Livro: Não Confie em Ninguém
Autor(a): Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 352
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
O melhor livro de Charlie Donlea - até agora. O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o
namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.
O país parou quando a jovem Grace Sebold foi presa na ilha de Santa Lúcia, no Caribe, acusada de matar seu então namorado, Julian Crist. Os dois eram estudantes de medicina com um futuro promissor, mas então a tragédia aconteceu. Pouco tempo depois do crime, a polícia local fez de tudo para apontar Grace como culpada e logo ela foi condenada, sem chance de condicional.
Grace e Sidney fizeram faculdade juntas e ao longo dos 10 anos em que está presa, Grace mandou inúmeras cartas para a ex-colega, implorando por ajuda. Agora, Sidney decide que está na hora de reviver essa história e conquistar a audiência que tanto deseja, contando o que realmente aconteceu naquele verão em que Julian foi assassinado.
Junto de sua equipe, Sidney viaja para Santa Lúcia e começa a investigar os passos dos envolvidos na tragédia de 10 anos atrás. Seu novo projeto se chamará A Garota de Sugar Beach e vai ser produzido ao mesmo tempo em que ela vai reunindo provas, ou seja, o público vai descobrir as revelações quase ao mesmo tempo que a cineasta.
Contudo, Sidney sabe que seu dever é contar a verdade e pode ser que não seja aquilo que a grande audiência espera. Será que Grace é realmente inocente como alega? E se sim, será que depois de tanto tempo ainda existirão provas que possam inocentá-la?
Charlie Donlea foi um nome que se destacou bastante no mercado editorial nesse último ano. Após o estrondoso sucesso de A Garota do Lago e Deixada para Trás, a Faro apostou no autor e o trouxe para a última Bienal do Livro de São Paulo e lançou sua nova obra, Não Confie em Ninguém, quase simultaneamente com os Estados Unidos.
Eu li Deixada para Trás no começo deste ano e me apaixonei imediatamente pela escrita do autor. Então, quando a Faro ofereceu essa nova obra, não hesitei em solicitar. Só que a vida adulta fez com que eu precisasse postergar essa leitura por um tempo e só agora consegui fazê-la. O que posso dizer é que a cada dia estou mais apaixonada por esse autor.
Não Confie em Ninguém é um livro bem diferente de tudo que eu já li. Narrado em terceira pessoa, sob diversas perspectivas, vamos conhecer a fundo um crime que já teve seu desfecho, mas que ao que tudo indica culpou a pessoa errada. Charlie construiu muito bem o cenário e os personagens, dando importância para cada um deles e nada poderia me preparar para o que estava por vir.
Sidney é uma protagonista sensacional. O modo como ela percebe cada detalhe e como consegue captar cada nuance com uma câmera mostram todo seu potencial, mas seu maior destaque está na sua essência. Ela é uma mulher guerreira que precisa lidar com o machismo constante no próprio ambiente de trabalho e precisa provar seu valor a todo instante, mesmo mostrando a cada segundo que é melhor do que qualquer um que a critica.
Outro ponto positivo da leitura foi a aparição de uma personagem queridinha de Deixada para Trás. Quando conheci Sidney já a imaginei interagindo com essa pessoa e ver que Charlie também não só pensou como concretizou isso foi magnífico. Ver as duas frente a frente foi sensacional e eu gostaria muito de ter mais momentos como esse em outras obras do autor.
O final me deixou embasbacada até uma semana depois da conclusão da leitura. Quando o clímax começou a ser desenvolvido, Charlie pareceu guiar a história para um lado, mas depois inseriu uma grande reviravolta que derrubou todos os forninhos. Eu só consegui virar a última página e aplaudir o autor pela ousadia e pelo brilhantismo.
Não Confie em Ninguém é um livro instigante e mostra o quanto Charlie Donlea sabe o que está fazendo como autor. Se vocês ainda não leram nada dele, estão esperando o que? Se joguem nessa narrativa e sejam arrebatados por tramas repletas de mistério e investigação. Vale muito a pena!
Olá Glaucia!
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor. Estou meio por fora dos novos destaques do mundo literário atualmente. Mas adoro esse tipo de livro aonde somos desafiados a criar teorias e tentar descobrir a verdade. A trama é bem instigante mesmo, ainda mais por abordar um pouco sobre machismo e como a protagonista soube lidar com isso e se destacar no seu trabalho. Dica de leitura anotada para 2019.
Beijos
Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, mas comprei A garota do lago e pretende ler logo!
ResponderExcluirGosto muito de tramas com mistério e investigações e to louca para conhecer a escrita dele!
beijinhos
She is a Bookaholic
Sou apaixonada pelo trabalho de Charlie e não vejo a hora de poder conferir este novo livro do autor!
ResponderExcluirEle sem sombra de dúvidas vem deixando sua marca nos livros de investigações nos últimos tempos e com razão, tem agradado mais e mais fãs!
Este jeito único dele colocar todos como suspeitos e ao mesmo tempo, todos como inocentes é fantástico!
E pelo que li acima, mais uma vez, ele conseguiu seduzir e prender o leitor ao enredo.
O livro está na lista de desejados!
Beijo
Olá, ainda não conheço a escrita de Donlea, apesar de ter uma obra sua na estante que estou louco para ler. Como já era se imaginar, só há elogios para esse thriller do autor, o qual faz questão de brincar com a mente do leitor e o leva a criar várias teorias para depois desfazer todas elas com um desfecho surpreendente. E achei super legal essa aparição de uma personagem de outra obra, pois os fãs adoram esses cross-overs, né? Beijos.
ResponderExcluir