27 novembro 2015

Resenha - Um Cão Chamado Jimmy, Rafael Mantesso


Livro: Um Cão Chamado Jimmy
Autor(a): Rafael Mantesso
Editora: Intrínseca
Páginas: 168
Adquira: Saraiva | Submarino | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora


O cão que virou sensação na internet e no mundo da moda Jimmy Choo é um bull terrier branco com as orelhas avermelhadas. Não era o mais ágil da ninhada, mas tomou a iniciativa de escolher como dono o publicitário Rafael Mantesso. Com o fim de seu casamento, Rafael se viu num apartamento vazio, exceto pela presença de Jimmy, e percebeu que estava cercado de um amor incondicional. Espantou a melancolia e redescobriu o prazer de desenhar, usando seu traço para transformar seu parceiro inseparável em modelo para fotos bem-humoradas, cheias de referências pop e clicadas com estilo despojado e inconfundível. Nelas, Jimmy pode fazer qualquer coisa: pratica surfe, vira equilibrista, contracena com estrelas de cinema, transforma-se num perigoso tubarão e até no Super-Homem. As imagens foram parar no Instagram e conquistaram milhares de fãs no mundo inteiro, entre eles o ator americano Ashton Kutcher, que divulgou as fotos. Em pouco tempo, Rafael Mantesso e Jimmy Choo se transformaram em sensação na internet, despertando a atenção de veículos estrangeiros como The Huffington Post, USA Today e Daily Mail — foram, inclusive, matéria de capa no britânico The Times. O simpático bull terrier inspirou uma linha de produtos criados pela grife de acessórios Jimmy Choo.

Assim que vi este livro foi amor à primeira vista, me apaixonei por sua capa e sua escrita tão sincera. E como não seria?! Falar de uma amizade entre um homem e um cão, um amor que ainda nos dias de hoje só um cãozinho sabe dar, e digo isso porque sei que essa troca é pura, ele não te exige nada além de um bom cafuné na cabeça e bons passeios pela manhã. Rs.

Eu vivo isso todos os dias e sei bem como é essa sensação de se sentir amado apenas pelo que você é, e não pelo que pode ofertar. Este pequeno texto abaixo extraído do livro e que também fez parte do filme Marley e Eu, retrata com muita autenticidade e generosidade o que a amizade de um cãozinho (seja a raça que ele tiver) pode te oferecer:

QUANTAS PESSOAS FAZEM VOCÊ SE SENTIR ESPECIAL? QUANTAS fazem você se sentir extraordinário? Um cachorro não liga para o carro que você tem, para a marca da roupa que você usa, se é rico ou pobre, inteligente ou burro. Dê a ele seu coração e ele lhe dará o dele. Sobre quantas pessoas você pode dizer o mesmo?

Quero deixar bem claro aqui que existem pessoas maravilhosas que nos cercam e que nos fazem sentir especiais. Sim, elas existem! Mas o que coloco em pauta aqui são a lealdade e amor desmedido que esses seres de Deus têm para nos dar.

Jimmy Choo é um bull terrier inglês todo branco de orelhas coloridas, ele ganhou este nome em homenagem a marca preferida de sapatos da ex esposa de Rafael Mantesso.

Um ano depois da chegada de Jimmy, Rafael está passando por uns dos momentos mais complicados de sua vida: uma separação e a descoberta da síndrome de asperger.

Foi aí que caiu a ficha: Minha ex tinha saído de casa na noite anterior. “ Leve o quiser.” eu disse. “O Jimmy fica.”

Rafael se viu de repente sozinho dentro do seu apartamento, não havia nada a mais que uma cama, sua escova de dente, um pente velho e Jimmy. Ahhhhh que bom! Jimmy estava ali, com sua tigelinha de ração e olhos brilhantes de quem está louco por um passeio.

Rafael estava habituado a levar Jimmy apenas para os passeios noturnos, porém, com sua separação coube a ele também os diurnos, e foi sua tábua de salvação. Ele voltou a ver a luz do dia e sentir o sol sobre a sua pele, algo que lhe fez tão bem que uma caminhada de quarenta minutos durou mais de duas horas.

Jimmy aproveitou os espaços vazios do apartamento para correr de um lado a outro e Rafael aproveitou cada peripécia dele para tirar fotos e voltar a fazer o que não fazia a doze anos: desenhar.

O Jimmy é um companheiro incansável, que tem um tremendo senso de humor.

Com o passar do tempo, Rafael foi encontrando em Jimmy um companheiro de vida e passou a mudar seus hábitos de descasado e antissocial, pois tinha que ir ao mercado para comprar ração e assim acabava comprando algo para comer também, tinha que passear duas vezes ao dia, o que lhe dava a oportunidade de viver mais em sociedade, já que isso era um pouco difícil para ele.

Encontrei no Jimmy um elo com o mundo real.

Rafael aprendeu outra forma de amor, o que chama de incondicional e reflete neste livro a dimensão deste sentimento que nasceu desde o primeiro dia em que se decidiu por Jimmy, mas que com certeza se solidificou no momento em que Rafael mais precisava se sentir amado, no momento em que se viu no meio do nada e que talvez tenha até pensado em desistir, ali estava Jimmy Choo, pronto para lhe ofertar sua lealdade e seu amor sem medida, de uma forma que só os cães sabem fazer.

As fotos e a arte estão maravilhosas, Jimmy é um astro perfeito e Rafael conseguiu expressar em poucas linhas toda sua gratidão pelo pequeno infinito que construiu ao lado de seu melhor amigo, afinal, imagens falam muito mais do que palavras.

A todos os cãezinhos do mundo o meu carinho, pois sou agraciada todos os dias com essa lealdade e amor desmedido.

3 comentários

  1. Parece ser linda a história que contem nesse livro.
    As vezes nos sentimos solitários e nada melhor do que uma companhia de quatro patas que não liga para suas coisas materiais e sim quer amor, quer carinho.

    Flores ao Chão (meu novo blog)
    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  2. Oie tudo bom?
    É incrível como os cachorros conseguem ser fiéis a seus donos sem pedir nada em troca. Lembro vagamente da capa desse livro e me emociono com esse tipo de narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já seguia o instagram deles e fiquei super feliz quando soube que lançariam um livro! Sempre achei as fotos super criativas e fofas, mesmo sendo essa uma das raças de cachorro que eu menos gosto!
    Não sabia qual era a história por trás dessas imagens e fiquei feliz em saber que Jimmy, além de ser um modelo super fofinho, também salvou o Rafael!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥