29 outubro 2021

Resenha - Sombra e Ossos, Leigh Bardugo



Livro: Sombra e ossos (Grishaverso #1)
Autor(a): Leigh Bardugho
Editora: Minotauro
Páginas: 288
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Em um país dividido pela Dobra das Sombras e com uma corte repleta de pessoas magicamente poderosas, Alina Starkov poderia ser considerada uma garota comum. Ela é órfã e cresceu ao lado do melhor amigo Maly, por quem nutre sentimentos além da amizade. E por serem comuns, ambos se juntaram ao Primeiro Exército, ela como aprendiz de cartógrafo e ele como rastreador.

Enviados em uma perigosa expedição rumo à Dobra das Sombras, Alina e Maly sabem que precisam cuidar um do outro, afinal, a Dobra é habitada por volcras, seres da escuridão que se alimentam de mortais que ousam cruzar esse espaço sombrio e que impactam negativamente no comércio de Ravka, já que existe a necessidade de fazer a travessia para contatar cidades vizinhas.

Como aprendiz de cartógrafa, Alina precisa fazer um mapa detalhado da Dobra, no entanto, quando a travessia da embarcação é interrompida por um ataque de volcras e Maly se vê na mira de uma dessas criaturas aladas, a última coisa que ela consegue pensar é em fazer anotações e desenhos. Desesperada para salvar o amigo, Alina desperta um poder que jamais imaginou possuir. Ela é na verdade a Conjuradora do Sol, um espécime rara de Grisha. A única capaz de libertar Ravka e eliminar a Dobra das Sombras.

E é esse poder que chama a atenção de Darkling, o líder dos Grishas, motivo pelo qual Alina será enviada para a cidade do rei, onde irá ser treinada como a Grisha que nasceu para ser e aprenderá sobre seu dom recém-descoberto. O que ela não imagina é que seu poder trará esperança para o povo, mas também colocará sua cabeça a prêmio.

Narrado pela perspectiva de Alina, a obra de Leigh Bardugo é leve e envolve o leitor em sua mitologia fantástica desde a primeira página. Outro ponto que vale ressaltar é o mistério inserido na trama, bem como as motivações dos personagens, o que coloca em dúvida por alguns instantes a relação de bem e mal existente nessa história.

O final me surpreendeu, principalmente quando acontece uma grande reviravolta no enredo, mudando algumas perspectivas sobre a história e sobre alguns personagens. Terminei o livro apaixonada pelo Grishaverso e ansiosa pelas continuações.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥