30 janeiro 2017

Resenha - Depois daquela montanha, Charles Martin


Livro: Depois daquela montanha
Autor(a): Charles Martin
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Adquira: Saraiva | SubmarinoAmericanas
Livro cedido através da parceria com a editora
O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo. Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.
Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada. Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.

Depois daquela montanha, escrito por Charles Martin narra a história do Dr. Ben Payne e Ashley, duas pessoas que por consequência do destino se conhecem no aeroporto de Salt Lake City em um momento complicado.

Ele é cirurgião e está retornando de um congresso no Colorado para cumprir sua agenda de cirurgias do dia seguinte. Ela é jornalista e está prestes a se casar. Ambos precisam embarcar em um avião e chegar o mais rápido possível em casa, mas uma tempestade de neve acaba cancelando ou atrasando diversos voos, inclusive o de Ben e Ashley.

Com pressa para chegar em casa e não adiar seus compromissos, Ben decide fretar o avião de Grover, um senhor simpático que mesmo em meio a ameaça da forte tempestade concorda em levar o cliente. Com uma vaga sobrando no pequeno avião, Ben lembrasse de Ashely e a convida para embarcar em seu avião fretado, dessa forma sua nova amiga também chegará a tempo dos últimos preparativos para o casamento.

Com os problemas resolvidos graças a disponibilidade de Grover e seu cãozinho que viaja com o dono, Ashley e Ben conseguem deixar Salt Lake City antes que a tempestade os impeça. Tudo está conforme o planejado e eles conseguirão cumprir seus compromissos. Mas uma fatalidade acontece quando Grover sofre um ataque cardíaco e pousa de forma inesperada no meio do nada. Ben, o cãozinho e Ashley mesmo que feridos conseguem sobreviver, no entanto Ashley não consegue andar e o local de pouso é distante de toda e qualquer civilização.

Sem expectativa de socorro, cuidados médicos ou suprimentos, Ashley e Bem precisarão unir forças para enfrentar uma montanha congelada e as dificuldades para se alimentar e respirar.

Em meio à tragédia, os personagens iniciaram uma jornada de autoconhecimento, reflexão e superação, onde a força existente no outro será a alavanca para que não desistam de encontrar uma saída em meio àquela selva de gelo.

Foi um daqueles momentos em que eu entendi, realmente entendi, que a vida não é garantida. Que eu a tomava por certa, sem lhe dar valor. Que acordava todos os dias achando que também acordaria no dia seguinte.

Narrado por Ben, o livro emociona ao enfatizar momentos do personagem no qual questiona sua força a ponto de salvar a si mesmo e a Ashley que encontrasse completamente dependente. Em muitos momentos ainda visitamos o passado de Ben e percebemos a profundidade do relacionamento com sua esposa Rachel que a todo o momento permeia as lembranças do médico. Confesso que as declarações de Ben para Rachel através de suas lembranças e de seu pequeno gravador foram as mais lindas que já li, fazia tempo que eu não marcava tanto quote em uma leitura.

Ashley por sua vez se mostrou uma personagem além da média. Ela não se faz de coitadinha por conta de sua situação, pelo contrário, mesmo nos momentos mais difíceis ela encontra forças para apoiar Ben. E mesmo em meio a fome e ao frio seu senso de humor é um ponto forte para reconfortá-los na situação precária a qual se encontram.

E então aconteceu algo que nos rachou e nos despedaçou. Deixou-nos desarticulados, em estilhaços. Alguns de nós se quebram em cem pedaços. Outros, em 10 mil. Alguns cacos têm contornos com contrastes nítidos. Outros, matizes esmaecidos de cinza. Há quem descubra que lhe faltam pedaços. Outros, que têm cacos além da conta.

Embora toda a trama se desenvolva apenas com dois personagens, vale ressaltar que a leitura é extremamente fluída, e que a curiosidade para saber o desfecho da história nos faz devorar cada página.

Mas mesmo acompanhando cada passo de Ben e Ashley e torcendo por cada barreira física e emocional que ambos precisaram enfrentar, eu nunca imaginaria o desfecho escolhido pelo autor.

Confesso que fiquei sem chão e precisei reler os últimos acontecimentos para ter certeza de que aquilo realmente estava acontecendo. E foi surpreendente, emocionante e certamente um final digno de filme, eu mal posso esperar para conferir a adaptação do livro que trará Kate Winslet e Idris Elba nos papéis de Ashley e Ben.




Depois daquela montanha com sua capa singela e sua história de tragédia me surpreendeu mostrando que existe muito mais por trás dessa trama. O que eu encontrei foi um verdadeiro convite a uma história de persistência, otimismo, entrega, escolha e aceitação. Leiam!

16 comentários

  1. Puxa, é impossível ler uma resenha assim e já não colocar o livro na lista de desejados na mesma hora!
    A princípio, achei que fosse só um romance,mas nada a ver. É algo que vai muito mais a fundo na vida dos personagens. São suas vidas, literalmente, jogadas ali, na montanha.
    E uma adaptação trazendo Idris é pra matar qualquer um do coração..
    Adoro o trabalho dele!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei sabendo que esse livro ira para as telinhas, confesso que tem certos livros que prefiro ver o filme do que ler, este é um. Também estou curiosa para ver esses dois atores que eu tanto admiro interpretando esses papeis tão intensos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não sabia que esse livro ia ser adaptado. Fiquei ainda mais animada...haha' já tinha lido algumas resenhas sobre ele antes, e o pessoal pareceu gostar bastante. Fico feliz em saber que a leitura fluiu normalmente para você, e que o desfecho te surpreendeu. Espero gostar também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já li muitas resenhas positivas desse livro e todas elas me deixam com mais e mais vontade de conhecer a história que tem uma premissa muito instigante. Gostei de saber que o desfecho te surpreendeu pois isso é algo que me agrada muito nos livros.
    Não sabia que a obra seria adaptada e gostei da escolha dos atores. Espero que seja uma adaptação bem feita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de reconhecer a força da trama deste livro, sinto que ainda não é meu momento para ler ele. Estou procurando histórias mais leves por enquanto, mas a dica está guardada. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Uau, que história. Estou louco para saber o fim dela!

    ResponderExcluir
  7. Que resenha!!
    Sempre via essa capa, mas nunca tinha lido algo sobre a história. A premissa é incrível, e pelos seus comentários, o final é algo muito imprevisível. Amooo finais surpreendentes! Dica mais que anotada! Fiquei super curiosa para saber qual será o desfecho dessa história.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Que resenha!!
    Sempre via essa capa, mas nunca tinha lido algo sobre a história. A premissa é incrível, e pelos seus comentários, o final é algo muito imprevisível. Amooo finais surpreendentes! Dica mais que anotada! Fiquei super curiosa para saber qual será o desfecho dessa história.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii Glaucia, tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro com uma história envolvente e de nos fazer chorar diante do enredo. Sua resenha ficou incrível e como tendo bastante comentários positivos, quero ler futuramente, dica anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  10. Que bom que o final foi surpreendente para você, se isso tivesse acontecido comigo com certeza teria achado o livro ainda mais emocionante e envolvente. Bem no início eu já sabia como terminaria. Mas mesmo assim gostei bastante da leitura, só não tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Gente esse livro já me conquistou, ele já havia me conquistado pela capa, mas a historia é muito forte pela sua resenha me vi querendo ler ele afora, não sei se devo ter tantas expectativas mais quero muito ler, adoro livros de superação e tals, não gosto muito de personagens que se fazem de coitadinha mais tudo bem. Adorei a resenha.

    Beijos
    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Esse livro foi resenhado no meu blog por minha resenhista que amou a história, pretendo ler antes de ver o filme, pois amooo a Kate e tenho certeza que vai ser um baita filme.
    A premissa é muito interessante adoro livros que trazem reflexão e superação, isso sempre me emociona e sempre levamos algo de aprendizado para a vida. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  13. Oi, Glaucia
    Que bom saber que gostou assim do livro. Parece ser mesmo uma leitura instigante. Gostei desde o lançamento.
    Só estava desatualizada quanto a adaptação, nem sabia. Adoro a atriz. Fiquei mais curiosa para ler agora.

    ResponderExcluir
  14. Olá, fico feliz que a leitura tenha te apreciado tanto assim. Vi muitas resenhas já do livro, e gosto da trama, da forma como os personagens irão superar ou tentar superar as adversidades que os assolam durante o desenvolvimento do enredo. Gostei muito de sua resenha, você conseguiu explanar tudo com uma boa maestria.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Esse livro ultimamente andou me chamando muito a atenção e estou com bastante vontade de ler. Fiquei bem curiosa com o desfecho que você falou, por ser uma coisa tão inimaginável assim, acho que vale a pena realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de spoiler... Mas está difícil de achar desse livro😔

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥