Com muita ação, bom humor e nostalgia, “Matrix Resurrections” estreia nos cinemas
Finalmente, após quase 20 anos, os fãs de “Matrix” poderão ver a tão aguardada sequência da trilogia! Nós do Blog Mais que Livros já fomos conferir e vamos agora contar tudo pra vocês – sem spoilers!
Nova realidade e antigos personagens
Neste novo filme Neo (Keanu Reeves) está de volta à Matrix, sem se lembrar do que aconteceu. Nesta “vida” ele é um programador de jogos que ficou famoso por criar a trilogia de jogos com a história que nós vimos nos filmes anteriores.
Trinity (Carrie-Anne Moss) também está de volta. Ela é casada, mãe de três filhos e adora motocicletas, tanto que tem uma oficina delas. Quando eles se encontram e tocam as mãos, uma sensação de deja vu acontece e é então que Neo começa a ter umas espécies de flashbacks, mas que logo somem com as pílulas azuis (!) que toma diariamente.
Neo passa a ter mais sinais de que Matrix não é só um jogo, mas reluta a acreditar, até que se vê convencido a tomar a pílula vermelha quando Morpheus (agora interpretado por Yahya Abdul-Mateen II) e o Agente Smith (interpretado por Jonathan Groff) reaparecem.
Aliás, acho seguro dizer que agora Neo terá mais um vilão contra quem lutar...
(Distribuição: AdoroCinema)
Nostalgia e ótimas tiradas de humor marcam este filme!
Apesar de “Matrix Resurrections” contar com novos personagens muito importantes para a trama, como a Capitã Bugs (Jessica Henwick), o ponto alto ainda é o retorno de alguns personagens, como a Capitã Niobe (Jada Pinkett Smith), agora General de Io – cidade construída depois da paz com as máquinas – e o merovíngio (Lambert Wilson). Além, claro, de Neo e Trinity, que até então estavam mortos.
Neste filme o humor também marca presença em muitas cenas. Seja nas referências feitas aos personagens e à trilogia, seja por personagens já caricatos e engraçados, como o terapeuta de Neo, interpretado por Neil Patrick Harris.
Não podemos esquecer também do retorno de Sati, agora já crescida. A menininha, que marcou o último filme da trilogia, vem agora com um importantíssimo papel para a vida do casal principal. É interpretada por Priyanka Chopra Jonas.
Referências e Continuação
Esta sequência é REPLETA de referências à trilogia, inclusive com imagens de cenas passadas e dos personagens. Muitas delas são feitas com bom humor, mas o saudosismo impera, não tem como!
Sobre uma possível continuação, não há rumores. No entanto, parece não ser provável. Em uma entrevista, Lana Wachowski, escritora e diretora do filme, disse que a ideia para “Resurrections” veio após ela perder os pais. Ela disse que já que não poderia tê-los de volta, poderia trazer de volta à vida Neo e Trinity, que foram os personagens mais importantes de sua vida.
Sendo assim, parece ter sido uma ideia “fechada” para um filme que seria uma espécie de homenagem de Lana, que, por enquanto, veio para encerrar ciclos.
Crítica
O retorno de “Matrix” certamente não deixa a desejar! Se em 1999 e em 2003 já vimos todos aqueles efeitos especiais, imaginem agora! Há muita ação e muitas cenas de luta também, sempre na medida certa.
A surpresa fica por conta do humor, tão presente no filme. Considero um alívio cômico bastante necessário para quebrar o clima de nostalgia e nos fazer pensar neste filme como ele mesmo, não como uma continuação.
Algo que me incomoda, no entanto, é trazer alguns personagens de volta para deixar o final em aberto. Entendo que nem tudo precisa ser 100% conclusivo, mas para quem é fã, como eu, acaba sendo um prato cheio para a esperança de mais filmes por aí.
Mas precisa de mais um filme para entendermos este? Não. É só a vontade de ver mais mesmo. Se não fosse assim também, mais quantos finais seriam necessários de novo e de novo, não é mesmo?
(Distribuição: AdoroCinema)
“Matrix Resurrections” estreia hoje nos cinemas e você não pode perder! Aliás, fica aqui um conselho: não é bom nem piscar para não perder nenhum detalhe!
Até breve 😉
Nenhum comentário
Postar um comentário