11 janeiro 2017

Resenha - Mau Começo, Lemony Snicket


Livro: Mau Começo (Desventuras em Série #1)
Autor(a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Adquira: Saraiva | Travessa | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".


Os irmãos Baudelaire são o que chamamos de peculiar. Violet, de quatorze anos, gostava de inversões e quando prendia seu cabelo com uma fitinha, pode apostar que seu cérebro estava maquinando alguma coisa. Klaus, de dez anos, é extremamente curioso e um exímio leitor. Ainda não teve tempo de ler todas as obras que compõe a biblioteca da mansão, mas isso é questão de tempo. Sunny não passa de um bebê, mas tem suas habilidades e ela está concentrada na sua boa, mas precisamente em seus quatro dentinhos. Poucas pessoas conseguem compreender seus chiados, mas uma mordida sua... esse recado qualquer um consegue compreender.

Em um dia nublado, em que seus pais deixaram que fossem a Praia do Sal antes do jantar, uma terrível notícia chega até eles. Seus pais haviam falecido em um incêndio que transformou a mansão em cinzas. Em testamento eles expressaram ser de seu interesse que as crianças ficassem sob guarda de um parente. Qualquer um. É assim que Conde Olaf entra em suas vidas. O velho asqueroso e interesseiro aceita as crianças em sua guarda, mas com o único intuito de lhes roubar toda a fortuna que  herdaram.

Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar esse livro imediatamente.

Mal começo é o primeiro volume de uma longa série composta por treze livros, escrita por Daniel Handler, de Por isso a gente acabou, sobe o pseudônimo de Lemony Snicket. Ela é contada em terceira pessoa, por um narrador que gosta de interagir com o leitor, inclusive explicando palavras que talvez não fossem compreendidas corretamente por uma criança de cinco anos. Esse é um juvenil, isso ficar bem claro na didática do livro, mas tenho algumas ressalvas.

O narrador alertar a todo o momento que essa não é uma história feliz, mas apesar do suspense, não é tão aterrorizante assim. Mas não nego que esse Conde faz coisas realmente repugnantes! Por mais que não existam cenas impróprias, há acontecimentos que não seriam compreendido por crianças tão jovens. Há outros que nem sequer deveriam ser lidos por elas, como um tio querendo casar com a sobrinha. Nunca fiquei tão dividida na recomendação de um livro como estou com esse. Não me entendam mal, eu gostei do livro e quero ler os demais. Só não sei se ele desperta em mim admiração por não subestimar seu público alvo ou estranheza.

Os personagens são bem caricatos e suas tramas pouco aprofundadas. Tudo gira em torno dos órfãos e do das tramoias do tio interesseiro. Não sei se realmente intencional ou a impressão aconteceu porque faz muito tempo que li o outro livro, mas achei a escrita do autor do Daniel e Lemony diferentes. Aqui a escrita é ágil, cheia de explicações e com um toque meio cômico e sombrio.  Não sei se chega a ser humor negro, mas fica ali pertinho.

Essa é uma série antiga, mas se você não conhecia e mesmo assim acha que o nome Desventuras em Série não lhe soa estranho, é que existiu um filme em 2004 com Jim Carrey no papel do vilão. Inclusive o filme ganhou até um Oscar. E não para por aqui.

A Netflix produziu uma adaptação para a televisão que estreia nessa sexta-feira treze. A primeira temporada vai englobar os acontecimentos dos quatro primeiros livros e são esperadas três temporadas. Duas curiosidades: essa é a série mais cara já produzida por eles e o responsável por escrever os episódios foi o próprio autor.

8 comentários

  1. Tive conhecimento dos livros há pouco tempo. Só tinha familiaridade com o filme(que aliás, foi maravilhoso).
    Agora com a proximidade da série que tem sido muito aguardada, os fãs resolveram trazer à tona os livros novamente. E isso é um ganho e tanto!
    Mesmo sendo 13 livros, são todos pequenos e lindos, diga-se de passagem. E eu não vejo a hora de poder ler um a um!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Sempre tive interesse em ler essa série, mas sempre foram livros que são difíceis de achar – pelo menos aqui na minha cidade. Só que com o lançamento da série, estou morrendo de curiosidade em ler, principalmente porque curti tanto o filme, quanto a série. E já li um outro livro do autor e é um dos meus favoritos <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou professora e tenho um relacionamento bem aberto com meus alunos. Eles inclusive são aquelas pessoas que sabem que amo ler e me indicam livros. Essa semana uma aluna me disse que estava lendo desventuras em série e quase me bate porque nunca li. Ela inclusive disse que estava bem animada com o lançamento dele na netflix, então fica a dica :) Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Vi na internet os fãs em fervorosa espera pela série da Netflix, mas eu não me sinto seduzida a lê-la, talvez eu assista um episódio e só. Acho que os pequenos deveriam ler sim, mas com um adulto por perto, para explicar as partes mais complicadas.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nunca li os livros, só assisti ao filme e fiquei apaixonada pela história. Claro que os livros devem ser mais maravilhosos ainda, a capa está linda, fiquei apaixonada! E tem a série na netflix...Amei mesmo, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. Oii Dreeh, tudo bom? Gostei muito de conferir sua opinião sobre esse livro! Eu li os dois primeiros volumes e gosto muuito dessa história, dos personagens, até do vilão. É tudo muito bem construído e irreverente. Realmente possui algumas passagens que crianças menores não vão entender, mas acho que não é uma seria que deveria ser lida por menores de 10 anos. Eu assisti o primeiro ep da serie e gostei, mas tenho algumas ressalvas. Quero voltar a ver em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Sou apaixonadaaaaaaaaaaaaaa por essa série. E quero muito o box, esperando uma oportunidade para poder comprá-lo.
    A adaptação da Netflix tá muito foda e estou vendo os capítulos aos poucos para não acabar logo hahahahaha.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já assisti várias vezes o filme original e gosto muito. Agora, vou começar a ver a série na Netflix! E, quero muito ter a série de livros. O box é maravilhoso e fica lindo em qualquer estante. E a leitura, encantadora.
    Ótima resenha, como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥