30 julho 2019

Resenha - Rumo ao Sul, Silas House


Livro: Rumo ao Sul
Autor(a): Silas House
Editora: Faro
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
E se você descobrisse que viveu muito tempo sob perspectivas equivocadas? E que foi cruel com uma das pessoas que mais amava no mundo?
Essa é a jornada... Ao sul dos Estados Unidos, numa pequena cidade do Tennessee, o pastor Asher Sharp tem de encarar o seu próprio passado após uma das mais violentas enchentes que aquelas terras já enfrentaram. Então um casal gay pede abrigo ao pastor após ajuda-lo no socorro a outras pessoas, mas perderam tudo na inundação. Asher se vê diante de um dilema, quer abrigar os dois homens mas encara a recusa de sua esposa. Um fato que vai trazer à tona histórias enterradas de sua própria vida, da rejeição ao seu irmão, que era também seu melhor amigo. Algo que o faz questionar todos os valores daquela comunidade e tomar atitudes de ruptura, que desencadeiam uma série de outros eventos.
Decidido a encontrar o irmão de quem ele se afastou e nem sabe o paradeiro, desejando salvar o filho de um ambiente asfixiante, ele parte numa viagem rumo ao sul. Um percurso em que toda a sua história é passada à limpo, em meio a belas paisagens, novas amizades e descobrindo um mundo imenso, muito diferente do seu, algo que pôde ensiná-lo sobre as coisas mais profundas da vida.

Cumberland, uma pequena cidade do Tennessee ao sul dos Estados Unidos foi devastada por uma das mais violentas enchentes já vistas naquelas terras.

Muitos moradores perderam casa, pertences e a vida de parentes e pessoas importantes. Em meio ao caos, cada ajuda deveria ser bem vinda e apreciada, contudo, muitos ainda mantiveram intacto o preconceito e o pré-julgamento.

O pastor Asher Sharp com a ajuda de um casal homossexual enfrenta os perigos da enchente para regatar cada vida impactada pela catástrofe de lama e água. Assim como os demais moradores, Jimmy e Stephen perderam tudo na inundação, mas não o desejo de socorrer quem necessitasse. Porém quando o casal precisa de abrigo, Asher se vê impossibilitado de ajuda-los. Sua esposa extremamente religiosa não aceita dividir o teto com esse “tipo” de gente e a congregação não os aceitam tais pecadores como irmãos.

A recusa dentro de sua própria casa e da comunidade cristã em ajudar o próximo, independente de sua orientação sexual deixa Asher abalado e o faz relembrar de histórias dolorosas de seu próprio passado. Dez anos atrás, Asher virou as costas para seu único irmão e melhor amigo por não aceitar suas diferenças. E agora ele precisa corrigir essa terrível injustiça.

Cansado de tanto julgamento e dos valores corrompidos daquela comunidade ao qual doutrinava, Asher parte rumo ao sul disposto a concertar seus erros com o irmão e livrar o filho do ambiente sufocante ao qual está inserido. Nessa jornada de redenção e autoconhecimento, ele fará novos amigos e encontrará um novo direcionamento para sua vida.

Intensa e angustiante, essa leitura partiu meu coração em muitos momentos, seja através do preconceito ao homossexualismo ou ao fanatismo religioso que a todo instante distorceu as escrituras de forma a abominar o que fosse diferente as suas “leis”.

Mas Rumo ao Sul também teve sua parcela de beleza ao retratar o amor entre pai e filho de forma bela, crua e visceral, mostrando que por amor, muitas vezes não medimos nossos atos. E que por esse sentimento que deveria ser tão puro, muitas vezes cometemos equívocos que podem custar à felicidade do outro ou a nossa.

Concluindo, esse é um livro que vai incomodar e causar angustia e revolta, mas que certamente trará lições importantíssimas. Até onde você iria por amor? Seja ele fraternal, parental ou por seu Deus? Fica a reflexão.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥