10 setembro 2013

Resenha - Simplesmente Ana, Marina Carvalho

SÉRIE: Volume único
AUTOR: Marina Carvalho
EDITORA: Novas Páginas
PÁGINAS: 304
LANÇAMENTO: 2013
CONCEITO: Ultra recomendado

Caraca, eu poderia até pirar por conta dessa reviravolta em minha vida! Não ter um pai já era bastante ruim, mas descobrir que minha mãe e talvez até meus avós mentiram descaradamente sobre isso por anos era pior. Bem pior.

 - O que você está fazendo aqui? – minha mãe perguntou num inglês perfeito, mas com a voz carregada de sentimentos não definidos.
Andrej sorriu de um jeito meio constrangido, meio emocionado e disse:
 - Acho que você ficou com uma coisa minha quando me deixou.
Uau! Que resposta!. (Pág. 11 e 12)

Ana é uma mineira de 20 anos que leva uma vida normal para uma garota de sua idade: está na faculdade, tem uma melhor amiga, gosta do garoto com quem está saindo, ainda mora com a mãe.. Mas a normalidade da vida dela acaba quando ela recebe via facebook –é, vocês não leram errado – a mensagem de um cara dizendo: acho que sou seu pai! Para melhorar a história dela, ele não é um simples pai, mas sim o rei de um país chamado Krósvia – que fica localizado no leste europeu – e quer que ela se mude para lá e more com ele! Pelo menos por algum tempo...
Lá Ana leva literalmente uma vida de princesa.. ou quase. Seu pai não pode está presente o tempo todo – afinal ele tem um país para governar – e Irina, que inicialmente ficou responsável por acompanha-la pelas ruas da capital Perla, também possui afazeres e não pode se dedicar a ele integralmente; com isso seu tutor passa a ser Alex – o enteado do rei. Ao contrario de todos do castelo, Alex não faz a menor questão de ser gentil com ela, desde o primeiro encontro dos dois ele se mostrou rude e desconfiado. Como então Ana se sentira a vontade nesse país novo onde ela não conhece nada e nem ninguém foda do castelo? Mas a estadia dela em Krósvia é grande, muitas coisas ainda podem acontecer.. A transição da sua vida de adolescente para uma adulta – rainha – não é fácil, mas a de ninguém é certo?!

Um verdadeiro conto de fadas, com muitas referências a tudo que há de bom no Brasil!

Esse foi o primeiro livro publicado pela Marina Carvalho e também o primeiro título do Selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito. E eu preciso dizer que amei esse livro! Depois de uma ressaca literária pós Como eu era antes de você (Jojo Moyes), esse foi o único livro que prendeu minha atenção, e como prendeu! Com uma escrita fluida, que te prende desde o inicio, Simplesmente Ana conquista pela proximidade com a nossa realidade e com varias referencias ao mundo do brasil. Feijoada, Brigadeiro, Pão de Queijo, Jota Quest.. E o título dos capítulos? Muitos eram frases de musicas nossas e eu amei isso! Confesso que tinha preconceito com os títulos brasileiros atuais.. TINHA!

Ana é uma garota comum que de um dia para o outro descobre ser herdeira de um país; pode ser clichê, e com certeza você conhece uma história parecida, mas essa trama tem um toque menos infantil e cheio de particularidades que a diferenciam dos demais livros de estória parecida. Ela passa varias mensagens bacanas que serve para todos, mas que são muito comuns nessa faixa de idade como a dificuldade de fazer escolhas e como elas podem afetar a sua vida, mostra que a primeira impressão nem sempre é a que fica, que não é legal julgar as pessoas – principalmente se você estiver emocionalmente alterado – e que perdoar é divino! Rs

Os personagens de quem eu mais gostei foram Karenina – cozinheira do castelo – e tia Marieva – irmã do rei – e claro do Alex, desde o inicio eu já me apaixonei por ele, com seu estilo badboy mas um doce por detrás de todas aquelas roupas pretas - Mirelle e Greice acho que finalmente encontrei meu marido literário ♥ -, na verdade todos os personagens são muito bem construídos, e não existiam personagens sobressalentes, todos tiveram a sua importância. A única que eu achei que poderia ter sido mais bem construída foi a Estela – melhor amiga de Ana – talvez seja porque já estou velha para entendê-la, não sei rsrs

Enfim, o livro é muito, muito bom galera! Essa capa é lindíssima e eu encontrei apenas um erro de revisão logo no final do livro onde ele dizia que já havia se passado 1 mês e na pagina seguinte dizia que era menos de 15 dias. Mas foi só isso mesmo.. nada que prejudicasse a leitura, só fiquei na duvida de quanto tempo havia se passado rsrs

Foi um dos poucos livros que eu fiz marcação - e isso significa que ele mexeu comigo em algumas partes. Ele me fez querer conhecer a Krósvia e principalmente, fez com que eu sentisse que viver um conto de fadas é totalmente possível! Quem ainda não leu, leia! Ele é muito mais que recomendado. 

4 comentários

  1. Eu também sou fã desse livro! Super fofo e muito bem escrito... Vale a pena! Pelo que li no face da Marina, ela está escrevendo a continuação!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que fui a única que não curtiu, mas eu não consegui me conectar com a protagonista, seu jeito me irritou tanto, que ao final, só o cenário do livro me deixou contente. Fico feliz que tenha gostado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ai é tão perfeito né? Eu até favoritei lá no Skoob. Amei, é super fofo e o Alex é tudo de bom!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Ficou muito fofa!
    Beijos!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥