04 julho 2014

Aconteceu na Copa, organização Lycia Barros

Aconteceu na Copa traz nove contos brilhantes em que a turbulência e animação da Copa do Mundo transformam o cotidiano de pessoas comuns em algo especial. Em meio a crises políticas, protestos, torcedores apaixonados, viagens e uma pitada de romance, o leitor adquire um novo olhar a respeito desse grande Campeonato Mundial de futebol. Embarquem nessa aventura e encontrem alegria em muito mais coisas do que somente no futebol.


SÉRIE:  Volume Único
AUTOR:  Vários, Organização Lycia Barros
EDITORA: Ases da Literatura
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 91
Adicione no SKOOB








Eu nunca tinha lido uma antologia. A primeira vez que tive vontade de ler um livro de contos foi com O livro das Princesas, mas não passei da vontade. Com isso, Aconteceu na Copa foi primeiro livro do gênero que tive a oportunidade de ler. Adorei essa nova descoberta, mas para leitores que se apegam tanto quanto eu não é uma boa pedida...  Isso não é um fator negativo, é só que... eu quero mais história! Da para entender?!

Dentro das quase 100 páginas o leitor irá se deparar com todos os tipos de história. Felizes, tristes, emocionantes, inspiradoras, apaixonantes, engraçadas... todas elas se passam durante uma copa do mundo. Jogo de abertura, de Encerramento, Oitavas de Finais, 2014, 2002, 1994... Os momentos são inúmeros! Eu me identifiquei muito com as que se passam agora, em 2014, por todo o momento político atual do nosso país e que foi bem representado em alguns contos. Mas falarei sobre isso mais para frente,risos.

Acredito que todos esses autores estejam iniciando seu caminho no mundo da leitura e posso dizer que todos começaram com o pé direito. Me envolvi um pouquinho com cada uma das histórias e queria muito poder falar sobre todas elas com vocês! Porém alguns contos são bem curtinhos e qualquer comentário meu poderia acabar com a sua leitura. Eu quero que vocês possam ler e se surpreender com as histórias assim como eu, mas vou deixar meus comentários sobre os contos que mais gostei.

Os Deuses do futebol foi escrito por Mirelle Candeloro e me divertiu bastante. Janaína é engraçada e entra em cada furada.. ela é uma típica personagem de chick lit. Me diverti com os personagens e me rui de curiosidade para saber como Jana conseguiria chegar ao seu tão sonhado encontro. Sim, porque ela marcou seus primeiro encontro com o homem da sua vida em um jogo da copa do mundo. Um homem especial merece um encontro especial, concordam? Além disso, não custava nada contar com a Judá dos Deuses do Futebol.

A copa, o futebol e as mulheres foi escrito por Melissa Marinho A história é narrada por um homem, daqueles Alfa e preza a sua solteirice. Ele faz uma analise sobre o como as mulheres já são preparadas desde cedo para fisgarem um homem e vou dizer, eu morri de rir! Até as princesas entram na história. O mais engraçado é que, olhando pelo ponto de vista do autor, é tudo verdade. Isso não é nem um terço da história, que é um romance fofinho, mas ele me fez pensar o quanto romances narrados por homem são engraçados.

Shu-Hi é foi escrito por Will Lima e narra a história de uma descendente de japoneses. Foi a primeira história que me tocou, me levando a refletir um bocado sobre o tema abordado. Em japonês, seu nome significa bondade e felicidade, mas isso em nada combina com a vida que a protagonista leva. Seu marido, que possui a mesma descendência, é um calhorda infeliz que faz questão de transformar sua vida em um inferno. Ela é o retrato de muitas mulheres e crianças mundo a fora. Leiam para que possamos discutir sobre isso, okey?

Princípios foi escrito por Adriana Ramiro foi o conto que mais me envolveu. Acredito que por ser o maior conto do livro, com 14 páginas, a autora conseguiu iniciar, desenvolver e concluir a história sem deixar aquela sensação de ‘eu preciso saber mais sobre isso’. A protagonista é uma jornalista que ainda acredita que os seres humanos, principalmente os brasileiros, podem ser melhores do que são. Minha identificação com a protagonista foi instantânea foi compartilho de muitas de suas opiniões, mas nunca teria a coragem que ela teve. Lembra do que eu falei lá do inicio? Pois então, esse é o conto que melhor retrata nosso país. Não vou entrar na discussão #nãovaitercopa x #vaitercopa porque minhas opiniões quanto a esse assunto são bem particulares, mas a história de uma forma geral é muito boa.

A copa ainda não acabou gente e tenho fé que nossa seleção nos levará a diante nela. Então quem curte futebol não pode perder a oportunidade de ler Aconteceu na Copa. Da para ler entre um jogo e outro e você com certeza não irá se arrepender. Se você é daqueles que não gosta de futebol, não se preocupe, ele é apenas o plano de fundo de histórias incríveis!

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

22 comentários

  1. Conheci o livro pelo blog da Mi , e me interessei muito em ler por causa do conto dela principalmente e por outros contos também , só falta o dinheiro para comprar rs , mais ele com certeza esta na minha meta de leitura esse ano ainda. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Nossa, esse livro é perfeito pra essa época mesmo! E eu sou fã de contos, então fiquei logo interessada. Só não imaginava que seria tão curtinho... 100 míseras páginas? Entendo você querer mais história! Essa Janaína deve ser uma figura mesmo, onde já se viu marcar encontro em pleno dia de jogo? Hehe. Shu-Hi parece ser o conto com mais profundidade né, e fiquei curiosa pra saber mais sobre a vida dessa personagem. Enfim... Fiquei na vontade de ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá querida.
    Tudo bom? Eu fico feliz que você tenha gostado desse livro de contos, eu fiquei meia traumatizada com esse tipo de leitura, depois que li um que misericórdia a maioria dos contos me fez querer sair correndo de tão ruim, agora você me deixou mega curiosa para conhecer melhor esse livro e principalmente o conto princípios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto este livro, e me interessei logo. Achei também a ideia diferente. É bom inovar né?

    ResponderExcluir
  5. Vi o livro e achei uma ideia muito interessante, eu também não vou dar minha sincera opinião a respeito do evento como um todo, mas fiquei curiosa de ler esse livro que deve ter altas ideias de leitura interessante!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu meio que fujo de contos porque gosto de me apegar à história, ainda mais nesse livro que são 100 páginas pra um monte. Guento não! Curto mais quando a hisória é mais longa e nos dá a oportunidade de conhecer melhor os personagens e aprofundar na trama.
    Já ouvi falar das antologias organizadas pela Lycia e sempre parecem legais.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que tenha gostado do conto e do livro amiga :) Fica de olho que se as musas ajudarem, você verá mais de Jana e André por aí. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Super Feliz! Resenha Show de bola! Não durmo hoje, Dreeh.

    Adriana Ramiro

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh,

    Não conhecia esse livro e simplesmente adorei sua resenha! Fiquei com vontade de ler!!!
    Vou add à minha lista de desejos!!!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dreeh.
    Eu não conhecia esse livro, mas adoro livros curtos pra intercalar com outras leituras, principalmente se forem interessantes como esse parece ser, mesmo não permitindo que eu me apegue tanto aos personagens.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Achei a ideia dos contos bem bacana e atual, ainda é organizado por uma autora que admiro bastante. Fiquei interessado em ler só de ver alguns dos títulos das histórias e tenho quase certeza que vou gostar nem que seja um pouquinho, pois adoro livros de contos, ainda mais que dá pra conhecer vários autores com eles.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Dreeh,

    Amei a proposta do livro e o fato de ele ter poucas páginas, o máximo! Gosto de contos com diversificados e com certeza lerei este livro.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oie flor
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da proposta do livro. É um ótimo livro para ler nessa época, em que estamos em ritmo de Copa. É o livro é bem curto, o que achei legal. Posso ler rapidamente, anotei a dica e já adicionei no skoob. Eu gosto de futebol e fiquei interessada nas histórias.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dreeh, tudo bem?
    Eu sofro do mesmo problema que você: eu gosto de livros com muitas páginas!!!!!!!! Quando gosto de um livro, fico triste quando ele acaba. Então, quando pego um livro de um montão de páginas, fico super feliz, risos...
    Adorei o tema, não esperava que poderíamos encontrar tantas históricas diferentes e de qualidade com esse tema.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ah, que pena que você não passou da vontade de ler O Livro das Princesas!! É tão bom! *-*

    Eu não gosto nem um pouquinho de futebol, e embora você tenha dito que ele é apenas o pano de fundo de histórias incríveis, estou numa fase em que não consigo nem pensar em ouvir falar dele um pouquinho mais que seja... não duvido que as histórias sejam boas, mas como contos também não são o meu forte, vou deixar passar esse livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi amore!
    Eu só li um livro de contos em toda a minha vida. Gostei de uns, odiei outros. Enfim, mas esse livro parece ser muito bom. Espero poder em breve o livro.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!! Fiquei bem interessado pelo livro, apesar de não gostar nem um pouco de futebol... Parece ser bem envolvente, obrigado pela indicação. Assim como você não sou muito chegado à Contos e Crônicas, mas sempre podemos dar uma chance para esses tipos de livros, não é? Nunca sabemos o que encontramos após a capa.
    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Dreeh.

    Achei super bacana a ideia de aproveitar a deixa da copa para criar um meio de fazer com que os leitores busquem outra alternativa e não fiquem o dia todo enfurnados na sala vendo tv. Mas terminantemente este não é o meu tema preferido, então vou deixar passar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Aí, O Livro das Princesas é maravilhoso! <3 Você tem que ler, eu amei quase todos os contos.
    Eu quero muito esse livro, estou num clima super minha vida gira em torno da copa do mundo e não conhecia ele até agora! Vou procurar para comprar porque preciso dele.


    Coral,
    Universe for Words

    ResponderExcluir
  20. Oiee
    O livro me parece bom mas sou super desapegada a contos,sempre parece que fica
    faltando algo e eu acabo achando ruim por mais maravilhoso que ele seja.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Flor!!!
    Adorei sua escrita e sua resenha! Mas esse é um livro que não me chama atenção e eu não leria, mais por causa to tema que não me agrada!
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Vi o livro pela primeira vez no blog da Mi, e achei ótima a iniciativa!
    Fiquei curiosa pra ler o conto dela, pois sei que escreve muito bem, mas também me interessei por Shu-Hi, adorei o toque de cultura japonesa!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥