23 novembro 2021

Resenha - Escola de contos eróticos para viúvas, Balli Kaur Jaswall



Livro:
Escola de contos eróticos para viúvas
Autor(a): Balli Kaur Jaswall
Editora: Essência
Páginas: 405
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto, após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres. Quando chega lá, percebe que as viúvas sikh que serão suas alunas precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas... e não contos literários. Frustrada, Nikki duvida que seja apta a essa tarefa. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, Nikki percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, suas alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Logo, Nikki e as viúvas embarcam em uma jornada juntas, contando e escrevendo essas histórias que estavam guardadas dentro delas.
Nikki é filha de imigrantes indianos e carrega consigo crenças e tabus. Ela tenta escapar dessas crenças, mas quando seu pai morre repentinamente, resolve largar a faculdade de Direito, ir morar sozinha e trabalhar em um bar. Nikki fica nesse emprego até que surge uma vaga para dar aula de escrita criativa para viúvas punjabis que não sabem ler e nem escrever e com uma proposta de que, ao final do curso, organizem um volume para ser publicado.

Logo no primeiro dia de aula, Nikki descobre que as aulas seriam para aprender a ler e escrever em inglês porque suas alunas não são alfabetizadas. Nos encontros que ocorrem duas vezes por semana à noite, em uma sala do Templo de Southall no coração da comunidade Punjabi, as viúvas contam sobre os seus desejos e fantasias sexuais. À medida que Nikki vai conhecendo melhor suas alunas, ela vai se envolvendo com a comunidade e se interessando pelos segredos que elas guardam enquanto as viúvas encontram nas aulas um espaço para compartilhar, acolher e até mesmo ter sororidade.

Em uma história com grande riqueza cultural, além dos contos, a autora traz um suspense com um fato ocorrido com uma das viúvas. A trama aborda a cultura indiana e a vida desses imigrantes em Londres com seus dramas pessoais. Fala também sobre família, amizade e crescimento pessoal. Uma história sobre o empoderamento feminino, libertação de sonhos e vontades e descoberta de que as mulheres quando se unem são mais fortes.

"Histórias não são responsáveis por corromper ninguém. Elas dão às pessoas uma chance de vivenciar coisas novas."







Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥