18 novembro 2021

Resenha - A Metade Perdida, Brit Bennett



Livro: A metade perdida
Autor(a): Brit Bennett
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

As irmãs Vignes são gêmeas idênticas. Quando, aos 16 anos, resolvem fugir de casa, elas não fazem ideia de como isso vai alterar suas trajetórias. Mais de uma década depois, uma delas volta para a cidade natal — uma comunidade negra no sul dos Estados Unidos obcecada por novas gerações de pele cada vez mais clara —, e o choque não poderia ser maior. Porque ela não apenas chega sem a irmã, mas com uma criança. Uma criança de pele muito escura. Para as gêmeas, a separação não significou apenas o rompimento de um laço sanguíneo. Elas se encontram em pontos muito distantes em uma sociedade racista: enquanto uma se casa com um homem negro e é obrigada a retornar ao lugar de onde escapou tantos anos antes, a outra é vista como branca, e o marido branco não faz ideia de seu passado. Ainda que separadas por milhares de quilômetros — e incontáveis mentiras —, o destino das duas permanece interligado. E o que acontecerá quando os caminhos de suas filhas acabarem se cruzando também? Ao reunir diversos núcleos e gerações de uma mesma família, do extremo sul dos Estados Unidos à Califórnia, entre os anos 1950 e 1990, Brit Bennett constrói uma história emocionante, que também analisa de forma brilhante conceitos como passabilidade e colorismo. A metade perdida trata de questões raciais, explora a influência duradoura do passado em nossas vidas — seu poder de moldar decisões, desejos e expectativas — e apresenta as razões pelas quais algumas pessoas se sentem compelidas a se afastar de suas origens.Aqui vamos conhecer Nina e seus três irmãos Kit, Jay e Hud, filhos da estrela do rock Mika Riva. Os irmãos têm, como tradição, fazer uma grande festa anual no final do verão, na mansão de Nina em Malibu, na Califórnia. Só que esse ano será diferente de todos os outros anos anteriores. Nina é surfista e modelo famosa, mas acabou de se separar do marido, Brandon, um tenista famoso. Jay é surfista. Hud é fotógrafo e carrega um segredo que pode abalar a união dos irmãos e Kit, a caçula, só quer beijar um rapaz para descobrir do que realmente gosta.



Essa é uma história predominantemente sobre colorismo, racismo e preconceito.

Desiree e Stella são irmãs gêmeas e de origem pobre que, até a adolescência, moravam em Mallard, no sul dos EUA. Na infância, Stella sempre almejou estudar e ser professora. Desiree, mais agitada, sonhava em ser atriz e sair de Mallard para uma cidade grande. Aos 16 anos, após alguns desentendimentos, Desiree decide fugir com a irmã da pequena cidade em que moravam para Nova Orleans.

Mallard é uma comunidade em que seus moradores são negros de pele clara. Eles perpetuam essa tradição de geração em geração porque, para eles, quanto mais claro o tom da pele, melhores e mais bonitas as pessoas seriam.

Em Nova Orleans, a vida das irmãs toma rumos diferentes: Desiree se casa com um homem negro e tem uma filha negra. Stella descobre que pode se passar como uma pessoa branca, se casa com um branco e tem uma filha branca. Desiree, sofrendo violência doméstica em casa, resolve largar o marido e voltar para sua cidade natal com a filha.

De volta a Mallard após anos, ela vai morar com a mãe e a filha, mas os moradores da cidade passam a comentar sobre o tom de pele de sua filha, que é muito escura para os padrões da cidade. Desiree passa a sofrer bullying, perde oportunidades na vida e torna-se uma pessoa insegura.

A trama tem uma linha temporal que vai de 1960 até 1990. Narrados em terceira pessoa, os capítulos são longos, mas com uma escrita muito inteligente que aos poucos vai prendendo a atenção do leitor. A história aborda temas pesados para a época como racismo, preconceito, colorismo, transfobia, pansexualismo, abuso sexual, violência doméstica e depressão. Uma história que mostra bem como as irmãs se tornaram completamente diferentes por causa do meio em que viveram.



 


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥