18 agosto 2015

Resenha - Livro das Sombras, Cate Tiernan

Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?

SÉRIE: Coven #1
AUTOR: Cate Tiernan
EDITORA: Galera Record
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 3 estrelas
PÁGINAS: 208
Adicione no SKOOB




Contra todos os indícios Morgana e Bree foram melhores amigas por metade de suas vidas. Quando chegaram ao ensino médio, elas se encaixaram em lados opostos nos grupos preexistentes, mas nem isso enfraqueceu a amizade. Bree sempre foi linda, segura de si e sabia como lidar com o sexo masculino, o que o totalmente o oposto da amiga e como todas as outras diferenças, isso nunca fez diferença para a amizade delas. Então é fácil imaginar o quão surpresa Morgana fica ao se dar conta que o recém chegado Cal Blaire abalou essa solida amizade.

Um deus de carne e osso, esse é Cal. Ele chegou na cidade como um meteoro e levou tudo que surgiu pela frente. Na escola, não havia um aluno que não quisesse se aproximar dele, e para conhecer melhor seus novos amigos, ele promoveu uma festinha bem diferente. Uma fogueira foi acessa no meio de uma clareira, onde ele os convocou para formar um círculo e comemorar o Malbon.

Eu me sentia um pouco como Alice, prestes a entrar na toca do coelho, ciente de que o simples fato de entrar naquela loja de algum modo me levaria a uma jornada cujo fim eu não poderia prever. E achei essa ideia irresistível.

Narrada em primeira pessoa pela protagonista, o livro conta dos dilemas de uma adolescente ao mesmo tempo que conhecemos um pouco da cultura Wicca. Esse é o primeiro livro de uma série com mais de 15 volumes e infelizmente não foi tudo o que prometia. A história é introdutória demais e apesar da escrita fluida a autora, é tudo muito linear. Não há tensão, viradas de mesa ou algo surpreendente. O desfecho é previsível e eu só vou ter a continuação para saber o que irá acontecer com o triangulo Morgana - Cal - Bree sim, eu gosto de uma novela mexicana.

A fantasia é meu gênero favorito na literatura e, se comparado a outros seres fantásticos, os bruxos quase não são explorados. A verdade é que, desde Harry Potter procuro uma história com essa temática que me envolva, mas ainda não cheguei lá. O que mais me chamou a atenção foi o conhecimento sobre Wicca, pois essa é uma religião do mundo real, o que faz a história serpentear entre a realidade e a fantasia. Infelizmente, teve aquela pitada de decepção, já que a autora não se aprofundou no assunto e nem em nenhum outro! Personagens, conflitos... é tudo bem superficial.

Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar.

O que é impecável no livro, é a parte gráfica. A capa nacional é tão linda que não vejo motivos para ele não manterem o padrão da série. No início de cada capítulo há quotes de livros que falam sobre bruxas e são muito bacanas! Vários capítulos também traziam trechos dos Livros das Sombras (uma espécie de diário de um bruxo Wiccas) de cal e Morgana. A intensão é ótima, mas as frases são confusas e quase nunca fazem sentido.

O livro é curti, com uma leitura rápida. Se estiver com tempo de sobra, pegue e tire suas próprias conclusões.

17 comentários

  1. Olá!

    Apesar de não ser meu gênero favorito, curti essa premissa. Adoro também uma novela mexicana, vai ver foi por isso que me identifiquei...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade, a capa é linda! Adorei a sinopse.
    Beijos, Jé

    http://mamaeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dressa lindona a capa e a premissa já havia me chamado atenção e olha que não gosto de triângulos amorosos, mas o fato de ter magia wicca, sempre me deixa curiosa para entrar nesse mundo. Já estou com o livro para ler. Mas menina mais de 15 livros não sei se consigo esperar . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Pena que tu não gostou tanto, amiga. Eu já não curto fantasia, ainda envolvendo Wicca, nem me arrisco porque é fora da caixinha demais pro meu gosto. Pelo menos a parte gráfica ajuda a dar aquela moral. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dreeh, tudo bem?
    Eu conheci esse livro em outro blog e estava curiosa para ler. Eu adoro livros com bruxas e gosto da cultura Wicca. Mais de 15 livros? SÉRIO? Não sabia disso não, acaba desanimando legal. É muito livro, minha gente.
    Saber que tudo é bem superficial também desanima. Nossa, agora vou pensar bastante se vou ler ou não. Enfim, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Olá Dreeh, a historia do liro é bem legal e trazer essa temática da cultura wicca me deixou interessada, mas como você li vários comentários falando que a autora não se aprofunda no tema o que é bem decepcionante =/ Mas mesmo assim espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dreeh. Tudo bem? Achei interessante por um momento a premissa dsse livro, mas quinze volumes? Meu Deus! Acompanhar uma série desse tamanho requer muita dedicação e até uma pitada de fanatismo. Não entendi como a autora teve tanto a falar se ja no primeiro volume é tudo tão superficial, mas quem sabe ela tenha melhor a historia?
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa, tudo bem?
    Eu me apaixonei por essa capa, mas confesso que ainda nãao tinha parado para ler a sinopse sua resenha foi a primeira que eu li.
    Nunca li Harry Potter e não me lembro de ter lido nada sobre bruxaria, por isso pode ser que inha decepção seja menor que asua, já que não poderei fazer comparações rs.
    Mas... ultimamente, apesar de adorar um dramalhão mexicano, não ando com muito saco para triângulos amorosos. Quem sabe numa próxima vez, né?!

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa.
    Se eu tivesse visto o livro por aí, me apaixonaria e julgaria pela capa. Compraria na certa. Que bom que o vi aqui, porque francamente, seu post só serviu para me provar que julgar um livro pela capa nem sempre é muito legal. De conflitos e personagens superficiais quero distância!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  10. Eu até gostei do livro, apesar das coisas não terem sido mesmo aprofundadas. Só que quando li não sabia que era uma série gigante - quando descobri fiquei mega desanimada para continuar. O livro é pequeno e realmente bem introdutório, se os outros forem como ele 15 volumes poderiam com facilidade virar 5, o que me daria bem mais vontade de continuar lendo.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?

    Que pena que o livro não é tão bom.
    Talvez seja por ser uma serie muito longa.
    Também adoro livros de buxos e to curtindo a trilogia das joias negras.

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    http://www.brendalandim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Dreeh, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, mas não chamou muito a minha atenção. Pena que a autora não aprofundou muito a história, e a parte da cultura Wicca me deixaria bem interessada. Gosto muito de livros de bruxos, mas concordo com você, desde HP não tem aparecido muitos. Achei bem legal "O Desafio de Ferro" e quero muito a continuação, também tenho vontade de ler A Trilogia das Joias Negras, mas só tenho o segundo livro da série.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, tudo bem??
    Eu também adoro uma novela mexicana... bom não sei o que esperar do livro... pelo que entendi ele parece ser bem superficial... porém, me senti instigada com a cultura... fiquei interessada mesmo com as coisas rasas.... o que me desanimou um pouco foi a quantidade de livros 15?? Oh lord... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    Gente, não sabia que você também era fã do Harry Potter, é difícil encontrar um livro que supere, até hoje, do mesmo gênero, eu não achei. Que pena que essa história não atendeu às suas expectativas. Mesmo assim, parece ser um bom livro, leve, para distrair. E também gostei dessa capa. Sua resenha ficou ótima!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Ultimamente estou correndo de series longas assim. O planejamento da história tem que ser muito bom pro autor não se perder pelo meio do caminho.
    Mas pela sua resenha. parece que a autora dessa serie se perdeu logo no começo. Uma pena mesmo.
    Excelente resenha.

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. não vejo a hora de ler as 15 continuações inteiras, amei o livro. Descobri esse livro quando fui a saraiva e achei esse livro bem escondido, li a sinopse e gostei e decidi levar e não me arrependo...

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥