09 agosto 2018

Resenha - Graça e Fúria, Tracy Banghart


Livro: Graça e Fúria (Graça e Fúria #1)
Autor(a): Tracy Banghart
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Duas irmãs lutam para mudar o próprio destino no primeiro volume de uma série de fantasia repleta de romance, ação e intrigas políticas. Em Viridia, as mulheres não têm direitos. Em vez de rainhas, os governantes escolhem periodicamente três graças — jovens que viveriam ao seu dispor. Serina Tessaro treinou a vida inteira para se tornar uma graça, mas é Nomi, sua irmã mais nova, quem acaba sendo escolhida pelo herdeiro. Nomi nunca aceitou as regras que lhe eram impostas e aprendeu a ler, apesar de a leitura ser proibida para as mulheres. Seu fascínio por livros a levou a roubar um exemplar da biblioteca real — mas é Serina quem acaba sendo pega com ele nas mãos. Como punição, a garota é enviada a uma ilha que serve de prisão para mulheres rebeldes. Agora, Serina e Nomi estão presas a destinos que nunca desejaram — e farão de tudo para se reencontrar.


Em Viridia, as mulheres são massacradas pelo poder e leis impostas pela governança dos homens. Para uma moça de beleza excepcional, a melhor perspectiva de vida é tornar-se uma “graça” e compor o harém do governante que anualmente escolhe três belas jovens para satisfazer seus desejos e vontades.

Serina Tessaro foi criada para ser uma graça, treinada para ser a mais gentil, dócil e graciosa entre as donzelas, a moça de beleza impar cresceu moldada de acordo com o esperado de uma mulher submissa, enquanto Nomi, sua irmã mais nova ia contra todos esses padrões. A ambição de Nomi não era tornar-se uma flor delicada e obediente, pelo contrário, a jovem de 17 anos queria ter os mesmos direitos que seu irmão gêmeo Renzo, ela queria aprender a ler e ser dona do seu próprio destino. No entanto, tal comportamento poderia custar sua vida e destruir sua própria família, motivo pelo qual Nomi se torna aia de sua irmã mais velha, que se apresentará como representante de seu povo para a seleção de graças anual no castelo. Se Serina for escolhido para ocupar uma das três posições de graça do herdeiro do trono de Bellaqua, a irmãs poderão usufruir dos benefícios da realeza.

Mas o comportamento de Nomi prejudica todos os planos, sua rebeldia chama a atenção de Malachi, o príncipe herdeiro, que a escolhe como sua posse, alterando os papéis das duas irmãs. Nomi agora é uma graça, enquanto Serina torna-se sua aia. Para piorar as coisas, Serina é flagrada com um livro de Nomi em mãos enquanto recita uma antiga história contada em sua infância, um crime que lhe garante uma punição aterrorizante, pois não é permitido que mulheres saibam ler.

Separadas por um destino cruel, as duas irmãs precisarão se ajustar à própria sorte para sobreviver aos mais temíveis apuros, sonhando com um possível reencontro. Agora Serina precisará esquecer toda a sua delicadeza e lutar para manter a própria vida e sanidade na prisão, em contrapartida, Nomi precisará agradar o herdeiro se quiser pistas do paradeiro de sua irmã. Será que ambas sobreviverão à cenários e situações que fogem do padrão que conheceram durante toda a vida?

Serina e Nomi foram criadas para propósitos e sonhos diferentes, enquanto a mais velha deseja se tornar uma graça e viver conforme as leis impostas naquela sociedade, a mais nova quer somente ser dona do próprio destino e conquistar sua independência. E embora descordem da escolha da outra, a convicção das duas é a mesma, ter um direito de escolha.

Em uma sociedade onde as mulheres são oprimidas e subjugadas, a inversão de papéis e valores foi o ponto alto da história. Serina e Nomi são inseridas em situações e vidas que nunca escolheram, e essa quebra de padrões moldam as duas jovens através de experiências que as tornarão mais fortes e mais resistentes para enfrentarem as diversidades da vida.

Nessa trama repleta de reviravoltas, Tracy Banghart construiu uma história eletrizante com mulheres fortes, inteligentes e empoderadas, deixando o tema romance sempre em segundo plano. Confesso que shippei muito errado um casal durante a leitura, mas quando algumas revelações vieram à tona, me vi impactada com a situação que se desenrolava bem diante dos meus olhos.

O final foi um show à parte, fazia tempo que eu não me sentia tão desesperada para ler uma continuação, já tenho várias teorias sobre os acontecimentos finais.

Com uma narrativa fluída e viciante e personagens bem construídos, Graça e Fúria surpreendeu com uma história que tinha tudo para ser clichê, mas fugiu completamente dos padrões.


Um comentário

  1. Em primeiro lugar é preciso falar da beleza da capa deste livro.
    Desde seu lançamento, tenho namorado este livro.
    Duas irmãs tão diferentes e tendo que viver coisas que nem imaginavam, até esta "troca" fazer toda a diferença na vida de ambas.
    Um enredo jovem,repleto de fantasia, mas totalmente atual, onde a cada dia que passa,as mulheres tentam mostrar seus valores.
    Com certeza, lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥