Livro: Restaura-me (Estilaça-me #4)
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Universo dos livros
Páginas: 400
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior.
ESSA RESENHA POSSUI SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA A RESENHA DE ESTILHAÇA-ME , LIBERTA-ME E INCENDEIA-ME.
LEIA A RESENHA DE ESTILHAÇA-ME , LIBERTA-ME E INCENDEIA-ME.
Quando terminei Incendeia-me em 2014 nem imaginava mergulhar novamente no universo do Restabelecimento, mas tantas pontas soltas incitaram os fãs a pedir uma continuação à autora, que atendeu nossas preces não apenas com um novo exemplar, mas com a promessa de uma nova trilogia como passaporte ao mundo de Juliette Ferrars.
Após destruir Anderson e assumir o controle do Setor 45, Juliette foi nomeada a nova comandante suprema da América do Norte e com Warner ao seu lado a poderosa jovem de apenas 17 anos sente que tem tudo o que precisava para liderar seu povo.
Estou cada vez mais aterrorizada com a possibilidade de que teremos – de que eu terei – de matar muitos, muitos mais antes que esse munde se acalme.
Com o poder de fazer a diferença em mãos e sua liberdade conquistada, Juliette se permite viver a intensidade de seu amor por Warner, mas os segredos e inseguranças que permeiam a vida desse casal tornam essa relação o que podemos chamar de frágil. O amor entre eles é genuíno, no entanto é uma verdadeira bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento.
Mas é somente quando as adversidades começam a surgir, colocando em dúvida a lealdade de seus amigos e as verdades que conhecia sobre seu passado que Juliette se pergunta em quem realmente poderá confiar. Estariam todos mentindo esse tempo todo?
- O mundo tentou esmaga-la – digo, agora com um tom mais gentil. – E você se recusou a se estilhaçar. Venceu cada um dos obstáculos e saiu uma pessoa mais forte, ressurgindo das cinzas e deixando todos à sua volta impressionados. E vai continuar surpreendendo e confundindo aqueles que a subestimam. É inevitável. Mesmo assim você deve estar preparada e deve saber que ser líder é uma ocupação ingrata.
Narrado de forma intercalada por Juliette e Warner, Tahereh Mafi nos permite analisar as fraquezas, incertezas e perspectivas de ambos em relação ao caos em que estão vivendo, enquanto tentam fortalecer os laços desse sentimento tão novo para os dois.
No decorrer da leitura fiquei me perguntando o motivo da autora ter aceitado essa continuação e com medo de Mafi estragar minha série favorita “enchendo linguiça”. Porém mais uma vez ela mostrou que não decepciona ao nos entregar uma história com mais do passado de Juliette e Warner enquanto inclui uma teia de mistério e muitas reviravoltas no enredo.
O que me incomodou nessa leitura em alguns momentos foi à falta de maturidade de Juliette com a revelação de seu passado e a fraqueza revelada por Warner que sempre se mostrou duro e implacável durante toda a série, não consegui reconhecer esse seu novo lado e confesso não ter certeza do meu agrado ao conhecer. Kenji como sempre é um personagem que brilha e aquece nosso coração com sua lealdade, amizade e diálogos divertidos, impossível não nos afeiçoarmos a ele. Outro personagem que eu esperava ter mais presença, mas deixou muito a desejar foi Kent, que se tornou quase um fantasma da série. Espero de verdade que a autora corrija isso nos próximos livros.
Além de revermos novas facetas de personagens que já conhecemos durante os livros anteriores, a autora ainda nos apresenta novos personagens e segredos com grande relevância para a história. Então aguardem muitas surpresas.
Os três últimos capítulos do livro são impactantes, eu estou no chão até agora tentando processar tudo o que aconteceu enquanto me forço a lembrar de como é respirar. Tahereh Mafi crava uma estaca no nosso coração enquanto agonizamos por respostas e por compreensão. Eu realmente não estava preparada para essa miríade de acontecimentos que surgiu no final do livro e mal posso esperar para o que virá a seguir.
Concluindo, Restaura-me começou lento, mas foi ganhando força ao longo da história mostrando que esse mundo distópico do Restabelecimento ainda tem muito a revelar. Leiam!
Nenhum comentário
Postar um comentário