08 dezembro 2018

Resenha - A Revolução dos Bichos, George Orwell


Livro: A Revolução dos Bichos
Autor(a): George Orwell
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 176
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

Em A Revolução dos Bichos somos apresentados a Granja Solar, uma fazenda que já teve dias melhores para o seu proprietário, o Sr. Jones e para os animais ali existentes, que se consideram cada dia mais escravizados e menosprezados pelos humanos que apenas usufruem dos benefícios da natureza sem jamais produzir ou dar algo em troca.

Cansados das condições que precisam enfrentar, os animais decidem se reunir para planejar uma revolução: Expulsar qualquer humano daquela pacata fazenda na Inglaterra e assumir o poder. Por serem considerados os mais inteligentes entre os bichos, os porcos Bola de Neve e Napoleão assumem o comando, arquitetando um plano infalível que colocaria a Granja em posse dos animais. Com o sucesso do ataque, os animais tomam as rédeas da fazenda e começam a trabalhar em harmonia para reestabelecer as colheitas na granja e melhorar as condições de vida precárias em que se encontravam.

Mas antes de tudo eles criam regras para manter a civilização entre os bichos, sendo uma das mais importantes à ideia de que todos os animais são iguais.

No entanto, com o passar do tempo e com a liderança dos porcos, alguns ideias começam a ser deturpados, colocando espécie contra espécie e tornando essa nova sociedade de animais tão injusta e cruel como outrora fora quando conduzida por humanos. Essa mudança de atitudes e a crueldade que ali se instala demonstra que o poder pode corromper a tudo e a todos.

A Revolução dos Bichos é considerado um clássico da literatura moderna e foi escrito por George Orwell no período da Segunda Guerra Mundial. Fazia tempo que eu desejava conhecer essa obra, por isso quando a Editora Companhia das Letras anunciou o lançamento dessa história em HQ, não hesitei em aproveitar a oportunidade.

Embora o livro tenha sido publicado em 1945, seu enredo é muito atual e durante a leitura é impossível não percebermos o quanto essa história se assemelha a nossa sociedade que tanto recorda essa sociedade animal retratada na obra de Orwell.

“Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.”

Esse é com certeza um livro que deveria ser leitura obrigatória em escolas. Certamente os conceitos de valores e conflitos aqui inseridos seriam pertinentes para desenvolvermos e criarmos formadores de opinião crítica desde cedo.

Em relação à edição, posso dizer que mais uma vez a Companhia das Letras fez um trabalho impecável, as ilustrações de Odyr agregam ainda mais valor e harmonia à história, tornando o exemplar uma verdadeira obra de arte que dá gosto de ter na estante. Leitura mais que recomendada para jovens e adultos.


4 comentários

  1. Olá Glaucia!
    De Orwell eu só li o livro 1984 e não curti muito a história. Acho que era muito nova na época e não tinha maturidade suficiente para entender todo o enredo político e ditador da história. A Revolução dos Bichos parece ser mais lúdico com os animais como protagonistas e por isso acho que a leitura seria mais agradável. A ideia de uma HQ é genial, principalmente para incentivar os jovens à leitura. Até eu me animei a lê-la nesse formato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Orwell é maravilhoso e apesar de eu ter muit pouco contato com suas letras, acho que este livro nunca esteve num tempo tão correto como agora! Aliás, bem após as eleições, ele voltou a ser assunto quase que obrigatório e lendo a resenha acima, a gente entende bem os motivos!
    Quero muio ler, ainda mais nesta edição primorosa e pelo que andei vendo, repleta de ilustrações. As Hq tem revolucionado o nosso mundo literário!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Orwell é um verdadeiro ícone da literatura que deve ser conhecido e apreciado por todas as gerações. Essa obra do autor possui uma complexidade que desafia os leitores a incorporarem-na na atualidade. Contudo, com a versão em HQ talvez a reflexão ganhe uma outra dimensão, porém sem perder a essência. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro faz mto tempo, e simplesmente amei! Orwell pois mais que tenha escrito muito tempo atrás nos remete a um assunto que é super tratado na atualidade.
    Não sabia dessa versão em HQ, parece ser muito interessante!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥