20 fevereiro 2017

Resenha - Jantar secreto, Raphael Montes


Livro: Jantar Secreto
Autor(a): Raphael Montes
Editora: Companhia das letras
Páginas: 360
Adquira: Saraiva | Folha | Americanas | Cultura | Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.



Raphael Montes está de volta com mais uma história bizarra e personagens capazes de tomar as piores decisões. E o pior de tudo (ou melhor, agora não sei) é que o autor consegue nos convencer de que aquela realmente era a única saída. Em determinado momento do livro, um dos personagens garante que você, no lugar deles, tomaria as mesmas decisões.

Os quatro amigos têm suas personalidades bem traçadas, sendo cada uma delas bem conveniente ao desenrolar da trama. O texto reflete bem a atual situação, tanto financeira quanto social do brasileiro. Jovens de cidade pequena que vêm para a cidade grande tentar uma vida melhor e acabam encarando a difícil realidade de conseguir emprego na área em que se formaram.

Outra boa sacada do livro é a linguagem adotada por Raphael. Em determinado momento somos praticamente jogados dentro do grupo de whatsapp dos quatro amigos. É hilária a “forma irritante” em que um dos participantes só se comunica através de memes.

Era cúmplice. Meu instinto de sobrevivência
subornava meu senso de justiça. Ninguém buscaria aquele sujeito. Um cara preto, pobre, um mendigo. Ninguém sentiria falta dele. E, bem, nosso problema estava resolvido. 

Ao mesmo tempo é levantada a questão sobre a hipocrisia que cerca o consumo de carne humana. Qual a diferença entre comer carne humana e carne de qualquer outro tipo de animal, com boi, galinha, porco...? Não sei pra vocês, mas pra mim tem muita diferença, rs.

"quem pagou por esta jantar tá tão envolvido quanto a gente.."

Eu conheci Raphael Montes em Dias Perfeitos e virei um grande fã. Logo depois li Suicidas e minha admiração pelo autor só aumentou (confesso que não me empolguei com O Vilarejo, mas ok). Jantar Secreto mantém uma narrativa dinâmica, tensa e, por vezes, nojenta (no bom sentido). O final, como sempre, é uma grande surpresa.

Em Jantar secreto a escrita de Montes continua fluída e viciante, foi quase impossível largar o livro antes de chegar a última página. Contudo vale ressaltar que essa trama não é para qualquer um e pode causar repulsa em leitores com estômago mais fraco. Porém para aqueles que não se preocupam com passagens sangrentas e bem detalhadas, o livro promete uma verdadeira experiência repleta de mistérios e suspense, digna de uma adaptação para o cinema.

Em relação a edição física, a Companhia das letras está de parabéns, a capa por si só já remete a história com digitais marcadas em sangue. As folhas são amareladas, a fonte em tamanho grande e não me recordo de ter encontrado erros de revisão.

Para fãs de um bom livro de suspense e personagens com algum nível de loucura acima da média, Jantar Secreto é leitura obrigatória.



- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Princesa de Papel

22 comentários

  1. Douglas!
    Já li outros livros do autor e agora quero conferir mais esse que apesar de repugnante a um primeiro momento, nos leva mesmo a questionar sobre nossa hipocrisia, porque se comemos carne de outros animais, por que questionar quem come carne humana?
    Desejo uma semana de alegria!
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã assumida do trabalho do Raphael. Li Suicidas e Dias Perfeitos num gole só e vivo querendo ler novamente. Ainda não li O Vilarejo, mas confesso que este novo livro dele tem mexido com minha imaginação.
    Não que eu tenha estômago pra tanto, mas preciso urgente conhecer mais sobre este jantar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ola Douglas ainda não li nada do autor, leio muitos elogios a sua escrita, confesso que o gênero não leio com muita frequência, pretendo ler ainda esse ano, gostei da personalidade dos protagonistas tão distintas entre si, o que faz a leitura tem um grande diferencial. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo dias perfeitos. Considero o melhor trabalho do autor. ;)

      Excluir
  4. Oi Douglas!
    Que loucura! Hahaha
    Nunca li nada do Raphael e já sabia que seus textos puxavam para o terror, mas nossa! Jantar secreto vai além!
    Adorei a premissa... quem diria: jantares secretos com carne humana. Doido!
    Quero ler!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não considero terror. Eh mto mais puxado para o (terror) psicológico.

      Excluir
  5. Olá, Douglas. Tudo bem?

    Sou fã incondicional de suspense e policial, mas não sei. Algo nessa sinopse não deu liga ou melhor não instigou minha curiosidade, e nem é o tema, porque depois de Tess Gerritsen e o tráfico humano retratado em um de seus livros nada é tão assustador.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Douglas! Já ouvi vários elogios ao Raphael, mas creio que não vai ser com Jantar Secreto que irei analisar por conta própria. Sou uma das leitoras que você citou ali em cima como estômago fraco. Vou passar a oportunidade. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. OLá
    Nunca li absolutamente nada sobre o autor, mas fiquei curiosa por esse livro, estou me aventurando em novos gêneros literários e esse está na minha lista. A premissa é mega interessante e eu tenho que concordar com você ahahah para mim tem uma baaaaaita diferença entre comer carne humana e comer a carde de uma galinha kkkkkkkkkkkkkk Mesmo com o alerta do estomago fraco (tipo eu) ainda estou querendo ler
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Douglas,
    Eu já estou com um livro do Raphael na lista de leituras do ano, que é o Vilarejo. Estou muito ansiosa para começar a leitura porque sempre ouço ouvir muito bem sobre a sua escrita. Pelo enredo do Jantar Secreto, acredito que não tenho muito estômago para ler, mas, quem sabe um dia... rsrsrsrs Sua resenha foi maravilhosa, já tinha assistido alguns vídeos que falam sobre o livro. Obrigada pela dica! Abração!
    Drica.

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro e adorei, primeiro livro que leio do autor. Que historia densa, me deixou angustiada em certos momentos e pensando em até que ponto as pessoas chegam por dinheiro. O personagem diz que você no lugar dele faria o mesmo, eu não faria com certeza, por mais desesperador que fosse a causa, pois depois minha consciência não me deixaria em paz rs.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Li esse livro no mês passado e fiquei surpresa com a riqueza da história, a narrativa do autor que é muito boa e claro, os rumos que esse livro tomaram que me surpreenderam muito.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor mas estou muito curiosa para conferir jantar secreto, gosto quando a narrativa começa com um suspense ou algo que me cative o que parece ser o caso deste livro, gostei também de todo esse senário politico e tudo mais, confesso que deu medinho quando citou que ele livro não é para qualquer um, mas espero gostar sem vomitar kkkk, enfim irei ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Douglas, blz?! Eu adoro os livros do Raphael. Inclusive no lançamento deste livro fui eu na sessão de autógrafos mais disputadas que já vi para um autor nacional. Mas para mim não é o melhor dele, apesar da trama muito boa, Suicidas continua sendo meu livro favorito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada do autor, mas só leio elogios, por qual livro me recomenda começar a ler algo dele? Estou curiosa para conhecer a narrativa dele.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ainda não li nada do autor, mas sempre vejo muitos elogios por onde estão falando de suas obras.
    A premissa de Jantar Secreto é bem interessante até porque teve uma época que eu tentei virar vegana rsrs
    Saber que a escrita de Montes é viciante e fluida só me dá mais vontade de conhecer seus livros.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. Eu só vejo comentários positivos em relação a esse livro, tanto que adicionei ele na minha wish list. Achei a história bem diferente e original, então certamente o lerei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Douglas.
    Eu admiro muito a carreira do Raphael Montes, mas nunca tive coragem de ler nenhum dos livros dele por puro medo.
    Pra mim também tem muita diferença entre comer carne humana e carne de animal,rs.
    Eu imagino mesmo que seja um livro que não se consegue largar até chegar no final. Quero ler algum dia!
    Abraços.
    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Muitos de meus amigos leram essa obra e gostaram muito. Eu ainda não li nada do autor, mas tenho curiosidade em conhecer a escrita dele. Não sei se faria com essa obra, já que eu sou uma medrosa e tenho estomago fraco... Mas quem sabe um dia né?

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  18. Oi mano, que bom que gostou do leitura porque eu já tinha lido umas resenhas que não tiveram comentários tão bons sobre o livro. Eu ainda tô meio que na linha entre ler e não ler o livro sabe ? Eu já li o lado ruim dá leitura e já vi o lado bom então não sei ainda se irei ler mesmo, se eu tiver a oportunidade de ter o livro em mãos com certeza irei dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Como já li um outro livro do autor, estou bem curiosa para ler este também. Em Suicidas ficou nítido o talento do autor para coisas macabras, que dão medos e de uma inteligência que beira a loucura. Sendo fã do gênero suspense, estou morrendo de curiosidade para ler esta obra, não vejo a hora de fazê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Raphael Montes é um grande autor, ele tem um talento enorme e consegue fazer o leitor mergulhar na trama e no personagem, o fazendo acreditar no que ele nos diz, incrível! Virei fã dele depois de ler Dias Perfeitos e não perco mais nenhuma obra dele. Esse título eu ainda não li mas leio tantas críticas positivas que fico cada vez, mais ansiosa pra desfrutar da história que parece ser sensacional, ainda mais pelas questões que aborda e pelas discussões que desperta.
    Sua resenha ficou ótima e só me deu mais certeza de que esse é um livro que deve ser lido.
    Beijos!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥