24 novembro 2015

Resenha - João e Maria, Neil Gaiman


Livro: João e Maria
Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 56
Adquira: Saraiva | Submarino | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.


Em um tempo muito distante, havia um lenhador que vivia do corte de árvores, um trabalho muito duro que mal podia manter o pobre homem, contudo isso não foi empecilho para que o lenhador encontra-se uma linda jovem para casar-se.

Durante algum tempo, o casal teve uma vida boa, o marido sustentava a casa, e a esposa ajudava da melhor forma que podia, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando e dando conforto para seu marido. Com a chegada do inverno, a mulher deu a luz a uma linda menina, que foi chamada de Maria, e dois anos mais tarde, a família recebeu mais um membro, que por sua vez foi chamado de João.

João e Maria não iam à escola como as demais crianças, já que o lenhador não tinha grande quantidade de dinheiro e a escola ficava distante da floresta onde viviam. Com isso, João e Maria cresceram somente com os ensinamentos dos pais, e não lhes importavam se o lenhador e a mulher às vezes lhes parecessem amargos ou cabisbaixos, contando que os irmãos pudessem se divertir na floresta e nadar no rio.

Mas os bons tempos se passaram, e com a guerra, a família mal tinha como se alimentar. Com isso a mulher teve uma idéia – Abandonar os filhos na floresta a sorte, desta forma os dois poderiam ser alimentados por alguém que lhes encontrassem ou morreriam de fome, afinal, seria melhor morrer dois invés de quatro integrantes daquela família.

Mesmo contra a vontade e sem concordar com o plano da mulher, o lenhador leva seus filhos à floresta, certificando-se de que os filhos não achariam o caminho de volta até sua humilde casinha. E com muita dor no coração, o lenhador parte, deixando para trás seus únicos filhos.

Abandonados a própria sorte, João e Maria tentam encontrar a casa dos pais sem sucesso, e nessa busca pelo caminho de casa, os irmãos encontram uma feita de pão de mel, onde uma doce senhora os acolhe e alimenta até sentirem-se exaustos e pegarem no sono. Mas quando despertam do sono, João e Maria encontram outra realidade – João agora está enjaulado e Maria presa ao pé da mesa, obrigada a fazer os serviços de casa da tal senhora. E agora? Como será que os irmãos irão sair dessa emboscada?

Quando vi o lançamento desse livro, fiquei extremamente curiosa para conhecer a escrita de Neil Gaiman, que é tão elogiada por muitos leitores e autores, mas acima de tudo eu quis saber o que o autor faria com a história original de João e Maria. E posso dizer que o livro não me decepcionou, pelo contrário, quando meu exemplar chegou, fiquei completamente fascinada pelo trabalho da Editora Intrínseca. A diagramação do livro é linda e a capa dura dá um toque todo especial. Mas o que me deixou mais intrigada foram às ilustrações feitas por Lorenzo Mattotti, que deu a história um olhar ainda mais sombrio.

Embora a história não fuja dos padrões originais da criação dos irmãos Grimm, Neil Gaiman toca em temas importantes para adultos e crianças, tais como abandono, fome, guerra, pobreza e a confiança em pessoas desconhecidas.

Se você não tem medo de histórias obscuras, o livro é mais do indicado.

23 comentários

  1. Eu adoro essas releituras de conto de fada que nos dão aquele gostinho saudoso de infância...
    Fiquei super curiosa e o livro tem uma capa lindíssima também!!!
    Com certeza esse eu quero ler.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Desde que vi o lançamento quero demais este livro porque sou fã de Gaiman. Meu primeiro livro dele foi Coraline e amei. Colocado na lista de desejos. Adorei a resenha.
    Beijos,
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Glaucia, estou em pânico para adquirir esse exemplar. Para ser mais específica, para adquirir todas as obras de Neil Gaiman. Conheci o trabalho do autor por tabela em "Os pequenos perpétuos" e simplesmente amei. João e Maria e Bela Adormecida são dois livros que acabaram de ser lançados que estou na fissura para comprar e Deuses Americanos para começar a ler logo.
    Fico muito feliz em saber que o Gaiman continua a fazer um excelente trabalho, isso só piora minha ansiedade.

    Parabéns pela resenha!!!

    Abraços,
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu tinha visto esse livro mas te confesso que morro de medo do gênero, mas mesmo assim eu estou muito curiosa, a maneira como a trama se desenvolve atiçou minha curiosidade para conhecer os detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca concordei com essa história de João e Maria. Acho muito dolorido os pais abandonarem os filhos - mesmo que nessa situação. É um tema muito difícil de se falar.
    Mesmo que não concorde com isso, me sinto impelida a ler o livro pelos olhos no Neil Gaiman, pois acho que ele escreve maravilhosamente bem.
    Adorei a sua resenha e confesso que fiquei ainda mais ansiosa para ler esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Ola Glaucia lindona eu estou apaixonada por essa capa, assim como você ainda não li nada do autor, espero começar por esse livro tão elogiado. Qualquer livro que traga nossos amados contos sobre outra perspectiva me encanta, e pelo visto o autor acertou na escrita. Livro já em minha lista . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Glaucia!
    Eu gosto bastante das releituras dos contos de fadas e o conto de João e Maria é um dos que mais gostava quando era criança, sendo assim já vou colocá-lo na minha lista de desejados. Achei bem legal que o autor não tenha fugido tanto da originalidade do conto, gosto quando a releitura fica o mais próximo possível do conto original. rsrsrs
    Ainda não tive a oportunidade de conferir a escrita do Gaiman e espero poder mudar essa situação logo.

    Beijinhos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Glaucia.
    Não sabia que o livro era capa dura, amei. Eu gosto muito da história de João e Maria e quando vi que era escrito por Neil Gaiman, já fiquei curiosa com ele. Já li outro livro do autor e sei do que ele é capaz, por isso assim que der eu vou ler ele.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que tenho um pouquinho de medo hehe, mas pelo fato de falar de guerra, fome, me deixou muito curiosa, amo João e Maria.

    Ótima resenha, beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas não sou muito fã do Neil, pois não curto muito o gênero que ele escreve. Vi algumas resenhas positivas sobre esse livro, mas, por mais que os leitores pareçam gostar e elogiem, ainda não consigo querer ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Imagina abandonar os filhos assim de propósito?
    Pois na história original, a que conhecemos o pai não abandona propositalmente né???

    que tenso...fome, abandono, guerra...e com tudo isso é um livro bem curto, parece uma leitura rápida!!!

    adorei a dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Já tinha visto esta edição e achei super linda. Sempre achei a história de João e Maria muito triste, tanto que nunca li para minha filha, inclusive esta semana ela comentou sobre nunca ter lido este livro para ela kkk.

    Abraços Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro livros de contos, esse já está nos meus desejados desde que lançou. Adorei saber que é em capa dura, e não sabia que tinha só 56 páginas. Quero muito ler, ainda mais por sem mais sombrio e tal
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Eu vi muitas resenhas bastante positivas sobre esse livro, mas sinceramente eu não sei se pegaria para ler nesse momento. Tenho curiosidade, mas não tanta para comprar pra amanhã sabe? Mas mesmo assim adorei seu ponto de vista sobre o livro e a estória me pareceu ser bem triste, ainda mais sabendo que também se passa pela guerra e tudo mais. =/


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-as-criancas.html

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Gosto de ler releituras, é interessante como uma estória pode se tornar várias. João e Maria não é uma das minhas estórias favoritas, mas eu leria só por ser do Neil Gaiman, acho a escrita do autor fantástica, até hoje só li um livro dele, mal posso esperar para ler outros.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Glaucia.
    Dos contos infantis, esse é um dos que menos gosto. Não sei dizer exatamente pq, mas nunca consegui "engolir" o fato dos pais abandonarem os filhos à própria sorte... acho q isso sempre me deixou um pouco decepcionada...
    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas sempre ouvi elogios da escrita dele. Mesmo assim, esse não me agradou a ponto de ficar interessada e ir em busca do livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor.
    Sua resenha fez meu interesse por essa obra só aumentar. Acho que vale a pena lê-la, porque Neil Gaiman parece ter apenas tornado os pontos fortes dos irmãos Grimm ainda mais destacáveis e apropriados para o nosso tempo. Eu nunca gostei da história de João e Maria, mas nunca a vi por esse ângulo de miséria e abandono.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Dos escritores contemporâneos, Neil Gaiman talvez seja um dos que mais gosto. Tenho vários livros dele, todos lidos, ufa, mas esse ainda não tenho. A fábula de João e Maria não é das minhas preferidas, mas numa releitura do Gaiman, com certeza vou ter que ler. Pelo que você falou a edição tá bem bacana, o que me deixa feliz.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada dao Neil Gayman e não sou muito chegada à releituras, mas a sua resenha me deixou instigada a ler este aqui, sem falar que a arte gráfica está maravilhosa!!! É um livro que deixa a nossa estante mais bonita. Quero ler e ter!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Uaaaauuu ameiii! Quero ler esse livro agora! Adorei o fato dele não acrescentar a madrasta má pra poupar a violência original da história. A bruxa que as crianças encontram são uma forma fantasiosa da própria mãe (que os abandona). O conto original é tãão legal, tenho certeza que amarei o livro. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o livro ser em capa dura e ter ilustrações lindas, e tenho muita vontade de conhecer a escrita do Neil Gaiman, mas não sei se ia curtir esse toque sombrio. Tenho sim um pouco de medo de histórias obscuras, então acho que é melhor evitar, apesar do livro tocar em temas realmente importantes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Adoro o conto de João e Maria e quando soube que iria ter uma releitura do Gaiman, foi um motivo a mais para querer conhecê-lo o mais breve possível. Acredita que ainda não li nada do autor? Sem contar que essa capa está maravilhosa! Eu também quis saber o que o autor faria e que sonho ter parceria com a Intrínseca *-* Adorei aqui. Beijos
    -Mari

    ResponderExcluir
  23. Olha não sou muito fã de histórias que recontam os clássicos. Mas lendo aqui a sua resenha fiquei de boca aberta. Também fiquei imaginando o que o autor poderia acrescentar à esta história e acho que acrescentou bastante né!

    Linda resenha! *-* Listado para os desejados.
    beijos!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥