19 dezembro 2021

Resenha - Belo Mundo, Onde Você Está, Sally Rooney


 
Livro: Belo Mundo, Onde Você Está
Autor(a): Sally Rooney
Editora: Companhia das letras
Páginas: 352
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Alice conhece Felix pelo Tinder. Ela é romancista, ele trabalha num armazém nos subúrbios de uma pequena cidade costeira da Irlanda. No primeiro encontro, enquanto os dois tentam impressionar, a fagulha de algo mais aparece. Em Dublin, Eileen está tentando superar o término de seu último relacionamento enquanto precisa lidar com a falta da melhor amiga, que se mudou para o litoral. Ela acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que acompanha sua vida há tempos. Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo? Com uma prosa única e brutal, Sally Rooney constrói mais um romance inigualável sobre o que significa amadurecer sem deixar a si mesmo para trás.


Belo mundo onde você está foi meu primeiro contato com a escrita de Sally Roony, conhecida pelo sucesso de Pessoas Normais , também lançado pela Editora Companhia das letras.

Nessa obra conheceremos Alice e Eileen, amigas de longa data, ambas com aproximadamente 30 anos e lidando com as inseguranças, dúvidas e aflições da vida adulta, principalmente no quesito relacionamento. Eileen está envolvida com um velho amigo, enquanto Alice se relaciona com um carinha que conheceu no Tinder.

Nesse livro vemos os contrastes de relacionamentos entre casais e amigas. Simon conhece Eileen faz muito tempo e é perceptível sua necessidade de cuidar e proteger a moça em primeiro lugar. Em contrapartida, Félix é um personagem odioso, principalmente em suas tentativas de diminuir Alice. Ele é o típico homem que necessita menosprezar a parceira para se sentir superior, infelizmente vemos muito disso na nossa sociedade, o que torna Félix ainda mais real e consequentemente mais digno de nossa repulsa.

Ainda temos o relacionamento entre Alice e Eileen, que apesar de confidenciarem tudo uma para a outra, estão cada vez mais distantes. Um retrato digno de nossa sociedade, em específico da geração Millenials.

Outro ponto importante que vale mencionar é a troca de e-mails, que trás assuntos importantes e que enriquecem a narrativa da obra levantando temas como questões políticas, vaidade, mídia social e etc.

Em suma, Belo mundo onde você é um livro com grande potencial para trazer identificação para todo e qualquer leitor. Esse é um livro sobre pessoas normais, suas imperfeições e a forma como lidados com as diferenças do outro. Sem dúvida essa foi uma ótima forma de conhecer a escrita da autora, já quero ler tudo que ela escreve.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥