03 agosto 2018

Resenha - O tipo certo de garota errada, A. C. Meyer


Livro: O tipo certo de garota errada (As Garotas #1)
Autor(a): A. C. Meyer
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Escolher uma profissão, sair da casa dos pais, começar a faculdade, descobrir talentos pessoais, aprender a se relacionar. Ufa! Virar adulto não é nada fácil. Principalmente se você não é o tipo certo de garota. Aquela que frequenta todas as aulas da faculdade que o pai escolheu. Aquele tipo de garota com o cabelo perfeito e hábitos saudáveis. Malu não é nada disso. Por outro lado, ela vive plenamente e nada parece abalar sua coragem e determinação. Em meio a um problemático relacionamento com os pais, ela começa a faculdade de Direito a contragosto e lá conhece Rafael. Ele está terminando o curso e os dois se tornam inseparáveis. Mas é só amizade. Até outro sentimento começar a falar mais alto. Com a atração se tornando incontrolável, eles se permitem viver uma relação sem compromissos: livre, intensa e apaixonada. Até que o destino os coloca diante de uma armadilha cruel. Pode o amor ser mais forte que o medo de amar?


Uma pessoa com espírito livre, dificilmente conseguiria ser podado por uma educação rigorosa e conservadora. Bem que os pais de Manu tentaram. Ela queria sentimentos enquanto seus pais só se importavam com a etiqueta e seu irmão, de quem um dia foi tão próxima, se tornava o filho perfeito enquanto ela era a ovelha negra da família. Em uma última tentativa de agradar ao pai, ela ingressou na faculdade de direito. Os dois anos seguintes foram um martírio, superado principalmente com a amizade de Rafa. O veterano que a acolheu tão bem e acabou se tornando um amigo inseparável.

Foi ali, no primeiro dia de aula da entediante faculdade de direito, que conheci o homem que roubou o coração que eu nem sabia que tinha.

Rafa sabia aproveitar bem a vida. Concluiu sua graduação em direito, conseguiu emprego em um bom escritório, tinha seu apartamento, contava com amigos fieis e encontrar mulheres para sair estava longe de ser um problema. E tinham várias coisas em comum, como a determinação e a descrença no amor - seus exemplos familiares estavam longe de serem bons -, mas também eram diferentes. Rafa conhecia o relacionamento conturbado de Manu tinha com seus pais, seus medos, seus anseios e seu amor pelas cores. Ele só não imaginava que a rebelde que expunha tantas cores no corpo pudesse expressá-las tão bem nas telas.

Manu acaba se descobrindo um pintora excepcional e vê em sua arte a possibilidade de tornar verdadeiramente independente. Porém, essa nova fase de sua vida deixa nítido outros fatos de sua vida. Ela nunca pensaria em perder seu melhor amigo por conta de algo tão desinteressante quanto o amor, mas isso não os impedia de se ajudarem em situações de necessidade mais intimas, certo?

Já parou para pensar que está sofrendo da mesma forma? Você está fugindo dos sentimentos, mas se privar de um relacionamento e das coisas boas que vêm com ele não é garantia de felicidade, Malu.  Só de solidão. E viver só é muito triste.

A amizade colorida que encobre um sentimento mil vezes mais forte é uma temática antiga, que a autora soube desenvolver de maneira excepcional e o melhor em O tipo certo de garota errada é que ele vai muito além dessa proposta clichê. O romance é lindo, mas as reviravoltas são de tirar o fôlego!

Sou fã da A. C. Meyer desde antes do seu primeiro livro estar disponível em uma livraria e nunca me decepcionei com uma de suas história. É verdade que ainda não li todas, mas logo chego lá. Narrativa é envolvente, personagens sempre criam empatia com o leitor... é assim que suas histórias são. Elas também são quentes, bem quentes e expõe o lado lindo e o não tão atrativo do amor. 

Ali, com o corpo colado ao dele, cheguei à conclusão de que, mesmo quando a gente pensa em desistir, seguir em frente pode ser a melhor opção.

Uma lição sobre o amor, em todas as suas formas e jeitos, é o que encontramos nas páginas desse livro. E como se não bastasse os diversos quotes maravilhosos da história, ainda marquei os que foram selecionados pela autora para iniciar seus capítulos. Eles são derivados de músicas, poesias, livros e todos esses meios lindos onde falam sobre o amor.

Esse é o primeiro livro da série As Garotas e já visualizo muita mulher empoderada surgindo por ai. Estou torcendo muito para que a próxima protagonista seja a Clara. Ela é a nova vizinha de Manu, uma mulher que não desiste do amor, nem diante das dificuldades da vida. Um livro só seu vai nos permitir desvendar seu passado e também o futuro, já que há alguns indícios do que irá acontecer com ela.

Quando se encara a morte, as decepções da vida acabam sendo relevadas com mais facilidade.

Estou apaixonada pela edição da Galera Record. A capa é linda, delicada e ousada ao mesmo tempo. Nossa protagonista todinha! A diagramação combina com o exterior e é confortável para a leitura. A narrativa acontece em primeira pessoa de forma alternada entre os protagonistas e o indicativo do narrador no início do capítulo junto a um quote.

O tipo certo de garota errada é o livro ideal para aquele leitor que gosta de suspirar e se surpreender a cada página. Um new adult nacional bom desses não pode ficar de fora da sua lista de leituras!

Um comentário

  1. A capa deste livro é maravilhosa e não vejo a hora de poder conferir este enredo que parece ser uma delícia de ser lido!
    Trazer personagens leves que vão a luta, que não desistem de seus sonhos, por principalmente acreditarem neles acima de tudo é algo fabuloso e pelo que li acima, a autora soube dosar tudo isso e também um romance(que a gente gosta muito).rs
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥