19 novembro 2021

Resenha - Ada ou Ardor, Vladimir Nabokov


 
Livro: Ada ou Ardor
Autor(a): Vladimir Nabokov
Editora: Alfaguara
Páginas: 608
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Ada ou ardor é um dos romances mais ambiciosos de Vladimir Nabokov. Com uma narrativa de fôlego, carregada de lirismo, o autor arquiteta uma história complexa e fluida, que nos leva através das lembranças de Van Veen em sua tentativa de reconstruir a história de amor que viveu com a prima, Ada. Ada ou ardor reconta a duradoura relação de amor entre dois primos, Ada e Van, desde o primeiro encontro na Mansão de Ardis, em uma "América de sonho", e ao longo de oitenta anos de arrebatamento, viagens através de continentes, separações e recomeços. Ao narrar essa história trágica e idílica, Nabokov reinventa a própria vida. Não estamos mais na Terra, mas na Antiterra, uma espécie de espelho distorcido de nossa realidade. No mundo nabokoviano, entre outras coisas, fala-se russo nos Estados Unidos, e os telefones são movidos a água, depois de o uso da eletricidade ter sido proibido. Nessa realidade recriada, Nabokov mescla uma série de referências e estilos para narrar uma história de amor interdita, emocional, que foge a todos os padrões convencionais.

Ao longo dos anos li muitas críticas positivas sobre o romance Lolita de Vladimir Nabokov, motivo pelo qual minha vontade de conhecer a escrita do autor sempre foi grande, e esse ano finalmente pude conhecer Ada ou Ardor, outra obra do autor que foi relançada em uma belíssima edição pela Editora Alfaguara.

Desde muito jovens, Ada e Ivan vivem uma história de amor que foge do habitual, ela com 12 e ele com 14 anos de idade. Ambos acreditam serem primos, mas logo no início da história fica claro para o leitor que se trata de uma relação incestuosa, afinal Ada e Ivan são irmãos e isso ocorreu devido uma traição da mãe de Ada. Contudo, esse fato não será um impeditivo para o nascimento dessa paixão.

Outro ponto importante de citar é que a obra é ambientada em um mundo paralelo denominada Antiterra, que apesar de possuir algumas semelhanças com nosso planeta, também possui suas diferenças, como por exemplo, o fato de se falar russo nos Estados Unidos.

A história é narrada por Ivan, personagem que possui ideias e pensamentos que muito me desagradaram acompanhar, principalmente em relação às mulheres. Motivo pelo qual essa leitura se tornou difícil para mim. No entanto, adorei acompanhar Ada e sua liberdade para tomar decisões.

Confesso que essa não foi uma história fácil de me manter envolvida, afinal em muitos momentos o enredo se tornou confuso e cansativo. Minha primeira experiência com Nabokov não foi o que eu imaginava, mas sem dúvidas a leitura despertou as mais variadas emoções, o que provavelmente era a intenção do autor.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥