31 outubro 2018

Resenha - O labirinto de fogo, Rick Riordan


Livro: O labirinto de fogo (As provações de Apolo #3)
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, causou a ira de Zeus e foi expulso do Olimpo. Ele foi parar na terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em Nova York. Agora, ele é Lester Papadopoulos, um mortal desajeitado e sem poderes divinos. Para reconquistar seu lugar ao lado do todo-poderoso, Apolo terá que libertar cinco oráculos desaparecidos. Com a ajuda de alguns amigos semideuses, como Percy Jackson, Leo Valdez e a desbocada Meg McCaffrey, Apolo conseguiu sobreviver às duas primeiras provações de sua temporada terrena. Agora, ele vai ter que enfrentar mais um componente do triunvirato do mal formado por antigos imperadores romanos e deve descer até o Labirinto de Dédalo para impedir que o terceiro imperador destrua o próximo oráculo da lista.

ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DO LIVRO ANTERIOR.
LEIA A RESENHA DE O ORÁCULO OCULTO E A PROFECIA DAS SOMBRAS.


Ninguém desperta a ira de Zeus e sai impune. Apolo sabe muito bem disso, mas parece não aprender a lição. Tanto que foi destituído de seus poderes e arremessado na terra mais um vez. Seu desafio é recuperar os oráculos desaparecidos, mas para isso será necessário enfrentar a empresa comandada por três imperadores romanos, que vem financiando os inimigos do Olimpo a séculos. E convenhamos, muito mais difícil salvar o mundo quando se é um jovem mortal desajeitado.

Cada dia menos divino e mais Lester Papadopoulos, Apolo se vê no Labirinto de Dédalo (um velho conhecido do quem acompanhou os Olimpianos) precisando novamente da ajuda dos semideuses - e de um sátiro - para concluir sua nova profecia, mas os obstáculos parecem apenas se multiplicar. Não basta libertar o oráculo, é preciso salvar o Labirinto da destruição! E quem imaginaria que um dos triunvirato teria uma ligação real com Meg McCaffrey?

O poder deixa as pessoas boas incomodadas, em vez de satisfeitas e orgulhosas. É por isso que é raro ver pessoas boas no poder.

Não escondi minha decepção com o último livro narrado por Apolo. Com poucas expectativas, iniciei a leitura sem qualquer pressão e fui recompensada com uma trama de tirar o fôlego. Depois de tantos livros é difícil dizer que não conheço a estrutura de escrita do autor. Há uma profecia, alguns duelos, novos ou velhos personagens surgem para ajudar e no desfecho, nossa trupe sai vitoriosa e quase sempre ilesa. Raramente vemos Rick Riordan optando por rumos altamente surpreendentes, mas aqui, para o bem ou para o mal, ele não teve medo de ousar.

O jeito cômico de Apolo ver a vida é o ponto alto de suas histórias, mas desta vez cedeu um pouco de espaço para o drama. Não dá para dizer que é uma opção do personagem, mas quanto mais tempo ele passa na Terra, mais valoriza a humanidade como um todo - humanos e semideuses. Ele vem amadurecendo ao longo dos livros, as o autor quis dar um choque de realidade nele e junto levou o coração de seus leitores.

Por mais que me doa, gosto do rumo que as coisas estão tomando. As Provações de Apolo está mostrando ser uma história mais madura, com abordagens mais profundas e assuntos mais sérios. O público que acompanhou Percy em sua primeira aventura já é adulto, nada mais natural que crescermos todos juntos, mas sem deixar de lado a aventura.

Nunca em minha longa vida tive uma cicatriz. Queria considerá-la uma espécie de medalha de honra, mas temia que sempre que olhasse para ela, eu me lembrasse da pior noite da minha vida.

O labirinto de fogo foi o melhor livro entre os últimos lançamentos de Rick Riordan, e se você andava meio desanimado como eu, não hesite em se jogar nessa história.

Um comentário

  1. Não consigo me prender aos livros de Rick! E olha que vivo tentando!
    Mas tenho acompanhado esta série e tenho gostado muito do que tenho lido a respeito.
    Que o autor sabe desenhar um enredo como nenhum outro do gênero, isso não há como negar.
    E gosto também da parte do humor.
    Se tiver oportunidade, irei conferir sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥