02 agosto 2019

Resenha - Guerra dos tronos, George R. R. Martin


Livro: Guerra dos tronos (Crônicas de Gelo e Fogo #1)
Autor(a): George R. R. Martin
Editora: Suma de letras
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e a deixar seu posto em Winterfell para rumar à corte, onde homens fazem o que lhes convém, não o que devem... E onde um inimigo morto é algo a ser admirado. Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam à distância. Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.

Todos nós conhecemos a série televisiva da HBO, Game of Thrones, que teve sua primeira temporada baseada nesse livro. A primeira temporada realmente foi bem fiel ao livro, que se inicia com uma ameaça desconhecida Além da muralha e a Patrulha da noite tem que fazer algo com relação a isso. A história é contada pelo ponto de vista de alguns personagens principais, assim mostrando o que está acontecendo em todos os pontos dos reinos. Isso foi uma coisa que achei muito interessante porque podemos entender cada atitude dos personagens e nos colocar no lugar deles diante de cada situação.


Robert Baratheon é o atual rei dos Sete reinos, após a estranha morte de sua Mão ele invoca Eddard Stark, um grande amigo que ajudou ele a conquistar o trono, para se juntar a ele na capital e se tornar sua Mão. Eddard sem escolha aceita e ao chegar a capital vê que a coroa está com dívidas enormes e que seu rei esta cercado por víboras que não são nada confiáveis, isso incluindo a jovem rainha Cersei Lannister que a cada capítulo se mostra uma ameaça maior do que a imaginada. Lady Catelyn, esposa de Eddard, não fica nada satisfeita com as mudanças que a família tem que fazer para agradar o Rei e após seu filho Bran sofrer um acidente, ficar em coma e sofrer uma tentativa de assassinato em que tudo indica ter sido obra da família Lannister, ela não vai se acalmar até ver a justiça ser feita. Ela começa a investigar quem poderia ser a pessoa que esta tentando destruir sua família e todas as pistas chegam em Tyrion Lannister, o irmão mais novo da Rainha que é muito menosprezado por sua condição de anão, é um dos personagens mais inteligentes do livro e sempre tira sarro de sua própria condição física.

Paralelo a tudo isso temos a visão dos filhos de Eddard. Bran o quarto filho da família Stark, que sofre o acidente e vê seu sonho de ser cavaleiro destruído. As irmãs Sansa e Arya Stark que são completamente diferentes, Sansa sonha em ser uma rainha, foi criada para ser uma dama na corte e ver esse sonho chegar bem perto da realidade quando a rainha Cersei Lannister sugeri uma união entre ela e seu filho, príncipe Joffrey. Iludida com essa possibilidade ela começa a ter sua lealdade entre a família e seu príncipe dividida e acaba participando de toda a intriga da corte, tomando assim várias atitudes com consequências assustadoras. Enquanto isso Arya diz que não foi feita para viver na corte, teve a mesma educação e aulas que sua irmã mas não se vê como uma princesa, ela quer mesmo ser uma cavaleira, aprender a lutar e ser tão forte quanto seu pai, que dá todo apoio e consegue para ela aulas de como usar uma espada. Jon Snow o filho bastardo que com todas as mudanças ocorridas resolve encontrar seu caminho e se torna um membro da Patrulha da noite, buscando assim um lugar de honra nos seus novos irmãos de preto.

Enquanto toda a confusão ocorre nos Sete Reinos temos Daenerys da casa Targaryen que esta do outro lado do mar, ela faz parte de uma família antiga que tinha em sua posse a magia dos dragões até que tudo foi destruído e sua família caçada e morta pelo atual rei, para sobreviver Dany, que com apenas treze anos sofre vários abusos físicos e mentais de seu irmão mais velho Viserys, que acredita ser herdeiro legítimo dos sete reinos, fugiram para o mais longe possível. Agora com a maior idade Viserys quer conseguir um exército para tomar seu trono de volta, para ter isso ele vende a mão de sua irmã em casamento para um “rei” Dothrak, uma tribo que tem costumes selvagens e que não são amáveis com as mulheres, mas tudo acaba saindo do controle dele quando sua Dany mostra não ser uma menininha tola e conquista o respeito e um lugar de fala nessa tribo, e sendo vista como uma igual por seu marido.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de George R.R. Martin, enrolei muito para ter coragem de ler por medo de ser muito detalhado e difícil de pegar o ritmo de leitura, mas me surpreendi pois foi tudo o oposto das coisas que temia, claro que tem capítulos mais densos mas nada absurdo, ele explica com calma todo esse universo que ele criou e te deixa com vontade de ler cada vez mais. Estou animada para dá continuidade a essa série e ler muito outros livros do autor.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥