09 janeiro 2017

Resenha - Lúcida, Ron Bass & Adrienne Stoltz


Livro: Lúcida
Autor(a): Ron Bass & Adrienne Stoltz
Editora: Galera Record
Páginas: 364
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
Um thriller psicológico eletrizante, do roteirista de Rain Man e O casamento do meu melhor amigo. Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamorosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?

Eu costumo dizer que não me importo tanto se uma história é original ou não. Para mim, o que importa, é como a história é contada e os sentimentos que o autor consegue transmitir durante sua trama. Por isso embora a sinopse de Lúcida não tenha me parecido um enredo excepcional, tenho que dizer que me chamou a atenção por se tratar de um thriller psicológico, um dos meus gêneros favorito na literatura.

Mas vamos ao que interessa. O livro é narrado de forma intercalada pela perspectiva de Maggie e Sloane, duas adolescentes de dezessete anos que apesar de serem bem diferentes uma da outra, enfrentam os “dramas” de qualquer pessoa da idade delas. Porém existe uma peculiaridade nessa história, as personagens não se conhecem, mas todas as noites quando adormecem, uma sonha com a vida da outra, e durante esses sonhos, Maggie e Sloane conseguem sentir o que a outra sente.

Embora a ideia central da história seja interessante, tenho que confessar que Lúcida não é um livro fácil de ler e que para muitos leitores o início pode ser extremamente massante. Contudo enquanto avançamos na leitura e começamos a compreender mais sobre o que se passa na vida dessas duas garotas a curiosidade começa a nos fazer adentrar na história em busca de tentar entender o que de fato está ocorrendo. Mas não demora muito para que tenhamos uma grande noção do que realmente se passa.

Não sei foi porque eu “acertei” o que estava acontecendo ou se o elemento surpresa não foi tão surpreendente assim. A verdade é que eu esperava muito mais do livro. As dicas estão nos detalhes, mas, infelizmente, a leitura não flui muito bem em diversos momentos.

Em relação aos personagens, embora o autor tenha acertado na construção das personagens centrais, tenho que dizer que os personagens secundários não receberam a mesma atenção e nem tivera muita relevância na história assim, servindo apenas para que a gente possa conhecer mais do mundo das meninas.

Vale destacar a arte gráfica do livro. As cores são bem legais e o emaranhado que forma o rosto na capa é bem interessante, a folhas são amareladas, as letras grandes e confortáveis para leitura e não lembro de ter encontrado erros de revisão. Nesse ponto, a equipe da Galera Record mais uma vez está de parabéns.

Apesar de um pouco lento inicialmente e de apresentar resoluções um pouco evidentes, o livro tem tudo para agradar os leitores mais jovens, principalmente aqueles que estão conhecendo esse gênero literário. Porém os mais exigentes irão achar que o livro prometeu mais do que cumpriu.

12 comentários

  1. Gostei muito do tema do livro. Não achei tão normal assim. Mas confesso que leituras lentas e com personagens que só ficam em dois ou três, me cansam.
    Prefiro autores que colocam todos em cena. Como se todos fossem personagens principais. E nenhum ficasse de fora da trama.
    O título é bom, capa lindíssima.
    Talvez eu acabe lendo qualquer hora destas!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Douglas
    É um pouco ruim quando o livro inicia meio maçante, né? Esse livro parece interessante e com uma boa história à primeira vista. E esse gênero também é um dos meus preferidos. Uma pena mesmo que não tenha te surpreendido tanto. Mesmo fiquei curiosa, e pretendo ler futuramente. Só acho que vai demorar um pouco.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei muito de ler sua opinião, mas mesmo assim acho que vou me arriscar, achei a premissa bem interessante, e como normalmente eu acerto os tais culpados em livros policiais ou de mistério, acho que isso não vá atrapalhar tanto, vamos tentar quem sabe eu goste.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço o livro mas ainda não o li, eu já estava curiosa e agora que li a sua resenha eu fiquei ainda mais. Gostei da sinceridade e dos pontos mencionados.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu acho a capa desse livor muito bonita e a premissa interessante. Gostei da sua resenha. Eu não sei se leria, pois se o encontro da vida das duas se der da mesma forma que um outro livro que eu li e que tinha uma premissa parecida, eu provavelmente vou detestar o livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Douglas.
    Esse livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado, porque adoro thrillers psicológicos. No entanto, estou começando a desistir de fazer essa leitura... A sua resenha não é a primeira que leio que me desanima! Me considero uma leitora mais experiente e acho que vou me decepcionar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oiii Douglas, como vai rapaz?
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, principalmente por envolver todo essa trama e o tal terror psicológico que sempre me encanta em todos os detalhes.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Fiquei bastante empolgada com esse livro quando ele foi lançado pois achei a premissa muito boa mas vi diversas críticas dizendo justamente que ele promete mas não cumpre e isso diminuiu muito a minha vontade de o ler. Por ser uma leitora um pouco mais exigente creio que não seria uma leitura que eu fosse gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu já li esse livro e não gostei muito da história. O começo é até legal, mas não sei o que aconteceu que acabo se perdendo na metade da leitura. EU não gostei muito dessa história, e esperava tanto.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa eu vejo opiniões bem divididas com relação ao que acho desse livro, por isso sempre fico em dúvida se leio não. Coloque também o adicional de ser um thriller psicológico, particularmente não leio NADA do gênero, então eu passo a dica. Descobrir o final antes do final deve ser chato. Enfim, ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Poxa, que pena que o autor não soube trabalhar pequenos detalhes que fazem toda diferença na obra. Gostei de ver sua resenha, muito bem escrita e coerente. E sim, a Record sempre acerta!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Ótima resenha, bem escrita e sincera.
    A capa do livro é muito interessante. Não sei se um dia irei ler, mas de qualquer forma, a dica parece muito boa.
    Abraços.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥