28 abril 2016

Especial - Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Amizade

Oi gente, tudo bem com vocês? Continuando essa semana especial falando de Simon vs. a agenda Homo Sapiens, o assunto abordado hoje também tem grande relevância na trama e refere-se ao grupo de amigos de Simon. Vamos saber um pouco mais?



Em Simon vs. a agenda Homo Sapiens é nítido o quanto Simon é amado não apenas por sua família, mas pelo grupo de amigos ao qual faz parte e pelos colegas da escola.

Nesse grupo conhecemos Nick, que é amigo de Simon quase a vida toda, Leah que compartilha uma amizade de seis anos com nosso protagonista e Abby, a garota nova que chegou apenas a seis meses e já conquistou a amizade e confiança de Simon. Inclusive é por conta do interesse de Martin por Abby que Simon começa a sofrer as chantagens de ter suas conversas com Blue expostas para o colégio inteiro. Para quem ainda não conhece a história - leia a resenha aqui.

Porém mesmo ciente da cumplicidade do trio, Simon não tem certeza se haverá aceitação por parte dos amigos após revelar seu segredo. Será que compreenderão suas diferenças e o enxergarão como o Simon de sempre ou agora ele será visto de forma diferente?

Realmente essa é uma das grandes preocupações para jovens como Simon, afinal uma revelação dessas que deveria ser algo normal, ainda mais nos dias de hoje, acaba por muitas vezes trazendo sentimentos e reações inesperadas.

No caso de Simon ainda houve a preocupação de qual de seus amigos o compreenderia e o aceitaria sem julgamentos. Não é fácil desconstruir uma imagem de anos, onde Simon era apenas um garoto dentro dos padrões da sociedade.  E mais difícil ainda é não ter compreensão e apoio dos próprios amigos, aqueles que deveriam ser os primeiros a estender a mão. Ao revelar o seu segredo, Simon teve uma grande surpresa, mas isso você só descobrirá quando ler o livro, rs.

Você também me inspirou, Blue. Tive meu momento de sair do armário ontem à noite. Não com meus pais, mas contei para uma das minhas melhores amigas, embora não estivesse nos meus planos, e foi constrangedor e estranho, mas também legal. (Pág. 115)

Em momentos como esse, onde o jovem sente-se preparado para falar do assunto e expor seus sentimentos, o que ele procura é apoio e compreensão e não apenas mais alguém para criticar e julgar sem entender o que se passa em sua cabeça e coração.

Que sejamos verdadeiros amigos para compreender as diferenças daqueles que amamos.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥