08 outubro 2014

Resenha - Silo, Hugh Howey

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de
sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas.
E talvez seja a última.



SÉRIE: Silo #1
AUTOR: Hugh Howey
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 500
ADQUIRA: Fnac | Submarino | Americanas
Adicione no SKOOB




Em um mundo extremamente devastado, onde o simples fato de respirar ar puro já não é possível, vive uma sociedade confinada dentro de um Silo. Sem qualquer expectativa de sair na busca de outros horizontes, seus moradores são obrigados a viver com duras regras, onde qualquer pensamento voltado para sair do Silo é punido com a famosa limpeza dos sensores de segurança que se encontram fora dessa realeza. O único problema é que ninguém nunca voltou dessa limpeza... Pelo menos até agora.

O Livro inicia com a história do xerife Holston, que após perder sua esposa a três anos para a limpeza de sensores, decide por conta e risco se voluntariar a sair do Silo para também fazer tal limpeza. Holston acredita que lá fora encontrará sua amada esposa e descobrirá que a realidade fora do Silo é outra em relação a que costuma ser pintada dentro dele. Porém as coisas não acontecem como o xerife imaginou, fazendo com que Holston nunca mais retorne para o Silo.


As coisas estavam mal, de alto a baixo. Um grande conjunto de engrenagens tinha saído do lugar. (pág. 187)

Com a perda do xerife Holston, a Prefeita e o delegado precisam nomear um novo substituto para o cargo. E para entrevistar a candidata mais adequada eles decidem viajar até o nível mais baixo do Silo – a mecânica, em busca de convencer Julliete a aceitar sua proposta. E é exatamente neste instante que a história se torna cansativa e arrastada. O autor descreve toda a descida e subida da velha prefeita e do delegado aos mais de 100 andares do Silo, o que em momento algum acrescentou grandes acontecimentos a história. Acredito que um terço da narrativa desta descida já seria capaz de passar a ideia de tudo que o autor estaria querendo nos dizer.

Silo tem uma ideia muito bacana para ser explorada, porém acredito que o autor se perdeu em meio a tantos detalhes, deixando cenas que mereciam um grande desfecho passar despercebidas e deixando muitas vezes de explicar como algumas coisas podiam existir dentro de um Silo que deveria ter um mínimo de limitações possível. Minha sensação era de que ali tudo era possível em termos de tecnologia, alimentação e tudo o mais, porém isso não entrou na minha cabeça.

O livro começa a melhorar quando Julliete é enviada para fora do Silo, onde deverá fazer a limpeza dos sensores antes de partir, porém Jules não faz a limpeza, gerando uma grande confusão na mente dos moradores daquela sociedade e ocasionando o levante que fará com que algumas reviravoltas aconteçam na história.

Jules, não tema. O presente é de cair na risada. A verdade é uma piada e eles são bons no Suprimentos. (pág. 203)

Embora cansativo, Silo é um livro inteligente e com uma boa dose de mistérios. Indico para quem curte distopias.

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

29 comentários

  1. Oi Gláucia, tudo bem?

    Eu comprei Silo na compulsão e me arrependo muito. Eu até quero ler o livro, mas estou com uma enorme preguiça. Você falando que o livro é cansativo me desanimou mais ainda... Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Glaucia.
    Vou ser sincera e falar que não li a sinopse. Atualmente estou lendo Silo - na parte onde Jules acabou de sair do Silo - e não gosto de ler resenhas para não acabar mudando o meu julgamento sobre o livro.

    Não pude deixar de espiar o final, onde você cita que o livro é cansativo e de fato, apesar de estar amando a história eu leio poucos capítulos por dia pois parece que minha cabeça começa a pesar. Tem muitos detalhes e me irritou a jornada da prefeita com o delegado até o nível que Jules trabalhava.

    Vi que em breve tera um filme e estou ansiosa para ver a adaptação.

    bjs
    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Página pessoal:
    . Fbook

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia, tudo bem?

    Mesmo você tendo achado o livro um pouco cansativo, eu estou muito animada com essa leitura... por se tratar de uma distopia que não envolve adolescentes já tinha me chamado atenção, e por ver toda a estrutura do Silo... mas bem, concordo que as vezes o autor pode acabar deixando de envolver cenas que são mais importante, por ficar descrevendo tantos detalhes que as vezes não acrescentam muita coisa a narrativa. Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Ooi tudo bom???
    Não leria esse livro pois já vi que é cansativo a leitura, muitos detalhes as vezes atrapalha em vez de enriquecer a historia. Gostei da resenha mais não mi deu muita animação para le-lo, apesar de ter ficado curiosa para saber o que acontece com Jules... o.O

    ResponderExcluir
  5. Oi :)
    Nossa desde o lançamento tenho muita vontade de ler esse livro, mas com sua resenha, meio que já não quero tanto !
    Beijos, Polliana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia, tudo bom? Confesso que esse livro não tinha me chamado atenção. Por isso nem fui atrás dele. Acho que essa é a primeira resenha que leio dele. Gostei bastante e o livro me lembrou o filme "A Vila", que eu gostei muito. Vou dar uma chance a ele depois da sua resenha, rs.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  7. Me pareceu meio confuso em certa parte, por exemplo nessa coisa de 'limpeza', mas eu gosto de fantasias, ainda mais num mundo que esta cada vez mais poluido nema acho assim tão impossivel isso de ser horrivel a sobrevivencia, pelo visto o livro se enrola na busca do xerife e da integraçao de outro no comando.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Glaucia. Tudo bem? Já li o livro e gostei bastante e, até por isso, discordo um pouco da sua avaliação. É claro que isso é muito pessoal e o que funciona para alguns não funciona para outros, isso em todos os gêneros. Para mim funcionou perfeitamente bem.
    Não acredito que o autor tenha se perdido, ele apenas explorou muito o espaço, o que era necessário para uma perfeita ambientação e explicação. E não é que tudo é possível, mas quase toda a tecnologia relatada no livro já existe, até mesmo a criação de plantas em ambientes fechados, de animais, reaproveitamento de água, ar e etc.
    O começo do livro eu achei meio pesado, arrastado, mas isso é necessário para nossa ambientação, acredito. Afinal é uma distopia e o mundo já é diferente do que conhecemos.
    Não vou me alongar muito, senão isso vira uma resenha e não um comentário. haha
    O bom da literatura é isso, a possibilidade das mais diversas análises, opiniões e observações.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você em relação à ambientação ser necessária, mas tanto detalhamento tornou a leitura cansativa demais. O autor poderia ter focado em explicar detalhes mais interessantes e não ficar detalhando o tempo inteiro como era cansativa as decidas e subida pelas escadarias do Silo. Não achei o livro e nem a história ruim, tanto que dei 4 estrelas, mas acredito que se esses detalhamentos excessivos não estivessem presentes, eu teria dado nota 5. No mais, a história é bacana, só é arrastada.

      Excluir
  9. Ola Glaucia so subir e descer já me cansei rss , uma pena que a leitura se tornou cansativa . Muitos detalhes perdem o foco que é prender ao leitor com fatos interessantes e emoções. Vou deixar passar a leitura dessa vez . beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  10. Eu já havia visto outras resenhas do livro, e realmente ele me parece ser bem interessante.
    E mesmo a leitura sendo um pouco cansativa, eu daria uma oportunidade a ele.
    Pois a história parece valer a pena.
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  11. Esse livro fez meu olhinho brilhar na Turnê, quando falaram dele. Eu ia comprar na Bienal, pro gato do Hugh autografar, mas não rolou. Ainda quero ler pra descobrir que diachos tem do lado de fora do silo. Me conta? =D
    Acho que ele deu uma enrolada porque era livro de Amaxzon, autopublicação, ele não tinha uma orientação na época.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Eu lembro quando lançou esse livro que todo mundo tava falando dele e eu queria muito, ainda quero!
    Desanimei um pouco quando vc disse dos detalhes, aconteceu em Roleta Russa e eu quase desisti :(
    Mas acho que vale a leitura...


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Eu tenho muita vontade de ler Silo, mas seus comentários negativos me desanimaram um pouco principalmente por conta do autor se perder nos detalhes da própria história, sem falar que o livro é enorme pra perder tempo. Mesmo com suas ressalvas o livro ainda está na minha lista dos desejados, mas acredito que irei demorar ainda um bocado de tempo pra poder ler.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Glaucia.
    Eu adoro distopias, e só não Silo ainda por falta de tempo, e ao terminar de ler sua resenha, descobri que foi até bom.
    Pena que o autor se perdeu e não valorizou algumas cenas, e deu crédito demais ao que não valia a pena.
    Não tenho paciência pra narrativas arrastadas, portando ainda continuo querendo conhecer esse mundo distópico, mas agora sem pressa e sem grandes expectativas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Já várias resenhas de Silo, e minha vontade de ler o livro só aumenta com cada resenha lida, seus comentários não me desanimaram, me frustaram um pouco, mas a vontade de ler é muito grande hahah! Amo essa capa, ela é bem diferente de outros livros.

    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Puxa, pena que você achou o livro cansativo. Amo distopias e estou louca para ler, curti a premissa e o autor é tão lindo e gentil que faz a gente querer ler mais ainda. Pelo menos você achou o livro inteligente, é um bom começo. E uma boa dose de mistérios também não faz mal a ninguém.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Lembro quando o livro foi lançado, fiquei com muita vontade de ler. Porém, as resenhas que vi, a opinião é predominante. Vi vários comentários sobre a narrativa ir e voltar para mostrar o ponto de vista de mais um personagens sobre a situação. Acho que esse tipo de coisa, deixa e leitura confusa e arrastada. Silo, deixei para ler mais para frente. :/

    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei esse livro e fiquei super feliz, pois a história dele me chamou a atenção, não sou lá de ler muito distopias, mas quero muito conseguir tempo para ler Silo, o problema é que por ele ser mais gordinho eu deixo ele de lado :c Mas eu lerei ele kkkk E quanto a ele ser cansativo, eu vi muitas pessoas comentarem isso também, mas isso vai de pessoa para pessoa, pode ser que para mim a leitura seja bem fluida e nada cansativa.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Flor! Tudo bom?
    Sua resenha vai ser a primeira que vou ler sobre o livro. Estou ansiosa, porque fiquei com o pé um pouco atrás e no fim não gostar da história, mas vamos lá! Me interessa muito quando temos ai, uma história que acontece em um tempo até futurista, onde uma devastação chega e todos precisam se organizar em um lugar para a salvação. Mas o pior é sempre as regras, não é mesmo? No fim, só o pior acontece, mas por sorte, contamos com um herói, capaz de sair da proteção e ir em direção para o desconhecido.
    Ah, sabia que tinha algo ai, e odeio quando o autor entra em muitos detalhes, porque ai, ele é obrigado a continuar, ai não tem leitor que aguente! Adorei sua resenha e principalmente sua sinceridade <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  20. Olá Glaucia,

    Lembro que logo no lançamento de Silo a editora disponibilizou o primeiro capítulo para os seus leitores poder avaliar se valia ou não a pena. Bom, eu li. Mas não gostei, achei uma leitura paradona e um tanto simplista. Então, desde esse dia me desmotivei para ler o livro por completo. E não, não acho que tenha sido um julgamento cego (por apenas um capítulo), já tive outras experiências do tipo e adorei o livro no momento. Já vi outras resenhas tanto positivas quanto negativas e também no meio termo.
    Embora eu adore distopias essa foi uma que não me conquistou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!

    Tenho um amigo que adorou esse livro. Eu realmente acho que ele vai me agradar, mas msm assim fico com um pé atrás antes de comprar :/ mas quem sabe depois em compro.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  22. Poxa, no começo quando foi lançado eu queria muito ler ele...agora sei la perdi oi interesse !!!

    ResponderExcluir
  23. Tenho que ser sincera que nunca tinha ouvido nem falar do livro, e agora lendo um pouco de sua resenha, não tenho muita vontade de lê-lo, afinal eu não curto muito livro parado, eles logo me cansam, mesmo eu me esforçando muito pra continuar lendo-o.

    ResponderExcluir
  24. Olá. Não me interessei muito pelo livro não, ou eu estou cansada de mais para isso kkkkk
    Nunca tinha ouvido falar dele tbm,as vzs sou taooio desatenasa com os livros affs.

    bjs bjs.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não me atraio.

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não curti tanto assim o enredo dessa distopia... Já tinha ouvido falar muuuuuito bem desse livro, mas ainda não tinha procurado saber sobre ele, e ainda assim não me interessou o que ocorre na historia... Pode ser que eu esteja apenas cansada desse tipo de livro, mas não consigo imaginar uma sociedade vivendo dentro de um silo com as maiores regalias, e com mais de 100 andares... Esse eu vou passar... Quem sabe mais pra frente me bata uma curiosidade e eu leia...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  27. Ja vi muuito comentarios positivos em relação a esta obra
    por isso criou um serie de espetantiva em minha cabeça
    e tambem um vontade de ler enorme
    Com seu post não poderia ser diferente ! Historia continua
    chamado minha atenção e aumentado ainda mais meu
    interesse neste livro

    ResponderExcluir
  28. Oi Glaucia, tudo bem?
    Um amigo uma vez me falou deste livro, e consequentemente fez resenha dele. Eu não curto muito distopias, mas achei esta história fantástica. Tenho muita vontade de ler!! Volta e meia fico com vontade de compra-lo, mas está sempre tão carinho rs. Mas a vontade continua... está na listinha.

    Beijos, Vic

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥