Livro: Quando ela desaparecer
Autor(a): Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria. Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime. Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.
Quando adolescente, Sarah Meireles vivenciou um dos casos policiais mais emblemáticos de São Paulo. E agora, jornalista recém formada, decide trazer a público os bastidores do desaparecimento que chocou pelo grau de minuciosidade com o qual foi planejado. Um compilado de recortes de jornais e fotografias se somam ao relato do Detetive Conrado Bardelli, as entrevistas que ela mesma conduziu e a tudo que vivenciou naquele período, resultando em um livro reportagem sobre quem era e o que aconteceu com Francisca Silveira do Carmo.
Kika era chamava a atenção por sua beleza mas, apesar da popularidade, não aparentava ter muitos amigos. Ela estampou os jornais ao ganhar um concurso de beleza na região onde mora mas, a segunda vez em que foi notícia, ela estava internada após ser espancada até quase a morte. O motivo? Uma rixa com a ex-colega de classe.
Ela era uma sobrevivente e sua mãe esperava nunca mais ser submetida a sensação de perda que a dominou naqueles dias. Porém, dois anos depois, Kika desaparece no meio de uma excursão escolar, mobilizando a polícia para que não seja mais uma estatística sem corpo devolvido a família.
Nunca foi tão difícil escrever uma resenha, pois tenho certeza que não conseguirei transmitir tudo o que senti lendo. Mas, es aqui o meu mais novo autor favorito de thrillers. Victor Bonini é um ezimel contador de histórias e vai estruturando a história de forma a aguçar cada vez mais a curiosisade so leitor. Ele conta algumas pequenas coisas para aplacar o nosso desespero mas, quando decide entregar todas as cartas, se torna o condutor de uma montanha-russa repleta de loopings, pronto para nos deixar sem fôlego.
A diagramação é parte fundamental para criar o clima do livro. As fotografias dão um ar de realidade ao que está sendo contado. E todas as citações? Eu tiver dúvidas real sobre a veracidade dos fatos.
Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.
E, então, a prática provou uma velha teoria: o medo dá origem à ignorância.
Por trás de toda a ficção, Quando ela desaparecer é um retrato assustador da nossa sociedade. Que julga sem provas, que acredita em tudo o que ouve e não se importa de tirar vantagem da desgraça alheia. Uma livro fantástico, que merece ser lido por todos.
Nenhum comentário
Postar um comentário