13 janeiro 2017

Resenha - Lobo por Lobo, Ryan Graudin


Livro: Lobo por Lobo
Autor(a): Ryan Graudin
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?

Resenha dupla com o Leo do blog Recanto da Mi.


Nessa realidade alternativa, o Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial e Hitler governa grande parte do mundo. No ano de 1956, está sendo organizada a nova edição do Tour do Eixo, onde 20 jovens devem atravessar de motocicleta a Europa, rumo à Tóquio, para obter a glória e a atenção do Imperador.

No ano anterior, quem venceu a corrida fora Adele Wolfe, uma jovem que se inscreveu na competição sob o nome do irmão gêmeo. Foi um choque para todos quando ela chegou ao fim e revelou ser uma garota, mas Hitler gostou de sua perspicácia e a elogiou, concedendo-lhe até uma dança no Baile da Vitória.

De outro lado temos Yael. Aos seis anos ela foi levada para um campo de concentração com a mãe. Lá, ela foi forçada a participar de experimentos genéticos, que tinham como objetivo alterar a sua etnia, transformando-lhe naquele perfil ariano que era tão valorizado pelo povo alemão.

Contudo, os experimentos deram mais certo do que se podia imaginar. Yael ganhou o poder de se metamorfosear em qualquer pessoa e isso a ajudou a fugir do campo de concentração. Após algum tempo, ela se juntou à Resistência, que planejava uma operação para livrar o mundo de Hitler.

Com o seu dom, Yael é uma chave importantíssima para o plano da Resistência. Eles desejam que ela se disfarce de Adele Wolfe para participar da nova edição do Tour do Eixo. Assim, Yael terá a chance de se aproximar de Hitler e matá-lo no Baile em frente às câmeras, para que a Resistência possa, enfim, se levantar. Mas para que isso aconteça, ela precisa vencer.

Determinada e fortalecida pelo seu passado e por aqueles que perdeu lhe incentivando, Yael dará o seu melhor para ser a campeã. Obviamente, as coisas não serão nada fáceis. Além dela, outros dois competidores estão correndo em busca da segunda vitória e eles não medirão esforços para tirá-la do caminho. Será Yael capaz de ultrapassar seus limites em nome de sua causa?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!


LEO: A primeira vez que ouvi falar de Lobo por Lobo foi no encontro de parceiros da Companhia das Letras na Bienal do Livro e já fiquei imediatamente interessado. Gostei bastante da proposta da obra e já tinha ouvido maravilhas sobre a autora, mas não sabia muito bem o que esperar. Solicitei o livro e assim que tive a oportunidade me joguei na leitura. E devo dizer que a espera valeu a pena.

A escrita de Ryan Graudin é bem desenvolta, mas confesso que demorou a me prender. As primeiras sessenta páginas foram bastante morosas e já estava me perguntando se o que diziam acerca do exemplar não se passava de uma hype. Contudo, depois que engatei na leitura, não conseguia mais largar a história, de tão completamente envolvido que fiquei por querer saber o que iria acontecer.

DREEH: Narrado em terceira pessoa, sob a perspectiva da protagonista Yael, me apaixonei à primeira vista pela personagem e, apesar de me irritar com ela em alguns momentos, gostei bastante do rumo que ela foi tomando dentro da narrativa. Yael tem sangue frio e aquele jeitinho badass que eu tanto gosto, mas ao mesmo tempo é muito sofrida e tem um bom coração que a impedem de tomar atitudes inescrupulosas.

Os outros personagens também são bem caracterizados e têm a sua importância dentro da trama. De longe meu favorito foi Felix Wolfe, o irmão de Adele. Ele resolve participar da corrida para tentar convencer a irmã a desistir, sem saber que na verdade ela é Yael. Felix é gentil, atencioso e faz de tudo pela irmã, mesmo que isso vá contra aquilo no qual que acredita, apenas para protegê-la.

LEO: O personagem de quem eu mais gostei foi Luka Löwe. Ele é uma espécie de interesse romântico de Adele e um de seus maiores adversários na competição. Luka tem um jeitinho bad boy, daqueles que não se importa com nada, mas no fundo tem um coração de ouro e uma valentia invejável. Amei a forma como a autora o construiu e também desenvolveu a sua relação com Yael.

A única coisa que me incomodou na escrita foi o excesso de detalhes a respeito da corrida. Entendo que ela era um aspecto muito importante para o desenvolvimento do texto, mas eu, particularmente, cortaria umas vinte páginas que falam apenas sobre as estradas e as paisagens. Muitas vezes estava empolgado com alguma reviravolta, ansioso pelo próximo capítulo, e me deparava com uma cena descritiva que me desanimava.

DREEH: O final foi alucinante e precisei tirar o chapéu para a autora. Mais ou menos na metade do livro a hipótese desse desfecho passou pela minha cabeça, mas ver tudo sendo descrito ali foi bem surpreendente. Graudin conseguiu construir todo o clímax de uma forma única e deixar um importante gancho para a continuação, pela qual estou muito ansiosa.

Sobre a edição física, mais uma vez a Editora Seguinte deu um show. A capa nacional é lindíssima, com vários lobos desenhados em tons de cinza em um fundo laranja, que chama bastante a atenção. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está ótima, mas encontrei alguns errinhos durante a leitura que espero serem corrigidos na próximas edições.

LEO: Lobo por Lobo é muito bem escrito, com um enredo intrincado e de tirar o fôlego, super recomendo a todos e não vejo a hora de Blood for Blood, segundo volume da duologia, ser lançado aqui no Brasil. Vale muito a pena!

10 comentários

  1. Não é um tema muito fácil de ser descrito, mas creio que tenha sido feito de uma maneira majestosa.
    As "duas" resenhas, foram para que o livro seja lido.
    Gosto imensamente de livros detalhistas, sei lá, deixo minha mente viajar, criar cenários, mas isso em excesso pode sim, estragar o ritmo da leitura.
    Vou conferir a história assim que for possível!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai-meu-Deus!
    Já adorei o enredo! Achei bem criativo e singular essa suposição onde Hitler e as forças do eixo ganharam a Guerra! E ainda mais show o torneio de motocicletas! Sem dúvida será uma leitura interessante!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa capa está mesmo muito bonita, e o livro parece ter muita ação, algo que gosto muito, mas uma coisa não me agradadou, esse super poder da heroína, não sei, acho que ficou meio deslocado, mas lendo posso mudar de idéia, vou anotar a dica para um monento mais propicio

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, principalmente por falar sobre a segunda guerra mundial, por mais que a capa não tenha tanta relação, mas ótima resenha e quero ler em breve.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei como você organizaram a resenha com alternância de respostas entre vocês dois e deu para pegar a essência do livro além da sinopse e do enredo descrito na resenha e despertou minha curiosidade sobre como vai se desenrolar essa competição e o romance ao fundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Dreh, muito legal essa resenha em dupla. Eu não conhecia o enredo, apenas a capa e me interessei. Confesso que livros que se passa na segunda guerra acaba me deixando um pouco desanimada porque demoro um pouco pra engrenar, mas curti conhecer essa história <3

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que livro bacana, eu nunca tinha ouvido falar mas ele me interessou muito, o tema, a história, tudo parece supreendendo e excitante. E essa capa é muito linda mesmo, ja me deu muita vontade de ler. Parabens pela resenha!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que história interessante! Nunca tinha visto um enredo com uma realidade paralela sobre a segunda guerra. Deve ser uma leitura bem intensa, já estou imaginando a reação dela ao chegar perto do Hitler. Vou ler esse livro com toda certeza, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, primeiro parabéns pela forma como a resenha foi feita. Foi bem interessante ver diferentes análises pontos de vista sobre o mesmo livro. Segundo é um tema pesado a partir de uma premissa interessante. Não sei se o leria agora, mas é algo que poderia me render uma experiência interessante. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    A resenha ficou ótima, muito interessante e criativa.
    Gostei da premissa desse livro, pois o tema segunda guerra mundial, sempre me chama a atenção. Imagino uma boa leitura.
    Fiquei realmente curiosa! Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥