde não há sinal de internet. Somando tudo isso com a gama de sentimentos dentro de Claude, a menina está a ponto de surtar.

Quando Claude bate os olhos em Jeremiah, a química entre eles é inegável. O garoto é um espírito livre da ilha, com muitas histórias a contar sobre tudo, exceto sobre ele mesmo. Não se sabe se é a beleza, a personalidade ou o mistério de Jeremiah que atraem Claude, mas não demora para a garota começar a nutrir sentimentos pelo rapaz.

Contudo, ao final do verão Jeremiah vai partir e ele não quer se envolver com ninguém, para não magoar e nem ser magoado quando precisar ir embora. Estará Claude preparada para se aventurar por essa relação com prazo determinado? Conseguirá a menina resistir a este forte sentimento, mesmo sabendo que terminará com o coração partido?

Jennifer Niven é uma das minhas autoras queridinhas do coração. Suas obras anteriores – Por Lugares Incríveis e Juntando os Pedaços – têm lugar cativo na minha estante. Há tempos eu esperava por um novo lançamento da autora e quando a Editora Seguinte anunciou o lançamento de Sem Ar, minhas expectativas foram lá no alto. Acho que aí foi o meu erro, ir com muita sede ao pote.

A escrita de Niven costuma ser muito envolvente, mas aqui senti uma dificuldade em me conectar à trama. Acho que o que faltou foi sentir empatia por Claude. A personagem é quase adulta, mas tem atitudes de uma criança, completamente imatura e dramática. Sério. Muitos dos problemas que ela cria poderiam ser resolvidos com diálogos, o que os deixa ainda mais rasos.

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Claude. O desejo dela de se isolar no início é tão grande que levam várias páginas de monólogos internos até que se tenha um diálogo, o que dificulta a fluidez da leitura. Além disso, a personagem é bastante egoísta com seus pensamentos e parece esquecer que a mãe também está sofrendo com um divórcio.

Jeremiah Crew é um dos poucos pontos positivos da trama. Seu ar misterioso e seu jeito de bad boy sexy despertam a atenção de Claude – e a nossa – logo em sua primeira aparição. Gostei muito do jeito que o personagem leva sua vida, preocupado com a natureza e ajudando todos que o cercam. A química dele com Claude é muito boa, mesmo que a menina estrague alguns dos melhores momentos deles juntos.

O final foi impactante. Sem Ar é o livro mais pessoal de Jennifer Niven, baseado em sua própria história, e eu senti que ela deixou todas as suas emoções acumuladas para se soltarem no final. Conforme fui avançando na leitura e percebendo para onde a história ia se encaminhar, eu já comecei a preparar meu coração, mas mesmo assim foi difícil não me emocionar.

Por fim, Sem Ar é um livro que eu queria ter gostado, mas não me agradou da forma que eu esperava. Ainda sou um grande fã de Jennifer Niven e com certeza lerei mais obras suas, mas essa em específico eu deixarei na estante apenas para completar a coleção.





Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥