13 agosto 2018

Resenha - Em pedaços, Lauren Layne


Livro: Em pedaços (Recomeços #1)
Autor(a): Lauren Layne
Editora: Paralela
Páginas: 248
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Aos vinte e dois anos, Olivia Middleton tem Nova York aos seus pés. Por fora, ela é a garota perfeita — linda, inteligente e caridosa — mas, por dentro, guarda um segredo terrível: um erro que a afastou das duas únicas pessoas que realmente importavam na sua vida. Determinada a esquecer o passado, ela deixa Manhattan e vai trabalhar como cuidadora de um soldado recém-saído da guerra. O que ela não esperava era que seu paciente seria um jovem enigmático de vinte e quatro anos tão amargurado quanto atraente. Paul Langdon está furioso — com o mundo, com a vida, com o seu pai e, principalmente, consigo mesmo. Depois de sofrer na pele os horrores da Guerra do Afeganistão, a última coisa que ele quer é a companhia de uma princesinha nova-iorquina linda, mimada e irritante. A presença de Olivia parece tóxica para Paul: ela o incomoda, mas ele não consegue afastá-la, por mais que tente. Nessa recontagem moderna de A Bela e a Fera, Lauren Layne nos traz uma história irresistível de perdão, cura e, acima de tudo, amor.


As coisas no Upper East Side são resolvidas de forma bem simples: quando algo não sai como planejado, você oferecer uma festa e mostra a todos que o plano era exatamente aquele. É por isso que Olivia Middleton está ganhando uma festa de despedida. Ela cometeu a maior burrada de sua vida e no ímpeto de se afastar de todos que a conhecem, acaba se agarrando a oportunidade de passar uma temporada no meio do nada cuidando de um veterano de guerra.

Seus pais pintam a situação como se ela fosse a próxima Madre Teresa de Calcutá, mas se essa é a forma deles não pirarem muito por ela ter abandonado a faculdade no último ano, que seja. A culpa a consome cada dia mais e ela só quer fugir antes que alguém mais descubra a verdade por trás de seus atos.

[…] a razão pela qual estou saindo de Nova York não tem nada a ver com bondade e tudo a ver com o fato de eu me sentir deplorável.
Para mim, cuidar de um veterano de guerra não é filantropia.
É uma forma de penitência.

Uma pesquisa rápida pela internet poderia ter evitado o baque de descobrir que Paul Langdon nem saiu da casa dos vinte anos. Já Paul não tinha como se preparar para o encontro com a nova cuidadora enviada por seu pai. Foi por causa de mulheres como ela que ele se isolou do mundo. A sociedade não estava preparado para interagir com consequências ambulantes da guerra. Ele próprio não estava preparado para ultrapassar a linha entre o herói e a aberração.

Paul não conseguia imaginar os motivos que levaram uma patricinha fútil a querer se isolar do mundo com a árdua missão de incentivá-lo a fazer tudo o que vem evitando nos últimos anos. Mas seja lá quais forem suas motivações, ele precisava fazê-la ir embora correndo, como aconteceu com todas as outras. Ele só não contava que os hormônios e a determinação de Liv fossem um obstáculo tão complicado de superar.

[...] essa garota continua despertando em mim a coisa mais perigosa do mundo.
Esperança.

Uma história fluida, narrada em primeira pessoa de forma alternada entre os protagonistas, com diálogos sarcásticos, cenas quentes e a necessidade de poucas horas para finalizá-lo. É isso que irei esperar dos livros de Lauren Layne daqui para frente. Li muitas críticas ao livro e apesar de ter tido minhas diferenças com os personagens - me envolvi bem mais com a Parker e o Ben -, tudo faz sentido dentro da história traçada pela autora.

O primeiro ponto é que os dois são mimados e egocêntricos. A reação de cada um aos seus problemas pode até ser exagerada, mas não acredito que sejam irreais. Também é fato que rola uma atração instantânea entre eles, mas há tantos romances instalovers por ai (quando um personagem decide que o outro é o amor da sua vida em uma troca de olhares) e ninguém diz nada! Acho a vertente da paixão muito mais plausível.

Em pedaços é um young adult com tudo ao que temos direito, mas prepare-se para passar raiva também. Paul é um cretino total que, por boa parte do livro, da dois passo atrás para cada passo a frente. Ele amadureceu ao longo da história - que apesar das poucas páginas se passa em um período de tempo considerável -, assim como Liv. E o final foi incrível! Adorei a autora ter fugido do óbvio e ter passado uma mensagem clara e direta há muitas mulheres por ai.

Por um segundo, no entanto, eu gostaria que ela perguntasse. Gostaria que alguém perguntasse o que aconteceu. Como estou. Algo além do enfadonho "precisa de alguma coisa?". É claro que eu preciso. Preciso de alguém que se importe.

Esse é o primeiro livro da série Recomeços e já conta com outros dois livros publicados. Cada história tem um casal diferente como protagonista, e eu que sempre gostei muito desse modelo, me peguei meio triste por não saber como se sucederá a história de Liv e Paul.

Quem está procurando um livro rápido para distrair a mente e passar o tempo, faz uma ótima escolha com Em pedaços.

Um comentário

  1. Tenho namorado este livro desde que o vi pela primeira vez e não vejo a hora de poder dar uma lidinha nele.rs
    Como fã incondicional de romances, ainda mais quando estes romances não são tão comuns e trazem pessoas marcadas por algum trauma do passado, esta história parece bem completa para mim!
    Espero ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥