01 janeiro 2020

Resenha - O Saci, Monteiro Lobato


Livro: O Saci 
Autor(a): Monteiro Lobato
Editora: Companhia das letrinhas
Páginas: 88
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

O saci é um dos mais icônicos livros do universo do Sítio do Picapau Amarelo. É nessa história que a temida Cuca aparece pela primeira vez, além de tantos outros personagens do folclore brasileiro. Ao lado de um saci arteiro, mas com bom coração, Pedrinho embarca em uma aventura pela floresta nos arredores do sítio para salvar sua prima Narizinho das terríveis garras da bruxa Cuca. Esta é uma das primeiras narrativas de Monteiro Lobato, um dos nomes mais consagrados da história da literatura infantojuvenil brasileira. Esta nova edição de luxo, organizada por Marisa Lajolo, vem acompanhada por um texto introdutório que explica o contexto cultural da época de publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz também notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, além de ilustrações que reinterpretam a turma do Sítio e os personagens do folclore brasileiro.

saci, escrito por Monteiro Lobato é uma obra extremamente sensível e que traz várias reflexões sobre como vivemos com o meio ambiente. Essa edição da Companhia das letrinhas, assim como no livro anterior traz um pequeno texto explicativo sobre o período em que a história foi escrita e o que estava se passando na época para Monteiro trazer tais reflexões.

Com base no folclore brasileiro temos Pedrinho capturando um Saci e assim se metendo numa grande aventura. Nosso protagonista resolve passar uma tarde na floresta mas acaba perdendo a hora e se colocando em apuros, para se ver livre das ameaças que vem com o cair da noite numa floresta ele faz um acordo de libertar o Saci em troca de proteção e conhecimento sobre as matas.

Em vários diálogos entre Pedrinho e o Saci temos como se fosse uma competição de quem é mais esperto, os humanos ou os animais e criaturas das florestas, Saci dá várias aulas sobre ecologia e ainda conhecemos as lendas que moram ali, como Iara, curupira e a famosa vilã Cuca.

É um livro curto mas valeu cada página e cada conhecimento adquirido, é um ótimo livro para crianças na faixa de seus 10 anos e adultos que querem algo simples para relembrar a infância. Espero que Monteiro tenha usado mais vezes os personagens dessa historia em outros livros porque são maravilhosos e sábios.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥