25 julho 2014

Dia Nacional do Escritor - 25/7

Hey gente. Hoje é um dia especial e por isso merece um post especial! No vídeo eu falo um pouco sobre o dia de hoje e expresso minha opinião sobre alguns pontos bacaninhas.



Agora, que tal saber sobre os nossos livros nacionais preferidos?! Os dois primeiros são indicações da Glaucia e os demais são minhas. Bora conferir:





A menina que colecionava borboletas foi um livro no qual me identifiquei bastante. Com uma leitura rápida, divertida e muito prazerosa, Bruna Vieira conseguiu me prender durante todo o livro, e eu praticamente marquei quotes em quase todas as páginas. Com suas experiências contadas através de crônicas, a autora compartilha lições de vida, e deixa o leitor em um estado de reflexão sobre as escolhas que tem feito na vida. Essa leitura valeu muito para mim.



Dias perfeitos foi o primeiro thriller que eu li, e sem dúvida alguma foi a melhor surpresa que tive esse ano. Escrito pela visão do psicopata, o leitor tem a oportunidade de acompanhar através da mente perturbada de Téo, os acontecimentos e esforços para conquistar o coração de Clarice a força. Confesso que mesmo com todas as suas atrocidades, torci muito para que as coisas dessem certo para Téo, mesmo sabendo que ele não estava agindo de forma correta. Esse livro me deixou perturbada do início ao fim, e por gostar tanto dele, fiz indicação para todos os meus amigos que também adoraram. Me tornei fã de  Raphael Montes e de suas histórias. Indico essa leitura para todos.






Não Pare! é um livro intenso, recheado com cenas de ação e reviravoltas. Por ser narrado em primeira pessoa pela protagonista, o leitor não tem nenhum informação extra. Me peguei analisando cada passo dos personagens para saber em quem eu poderia confiar. Mas a autora escreveu o livro de uma forma tão incrível que é impossível você chegar a uma decisão. A escrita da autora somada a uma mitologia incrível são a chave para uma leitura viciante e fantástica.





Louca por você me arrebatou logo nas primeiras páginas, por 'n' motivos. Além de ser um dos meus gêneros preferidos atualmente - new adult - os personagens são envolventes e parecem conversar com o leitor a todo momento. Minha uma experiência durante a leitura foi completa! Eu torci pelo casal, briguei com os personagens, dei pitaco nas escolhas deles, ri e me emocionei. Sem contar a identificação com a protagonista que é super romântica, mas com um temperamento não muito fácil. Apesar de ser o primeiro de uma série, ele tem início, meio e fim. Perfeito!




Simplesmente Ana foi o livro que me comprovou que os autores nacionais são tão bons quanto todos os outros. Com uma escrita simples e uma história de contos de fada, Marina e Ana me fizeram pegar um avião com destino a Krosvia, de onde eu não quis mais sair. Eu não posso falar desse livro sem mencionar Alex. Nosso mocinho e meu único marido literário. Eu me apaixonei por muitos ao longo da minha vida de leitora, mas só esse foi bom o suficiente para arrebatar meu coração por completo. Foi ótimo acompanhar o amadurecimento de Ana, mas é na continuação que vamos comprovar se ela amadureceu o suficiente. Aiiin meu Deus, cadê agosto que não chega!!






Absoluto me conquistaria de qualquer forma. Primeiramente porque se passar no mundo da advocacia. Leis, tribunais, aquela tensão do julgamento.. eu nunca seria advogada, mas tenho uma paixão inexplicável pelo direito! Mas ai a autora não se conteve e trouxe também personagens envolventes e bem humanos. Sabe aqueles que erram e acertam? Curto muito isso durante uma leitura. Fato é que eu devorei o livro em apenas um dia, e apesar de ter minhas ressalvas, passei a indicar ele para todas as minhas amigas. Sem exceção!







Princesa Adormecida é um infanto juvenil de primeira linha. Qual garota romântica, apaixonada por contos de fada não se encantaria por uma releitura - bem convincente - das princesas? O livro é escrito deforma descontraída e muito fluido. Quando você se da por conta, o livro já está nas últimas páginas e você fica louca para confirmar o final será aquele que você imaginou. Fofo e apaixonante.. ain gente, leiam ele!!


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

20 comentários

  1. Oie!

    Eu confesso que ainda tenho receio com autores nacionais contemporâneos. Minhas primeiras experiências de leitura não foram muito boas até agora, mas diferente da maioria das pessoas, eu adoro os clássicos! Dom Casmurro foi meu livro preferido durante bastante tempo.
    Dentre os livros citados, eu tenho bastante vontade de ler Dias Perfeitos, e espero encontra-lo por um precinho bom na bienal haha

    Beijos! ^-^
    Ana - Poesia Destilada

    Blog| Loja

    ResponderExcluir
  2. Ai fica fácil se interessar por eles, suas sinopses ficaram ótimas, deu vontade de ler todos!!!
    Lindo seu blog, gostei to passando curtindo e seguindo.

    Volte mais vezes no www.blogandocomageisme.com.br

    bjo e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Eu já fui muito mais de ler nacionais, mas depois de algumas decepções comecei a filtrar melhor minhas leituras. Tem mt livro bom por aqui, cabe a nós descobri-los. ;)
    Eu coloco nessa lista os do Gomyde, da Bianca Carvalho, da Christine M. e de tantos outros lindos que escrevem muito bem!
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que estou em falta com os livros nacionais, mas dos que você listou tem vários que eu quero muito ler, principalmente Princesa Adormecida e A Menina que colecionava borboletas. O dia nacional do escritor neste amo coincidiu com grandes perdas para a literatura nacional.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  5. Oi Dree, adoro todos esses livros, aliás quero muito le-los..
    Mas eu acho que as sinopses dos livros não pare e louca por você estão trocadas. :)
    Beijoos


    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Os livros nacionais tem se destacado cava vez mais e a prova disso são tantos lançamentos na Bienal do Livro este ano. Na verdade eu vou ler suas dicas todas, já conhecia alguns somente Dias Perfeitos ainda não conhecia . Louca por você está sendo bem comentado . Mais alguns livros para minha famosa lista.

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  7. Olá linda, tudo bem?
    Eu estou passando em seu blog pela primeira vez, pois vi seu link no blog de uma amiga e tive curiosidade de visitar e adorei sua postagem, principalmente quando vi o livro LOUCA POR VOCÊ que estou doida para adquirir na Bienal do Livro. Espero poder ter o meu exemplar logo em mãos, porque estou bastante curiosa sobre a história. Os outros, eu tenho alguns, mas que ainda não li. Agora estou assistindo seu video aqui. Te achei bastante simpática viu? Se expressa muito bem =] Adoro isso nas pessoas que fazem video. Enfim...Eu vou seguir vc...vc poderia me seguir também? Ficarei muito feliz com sua presença em meu blog sempre que puder e também queria te perguntar uma coisa, por acaso vc conhece algum gênero CHICK-LIT pra me indicar? Estou a procura de algumas leituras divertidas e leves sabe? Se puder me dizer me ajudaria muito. Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. De todos da lista só li Simplesmente Ana, muitos dos que estão na lista quero ler e espero adquiri-los na Bienal
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Amo livros nacionais, hehe. A menina que colecionava borboletas eu quero muito ler, assim como a trilogia de "Não Pare" rsrs.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sou super apoiadora da Literatura Nacional, e tenho aqui em casa o livro do Paula Pimenta para ser lido, mas tempo que é bom... Contando os segundos para as minhas férias, e assim colocar tudo em dia.

    Beijoooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Dreeh.
    A literatura clássica é importante, mas as escolas não deviam colocar como leituras obrigatórias, isso é fato.
    Mas ao contrário de você, eu sai da escola com a ideia de que livros tinham que ser nacionais, que são ambientados e abordam sobre a realidade que vivo, algo mais concreto, e só mais tarde comecei a ampliar essa visão e buscar autores estrangeiros.
    Eu nunca tive preconceito com a literatura nacional, sempre dei a oportunidade, e se a primeira leitura fluísse eu seguia adiante.
    Anotei algumas dicas suas como A Ilha dos Dissidentes e A Menina que Colecionava Borboletas.
    A maioria dos citados já li, e claro são leituras super válidas, mas o meu queridinho é Dias Perfeitos, Raphael foi o autor revelação pra mim esse ano.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem????
    Eu nunca tive preconceito com a literatura nacional... desde de criança tenho amor pela a arte de escrever e ler. Claro que na época do colégio tínhamos livros essenciais para leitura e eu até gostava... Eu amava ler coisas relacionadas e escritas por Fernando Pessoa apesar de ele não ser totalmente brasileiro rs. Tem um livro que gosto muto que é a Moreninha de Joaquim Manoel de Macedo. E quando eu tive a oportunidade de obter meu primeiro livro foi uma nacional do André Vianco Os sete. Desses livros que você citou li Não Pare e amei e a Pepper entrou para minha lista de queridinhas de autoras nacionais.... e anseio conhecê-la e logo na bienal... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  13. Dessa lista eu só li Princesa Adormecida e apesar de ter amado, achei que a Papi podia ter feito uma história melhor, ela é minha autora brasileira preferida e esperava mais. Tem um outro livro brasileiro muito bom que eu li essa semana, chama Profecia de Samsara, da Leticia Vilela, ele é muuuuito bom! Vale a pena ler, sério. Eu super recomendo.

    Coral,
    Universe for Words

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dreeh! O Dias Perfeitos do Raphael Montes é assustador! Pensei que era uma coisa, comecei a ler e era outra completamente diferente! Haha. Dessa lista tenho muita vontade de ler o Simplesmente Ana e o Princesa Adormecida! Adorei as dicas, com certeza vou procurar mais sobre os outros títulos!
    Beijos!
    https://cantaremverso.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Dos livros que vocês indicaram, li Dias Perfeitos, que não curti muito, mas reconheço que a escrita do autor é muito boa; e li Não Pare!, Simplesmente Ana e Princesa adormecida, que amei!

    Ao contrário de você, sempre amei clássicos!! Eu era a única maluca que ficava feliz por ler os clássicos na escola, mas concordo com você que se os livros de leitura obrigatória fossem diferentes teríamos mais pessoas que gostam de ler.

    Dos livros que você falou no vídeo, eu li Enquanto a Chuva Caía, que gostei, mas não amei não (e como assim você não entendeu o título? hahaha); Ah, o verão, eu curti, só que algumas partes achei muito preconceituosas, mas tenho certeza que muita gente não pensou assim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu sempre tive vontade de ler "Dias Perfeitos" mas nunca tive a chance de comprá-lo? A capa é linda e o enredo parece ser daqueles que prende o leitor. Sempre que vou à livraria ou faço comprar online, acabo colocando outros livros na lista de "desejados" e o coitado fica lá atrás... preciso urgentemente do meu exemplar!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho lido muitos livros nacionais, mas tem muitos deles que ainda são muito imaturos, infelizmente a gente ainda tem muita vontade de publicar os livros, mas não nos atemos a amadurecê-los. Já alguns são tão bons que não dá para não amar!!! É um caminho duplo assim como os estrangeiros!!! Você citou 5 livros nacionais, e deles eu não li nenhum. Mas da lista que você colocou aqui, quero dizer: detestei o da Bruna Vieira e ameeeeeeeeeeei o da FML Pepper!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dreeh,

    eu adoro os livros nacionais e ultimamente tem surgido muito livro bom. Eu li apenas Não pare! dessa lista e é perfeito!!!
    tenho interesse em Absoluto e Louca por você!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Florrrrrrrrrrrr
    Eu já li o Ana, o Louca por vc, e o Não Pare! E foram três livros que eu gostei demais da conta! São nacionais de muita boa qualidade!
    Eu quero ler Dias Perfeitos, pq está sendo muito elogiado e eu amo o estilo!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  20. Olá Dreeh, tudo bem?

    Sou louca para ler Dias Perfeitos. Este é um dos que eu vou TER que comprar na bienal D:

    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥