30 dezembro 2021

Resenha - O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, Grady Hendrix



Livro:
 O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
Autor(a): Grady Hendrix
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

O diabo é páreo para a força de uma amizade?Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa. Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo? Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios.


Desde seu aniversário de 10 anos, Abby sabia que a amizade com Gretchen seria para valer. Ela foi a única a aparecer em sua festa temática e a partir daí, as duas tornaram-se inseparáveis e agora, no auge da adolescência e em pleno ensino médio, essa amizade ainda prevalece.

Certa noite, Abby e Gretchen estão fazendo um experimento na casa de outra amiga, no entanto, a experiência não acontece da forma como elas esperavam. Para esquecer o ocorrido, as amigas decidem nadar peladas. Elas só não imaginavam que essa decisão resultaria no desaparecimento de Gretchen em plena madrugada, muito menos que quando Abby conseguisse encontra-la algo estaria muito errado.

O que acontece é que após os eventos daquela noite Gretchen começa a ter alucinações e seu comportamento muda completamente. Até que sem qualquer aviso a garota começa a agir como se nada tivesse acontecido. Gretchen se torna mais confiante, bonita, o que eleva sua popularidade. A única pessoa que ela parece querer destratar é Abby, o que deixa a menina confusa e ainda mais preocupada. Abby sabe que aquela não é Gretchen e precisa salvar a amiga, mas como fazer isso se ela é a única que acredita que algo está errado?

O Exorcismo da minha melhor amiga é bastante envolvente, a história se inicia 20 anos depois do acontecido com Gretchen e nada mais é do que um flashback de Abby sobre como tudo aconteceu. Eu achei esse estilo narrativo bem dinâmico, já que seguiu esta narrativa linear e me deixou interessado em saber como tudo acabou.

O grande problema da obra foi que em certos momentos ficou enfadonha demais. Senti que o autor queria causar impacto em algumas cenas e por isso as estendeu mais do que deveria, para construir um clima. O livro tem alguns momentos assustadores? Talvez sim, mas está longe de causar o medo que achei que causaria. Muita coisa poderia ser tranquilamente cortada da história, que não faria a menor falta.

Abby é uma personagem muito interessante. É notável o quanto ela gosta de Gretchen e o quanto valoriza a amizade das duas, sendo muito difícil para ela aguentar o descaso e as ofensas de sua melhor amiga. Eu criei uma empatia muito forte por Abby e vê-la sendo maltratada por praticamente todos em que ela confiava para proteger Gretchen foi como uma faca no coração. Senti muito ódio de todos.

O final do livro foi bem diferente do que eu esperava. Tudo que Hendrix colocou a mais durante a construção da trama, ele pecou e esqueceu no desfecho da mesma. Achei tudo rápido demais e um pouco sem sentido. Não foi um final ruim, mas poderia ter sido muito melhor elaborado.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um livro fluido, com personagens interessantes e uma boa ambientação, que traz aquela sensação de nostalgia de quem viveu sua adolescência nos anos 80 e para quem curte filmes deste gênero. Todavia, está longe de ser uma obra que eu leria novamente.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥