19 dezembro 2020

Resenha - Aprendendo a cair, Mikael Ross


Livro:
 Aprendendo a cair
Autor(a): Mikael Ross
Editora: Nemo
Páginas: 128
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Vencedor do Max Und Moritz, o grande prêmio alemão dos quadrinhos. Neuerkerode é uma vila alemã gerida inteiramente por pessoas com algum tipo de deficiência mental. Eles administram o restaurante local, o bar, o supermercado – eles estão no comando. É um lugar lindo, quase inacreditável, que realmente existe, e é lá que esta história se passa. Noel vive há muitos anos com a mãe em um pequeno apartamento em Berlim, até que um dia tudo muda. Ela cai. Um derrame, ao que parece. De repente, ela está no chão, rodeada por uma grande poça de sangue. A vida de Noel se abala radicalmente. Então um homem com bigode surge e afirma que Noel não pode mais ficar sozinho em seu velho apartamento. Ele tem que se mudar, para longe de Berlim, para longe de casa. Para um ambiente completamente diferente, um centro de acolhimento para outras pessoas com deficiência. Pela primeira vez na vida, Noel está sozinho. Mas também é a primeira vez que ele vive com tantas outras pessoas. Em quem ele pode confiar? De quem ele gosta? Quem o ama?

Noel é um jovem com necessidades especiais, ele ama rock, AC/DC e sonha em tocar guitarra. Dividindo um pequeno apartamento em Berlim com a mãe – sua melhor amiga e única companhia diária, Noel vive em uma bolha de amor e proteção, até que, com a morte repentina de sua mãe, sua vida bem estruturada desmorona.

E pela primeira vez, Noel se vê sozinho, sem o amor materno ao qual era tão apegado. Ele não entende completamente tudo o que está acontecendo, nem o motivo que o impede de retornar ao apartamento que dividia com sua amada mãe. Porém, um estranho homem de bigode promete que ele não ficará mais sozinho, mas para isso, Noel precisará deixar Berlim e recomeçar longe de casa. Enviado para uma comunidade inclusiva chamada Neuerkerode, Noel aos poucos aprenderá em quem pode confiar e que sim, ele pode amar e ser amado novamente.

Aprendendo a cair de Mikael Ross, nos cativa e emociona desde as primeiras páginas. A comunidade ao qual Noel precisa se ambientar é real e abriga cerca de 800 cidadãos com deficiência, permitindo e incentivando a realização pessoal de cada um de acordo com suas capacidades. A graphic novel foi encomenda a Mikael Ross como forma de celebrar os 150 anos da fundação. E Ross imergiu em Neuerkerode por dois anos a fim de captar cada detalhe dessa comunidade em sua obra, entregando ao leitor uma história que nos deixa com olhos marejados ao mesmo tempo em quê nos arranca boas gargalhadas.

Acompanhar o mundo de Noel ganhando novas formas, seu convívio em comunidade e as descobertas de novos sentimentos, foi fascinante. E não poderia deixar de citar Valentin e Alice, personagens importantes que são inseridas na trama e chacoalham a vida calma e antes introspectiva do nosso protagonista.

Iniciei essa HQ acreditando que seria apenas uma obra sobre um garoto especial e suas particularidades, mas o que encontrei aqui foi uma história emocionante sobre recomeço, empatia, amor, amizade e coragem.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥