07 dezembro 2020

Resenha - Colégio de Elite: Ele me chama de amor, C. Cal


Livro:
 Colégio de Elite: Ele me chama de amor
Autor(a): C. Cal
Editora: Independente
Páginas: 209
Adquira: Amazon

O Alpha é o colégio mais exclusivo de São Paulo. Ele oferece algumas bolsas. Eu, Cecília, sou a bolsista do terceiro ano. Consegui a vaga por indicação, é dessa forma que somos admitidos, além de uma prova comprovando a nossa proficiência nerd. A minha é em programação. Quando entrei no Alpha, fui logo acolhida pelas minhas queridas amigas, Jéssica e Mariana. Elas perceberam que, assim como elas, eu não me encaixava muito bem no padrão de comportamento da maioria das pessoas do colégio. Meu grupo de três é divertido e confortável, eu aprecio a rotina e não gosto muito de chamar atenção. Mas isso está prestes a mudar... Eu nunca tinha sentido nada por garoto nenhum, nada que passasse de uma empolgação momentânea, pelo menos. Até ele. Um dos mais cobiçados do Alpha para a minha aflição. E, apesar de saber que é só uma provocação, eu adoro quando: ele me chama de amor.


Dramas familiares, primeiro amor e amizades verdadeiras são os principais ingredientes de Colégio de Elite, Young adult escrito pela autora C. Cal. O livro narra a história de Cecília, ela é bolsista do terceiro ano no colégio Alpha, uma das instituições mais exclusivas de São Paulo, onde o ensino é coletivo, mas também individual, de acordo com a aptidão de cada aluno.

Cecília é uma personagem responsável e focada nos estudos, mas que não perde a oportunidade de se divertir, e é ao lado das amigas Jess e Mari que boa parte de suas aventuras acontece, e são tantas aventuras, descobertas e amores não correspondidos nessa trama que fica impossível não enxergarmos nessas adolescentes um pouco das experiências vividas em nossa própria juventude.

O livro tem como pano de fundo a rotina escolar de Cecília e os estudantes do Colégio, mas além desse período tão importante na vida desses jovens, a autora também aborda de forma sutil assuntos como preconceito, bullying, ansiedade e desigualdade social, temas importantes e que levantam reflexões pertinentes.

Falar de Colégio de Elite sem spoilers é um grande desafio e pode comprometer a experiência de outros leitores, então digo apenas que para aqueles que buscam uma história envolvente e com um romance de aquecer o coração, certamente irá se encantar por essa trama.

Eu me apaixonei por cada um desses personagens e gostei de como a autora escolheu dar voz para uma protagonista fora dos padrões estéticos e que vejam só, usa óculos. Parece bobo apontar esse detalhe aqui, mas não consigo me lembrar de personagens míopes na literatura. Me senti representada.

Outro ponto importante nessa obra é que a personagem feminina embora jovem e inexperiente, não se diminui. Cici até tem seus momentos de insegurança, mas ela é corajosa, inteligente, segura de si e dona de uma língua afiada, o que rende cenas bem divertidas.

Indico o livro para quem busca uma história leve e descontraída, principalmente para incluir entre leituras mais densas. Tenho certeza que essa trama vai deixar o famoso quentinho no coração de muitos leitores.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥