28 julho 2017

Resenha - A profecia das Sombras, Rick Riordan


Livro: A profecia das Sombras (As provações de Apolo #2)
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 339
Adquira: Saraiva | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Não basta ter perdido os poderes divinos e ter sido enviado para a terra na forma de um adolescente espinhento, rechonchudo e desajeitado. Não basta ter sido humilhado e ter virado servo de uma semideusa maltrapilha e desbocada. Nããão. Para voltar ao Olimpo, Apolo terá que passar por algumas provações. A primeira já foi: livrar o oráculo do Bosque de Dodona das garras de Nero, um dos membros do triunvirato do mal que planeja destruir todos os oráculos existentes para controlar o futuro. Em sua mais nova missão, o ex-deus do Sol, da música, da poesia e da paquera precisa localizar e libertar o próximo oráculo da lista: uma caverna assustadora que pode ajudar Apolo a recuperar sua divindade — isso se não matá-lo ou deixá-lo completamente louco. Para piorar ainda mais a história, entra em cena um imperador romano fascinado por espetáculos cruéis e sanguinários, um vilão que até Nero teme e que Apolo conhece muito bem. Bem demais. Nessa nova aventura eletrizante, hilária e recheada de péssimos haicais, o ex-imortal contará com a ajuda de Leo Valdez e de alguns aliados inesperados — alguns velhos conhecidos, outros nem tanto, mas todos com a mesma certeza: é impossível não amar Apolo.

ESSA RESENHA POSSUI SPOILER DO LIVRO ANTERIOR.
LEIA A RESENHA DE O ORÁCULO OCULTO.


Resenha escrita em parceria com o Leo, do Recanto da Mi.

O deus Apolo perdeu sua divindade, retirada por Zeus após a participação dele na guerra contra Gaia. Agora, Apolo vive no corpo mortal e cheio de espinhas de Lester Papadopoulos e tem a missão de recuperar todos os Oráculos, que estão sendo corrompidos pelo Triunvirato, antigos imperadores romanos que querem conquistar o mundo mortal.

No final de O Oráculo Oculto, Apolo salvou o Bosque de Dodona, mas foi traído por sua única companheira, Meg McCaffrey. Agora, o ex-Deus está em busca de mais um oráculo. Acompanhado de Leo Valdez e Calipso, Apolo vai para Indianápolis, onde outro imperador está expressando sua tirania.

Após serem atacados por um exército de blemmyae, os jovens vão parar na Estação Intermediária, um local com vida própria, comandado por duas ex-Caçadoras de Ártemis. Lá, Apolo encontrará aliados, mas também uma nova missão. A pequena Georgie, que tinha uma leve obsessão pelo Oráculo de Trofônio, está desaparecida e só Apolo pode resgatá-la.

A partir daí, o ex-deus precisará reunir toda sua esperteza e coragem (que não são muitas) se quiser concluir a missão vivo. Com a ajuda de improváveis aliados, Apolo enfrentará as maiores adversidades que poderia e começará a perceber que ser mortal não é tão simples como ele pensava...

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

LEO: Decepção. Essa é a palavra que melhor define esse segundo livro da série As Provações de Apolo. Os livros de Rick Riordan tinham elevado de nível nos últimos tempos e, com o final de O Oráculo Oculto, minhas expectativas para A Profecia das Sombras estavam bem altas. Fui com muita sede ao pote e recebi uma trama que não atingiu nada do que eu esperava.

A escrita de Rick Riordan segue carismática e envolvente. Porém, a trama está muito rasa. Sabe quando você lê, lê e lê e parece que nada acontece? Foi o que senti lendo esse livro. Até a metade da obra, mais ou menos, as informações apresentadas pareciam apenas para enrolar e aquele fórmula de bolo dos livros do autor ficou mais evidente do que nunca.

DREEH: A narrativa segue em primeira pessoa, sob a perspectiva de Apolo. O ex-deus é um personagem divertido e suas tiradas sarcásticas e egoístas são o ponto alto da narrativa. Adoro a forma com que ele espera os outros fazerem o que ele precisa e se decepciona quando ninguém o adora como antigamente. É muito cômico!

Também adorei matar a saudade de Leo e Calipso. Leo Valdez é um dos melhores personagens dos livros de Riordan e merecia ter uma série só pra ele. Gostei mesmo que o autor explorou mais do personagem e lhe deu esse espaço de destaque, além de desenvolver melhor a relação dele com Calipso.

LEO: O final foi um tanto corrido pro meu gosto, mas as páginas finais me surpreenderam bastante. Finalizei a leitura me perguntando onde Rick pretende chegar e o que vai acontecer nos próximos volumes da série. Espero que estes sejam no mesmo nível do primeiro e recuperem o ritmo ágil da narrativa.

A edição física está bem trabalhada. A capa é  uma adaptação da original e está lindíssima, ilustrando um dos momentos mais impactantes da história. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é agradável para leitura. A revisão está ótima, como sempre.

DREEH: Em suma, A Profecia das Sombras pode não ser o melhor livro de Riordan, mas por tudo que a série e o autor representam, tenho esperança de que as coisas vão melhorar. Por isso, deixo aqui minha recomendação a todos. O resultado final vai valer a pena, eu garanto.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Meus dias com você.

10 comentários

  1. Dreeh, eu precisei fazer a leitura pulando algumas partes, pois sou completamente apaixonada por Rick e como pretendo ler essa serie em breve, necessito fugir dos spoilers, hahá!
    Mesmo que a história não tenha superado as expectativas ou tido toda a ação do primeiro livro, tenho esperanças de que a trama irá me surpreender. Afinal, é raro o Rick errar a mão, né?
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dreeh e Leo ;)
    Do Rick só li o primeiro livro de Percy Jackson, e não gostei tanto assim da leitura, por isso nunca mais me interessei em ler algo dele.
    Mas essa série nova dele parece bem emocionante, que pena que você achou o final meio corrido.
    Como vocês indicam, vou dar uma chance aos livros, obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de alguns pontos negativos na história, continuo bem curiosa pra ler essa série.
    As aventuras do personagem parecem ser bem interessantes!
    Gosto bastante da escrita do tio Rick e espero conferir os livros em breve.
    Espero que me surpreenda e não me decepcione rs
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. O que sei das histórias de Rick Riordan é o que leio nas resenhas dos seus livros, porque ainda não tive a oportunidade de conhecer com detalhes os personagens e desfechos das histórias.
    Gostei da resenha. Achei interessante trazer o ponto de vista de dois leitores em um mesmo post. As narrativas são cercadas de ação e aventura e fiquei surpresa quando comentaram que sentiram a falta disto no livro. Pelo menos, não foi como o esperado. Mas tenho certeza de que o próximo será avassalador! Lerei a próxima resenha para me certificar disto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro isso de resenha dupla! São dois pontos de vista que combinam ou não!
    E falar sobre algum livro do Riordan é uma tarefa dura. Parece que quanto mais ele tenta se explicar, mais mistério aparece. E isso é muito bom!
    Conheço muito pouco das letras do autor, mas quero muito poder me aprofundar mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros do autor essa série ainda não li, é uma pena que esse volume deixa a desejar, mas temos que ter fé que vai melhorar, pois pretendo ler, Apolo vai passar por muitas coisas pra completar essas missões achei que isso daria uma boa adrenalina na trama, gosto de finais que surpreendem.

    ResponderExcluir
  7. Dreeh!
    Gosto demais das fantasias mitológicas criadas pelo Rick Riordan e ver mais um livro dessa série, cheio de aventuras e ação, é o máximo.
    Faz tanto tempo que não leio um livro do autor, esse seria uma boa pedida.
    Adorei a resenha dupla. O Leo é um queridinho.
    Desejo uma ótima semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive interesse em ler esta série, mesmo tendo lido tantos elogios em relação aos livros anteriores, ainda sim não foi suficiente para me cativar a leitura, por isto vendo esta sua resenha e percebendo o quanto suas expectativas estão alta em relação a leitura, e o quanto foi decepcionante se deparar com uma estória rasa sem aprofundamento, confesso que fiquei ainda com mais receio, mas quem sabe futuramente mudo de ideia.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que interessante esse livro, tem uma aventura imensa, me fez lembra um pouco de o ladro o raio, uma fantasia bem maravilhosa. Já tinha ouvido fala do autor mais nunca parei para buscar sobre ele, agora fiquei em interessante sobre os livros dele.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dreeh
    Rick Riordan é um autor que quero muito ler, mas confesso que já perdi aquela empolgação inicial, tenho a série Percy Jackson e os Olimpianos na estante, mas ainda assim continuo adiando a leitura.
    Que pena que esse segundo livro é mais fraco, com uma trama mais rasa, pois pelo que vi da resenha do primeiro volume, a história é bem empolgante e envolvente. O que salva mesmo é o humor sarcástico do Apolo.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥