22 novembro 2021

Resenha - O Tempo Entre Costuras, María Dueñas



Livro: O tempo entre costuras
Autor(a): María Dueñas
Editora: Planeta
Páginas: 480
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

O maior best-seller de María Dueñas, com mais de 100 mil exemplares vendidos, agora em edição especial com capa dura. Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o país por aquele novo amor. Mas o destino lhe reserva uma série de surpresas, a começar pelo desaparecimento de Ramiro pouco depois de chegarem ao Marrocos. A partir daí a jovem se converte, quase sem se dar conta, numa peça-chave na luta contra o fascismo europeu – da ditatura franquista em sua Espanha natal ao nazismo na Alemanha. Comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa envolvente e pela imaginação ao combinar fatos e personagens reais com ficcionais, María Dueñas conta em O tempo entre costuras uma aventura apaixonante, na qual os ateliês de alta costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.

A trama acontece tendo como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) que nada mais foi que uma prévia da SGM.

Eis um contexto histórico: após a destruição causada pela PMG, a Espanha viu emergir os republicanos reivindicando direitos e melhores condições de vida, desagradando os conservadores os quais se opuseram duramente; entre estes a Igreja Católica, nacionalistas, forças do exército e o partido da Falange, que era um braço fascista espanhol. Resumidamente foi um conflito de interesses entre os da direita e os da esquerda.

Os Conservadores foram apoiados pela Itália e pela força aérea alemã; em contrapartida, a frente popular teve apoio das brigadas internacionais formadas por voluntários que se identificavam com a causa progressista.

Com o apoio de tropas nazistas e fascistas, os conservadores conseguiram assumir o poder iniciando a ditadura fascista do General Francisco Franco. Sendo assim, a Espanha se fortalece quando Hitler e Mussolini estabelecem tal regime lá.

Nesse ínterim conhecemos Sira Quiroga, uma jovem e habilidosa costureira que deixa sua família ao se apaixonar por Ramiro e juntos vão para Marrocos.

Pouco tempo depois, sozinha e responsabilizada por dívidas alheias, se muda para Tetuán, capital do Protetorado Espanhol em Marrocos, onde conhece pessoas influentes e, a partir daí, torna-se peça fundamental na luta contra a ditadura de Franco.

Sira Quiroga assumirá as rédeas de seu futuro ao aceitar uma falsa identidade, mas com ela virá um “compromisso no qual tecidos, pontadas e moldes de seu ofício se tornarão na fachada de algo muito mais turvo e perigoso, onde as conspirações políticas e as missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.”

Esse romance histórico e de espionagem tem sua continuidade em um novo exemplar cujo nome é Sira e nele descobriremos o que, de fato, aconteceu à personagem principal após sua colaboração ao Serviço Secreto Britânico, bem como a outros como Dolores, sua mãe; Candelaria, a muambeira; e Marcus Logan, seu mais recente “novo amigo”.





Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥