28 maio 2017

Resenha - Agora e para sempre, Lara Jean, Jenny Han


Livro: Agora e para sempre, Lara Jean (Para todos os garotos que já amei #3)
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Adquira: Saraiva | Submarino
Livro cedido através da parceria com a editora
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA AS RESENHAS DE PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI E PS: AINDA AMO VOCÊ.


Lara Jean amadureceu muito desde o dia que suas cartas mais secretas foram entregues aos destinatários. Ao longo do último ano, ela fez novos amigos, foi correspondida no amor, mas uma coisa que nunca mudou foi seu jeito sonhador. Em meio aos vários eventos que envolvem a turma de formandos, ela só consegue pensar que uma única mensagem a separa do futuro que ela planejou para si.

Quando era criança, ela esteve no campus da UVA diversas vezes. Sua família gostava ir prestigiar os eventos que eles ofereciam ou simplesmente iam até o campus para aproveitar o dia ensolarado fazendo piquenique em seus gramados. Lara J. acabou se apaixonando por cada cantinho daquele lugar e nunca conseguiu se imaginar estudando em outra universidade. Além disso, essa é uma das melhores instituições do estado da Virgínia e fica a apenas quinze minutos de casa. Perto o suficiente para ela voltar sempre que batesse a saudade.

A aprovação antecipada de Peter nessa mesma universidade, instiga ainda mais os planos de Lara J. Antes ela ficaria muito feliz apenas por estar perto da família, mas depois dos meses incríveis ao lado do namorado, a possibilidade deles ficarem a apenas um alojamento de distância a empolgava na mesma proporção. Mas se não tivesse um drama, não seria a vida de Lara Jean Song, não é verdade?

Nunca diga não quando quer mesmo dizer sim.

Quando a Jenny Han anunciou que essa história seria uma trilogia, eu realmente fiquei com medo. Os anteriores foram perfeitos, a história foi bem fechada... outro livro poderia ser a ruína de Lara Jean. Só que, como boa leitora apaixonada por essa personagem que sou, aguardei ansiosamente a chegada do livro e me joguei nele na primeira oportunidade.

O primeiro parágrafo trás todo o coração apaixonado da protagonista, deixo aos leitores uma promessa de que esse será o livro mais incrível da série. A verdade começa a aparecer em poucos capítulos. Por mais que história não deixe a desejar no quesito suspiros e mensagens importantes, a escrita da autora não apresentou a fluidez de sempre. Há muitas coisas acontecendo na vida da nossa Laranjinha e a autora trás os principais momentos para os leitores. Porém o resultado foram blocos de acontecimentos que, apesar de terem conexão, são apresentados de forma quase isolada.

Alguns desses momentos eram relevantes para a história, outros servem apenas para mostrar o tempo passando. É fácil entender a importância da decisão que Lara J. precisa tomar, não havia necessidade de apresentar diálogos aleatórios reafirmando isso. Há capítulos que fluem da maneira que estamos acostumados e percebi que, conforme a história avança, esse probleminha vai diminuindo, mas não há uma constância. O importante é que isso não prejudicou meu ritmo de leitura, que foi concluída em poucas horas. É muito amor em uma personagem só!

Acho que sempre vou me emocionar quando lembrar da história dessa garota que não tem vergonha de ser exatamente quem é. Ela poderia ser caricata, por conta de suas roupas fofinhas e seu lado oriental, mas é totalmente o oposto. A autora equilibra bem todas as vertentes da personagem e o resultado é que eu olho pra ela e quase me vejo no espelho. Está para existir personagem mais romântica e autêntica que Lara Jean.

É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?

Mantendo a característica que mais gosto em suas histórias, a autora apresentou alguns assuntos interessantes aos jovens, mas com os quais todos podemos nos identificar. Os conflitos familiares são os mais presentes na narrativa e é sempre interessante ver como as decisões de um integrante da família pode alterar toda a dinâmica dentro de casa. Porém meus dilemas preferidos foram sobre relacionamento a distância e a habilidade que todas as pessoas tem de saberem melhor do que o próprio, quais caminhos devem ser seguidos.

Eu já deixei claro nessa resenha o quanto sou apaixonada pela história da Lara Jean, mas outro elemento dessa série que tem totalmente meu coração são as capas. Confesso que fui atrás da modelo que posa em todas as capas e representa tão bem a a personagem. O nome dela é Helen Chin e eu perdi muito tempo no Instagram dela, mas praticamente não tem outras fotos das seções fotográficas. #chatiada

A edição do livro está impecável. A diagramação é simples, confortável para a leitura e também não encontrei nenhum erro de revisão.

Quem acompanhou toda a história da Lara Jean PRECISA ler esse livro. Mesmo tento me incomodado um bocado com a narrativa, amei o desfecho de sua história. Se você ainda não iniciou a trilogia, acomode-se com um bom bom chocolate quente e se prepare ter seu coração roubado.

Acho que vou dizer que tudo começou com uma carta de amor.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.

11 comentários

  1. Até agora não iniciei esses livros! Ahh, que chato isso =/
    Não fui com cara da história na primeira vez que vi porque já tinha lido coisa dela que me decepcionei um pouco, então fiquei com esse receio de uma nova história da autora. Mas confesso que depois de ver tantas coisas legais sobre esses livros fiquei bem mais animada para ler. E achei que seriam só dois! Fiquei bem surpresa quando anunciaram um novo livro. Porque pelo que falaram a história estava bem fechada mesmo, tinha tudo pra terminar perfeito porque foram dois livros bem feitos. Um terceiro poderia atrapalhar. Mas até que esse está parecendo bom também. Um jeito de fechar a história melhor, mostrar mais um pouco e ter essa ideia de um fim para a história da Lara. A personagem parece um encanto, gostei muito do vi dela. E ter esse fechamento da da vida dela, pra poder se despedir da personagem direitinho fica bem interessante pra quem gostou dos outros dois.
    Vou ver se consigo ler esses benditos alguma hora. Com certeza parece valer muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. Ainda penso em começar a minha coleção em breve desde a primeira resenha do primeiro livro que li eu quero conhecer a protagonista e saber o que acontece no final.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Amei a resenha, já tinha visto as capas dessa série mais nunca li nenhuma resenha. Gostei bastante da trama, a personalidade da personagem é incrível e maravilhosa, sempre decidida no que quer. Essa sim entrará para minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa trilogia é bem elogiada. Fiquei feliz de saber que esse volume não decepcionou, pois tenho receio dos autores estragarem o ultimo livro. A personagem parece ser um encanto de garota e passa por muitas coisas que nos leitores já passamos ou vamos passar. Acho as capas são muito fofas.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, li os dois primeiros livros da trilogia e mesmo tendo que dar uma chance ao primeiro por duas vezes, não me arrependo. É uma história bem juvenil,que traz todo o universo jovem. Dúvidas, famílias, amigas,namorados..e essa questão bonitinha de um "diário" feito de forma diferente!
    Não vejo a hora de poder terminar a saga de Lara e ver o quanto de minhocas ela pode criar em sua cabecinha!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Iniciei a leitura dessa trilogia, quando houve o lançamento do primeiro livro, e depois o segundo, e estava muito ansiosa para o lançamento do terceiro, que pelo visto segue a mesma linha dos anteriores, abordando temas adolescentes, que faz com nos leitores no identifiqueimos. Enfim, quero muito saber o desfecho da estória da personagem, mas também vai ser com muito pesar essa despedida, pois essa e uma das minhas leituras favoritas.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li!
    Preciso urgentemente comprar essa trilogia pq quase todo mundo fala bem! E amo romances então vou mesmo pegar um chocolate quente e me deliciar com essa história!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dreeh,
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita apaixonante da Jenny Han, mas desde a resenha do primeiro livro fiquei cativada pela Lara Jean. Que encanto de garota! Uma personagem sonhadora, envolvente e muito cativante. Estou ansiosa para conhecer a história da Lara J. e, acompanhar o amadurecimento dela ao longo dos livros. Pelo jeito o desfecho da trilogia foi satisfatório, quere ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi oi Dreeh ;)
    Estou doida pra ler essa série! Assim que entrar de férias vai ser por ela que vou começar *-*
    Além dessas capas serem maravilhosas, a leitura parece ser ótima...meu tipo de livro!
    E que bom saber que você amou a série!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi,li no fim do ano passado o primeiro livro e adorei, mas ainda não comprei a continuação, já li resenhas positivas sobre eles e confesso que não vejo a hora de poder ler os outros.

    ResponderExcluir
  11. Dreeh!
    Não tive oportunidade de ler os livros da autora onde a prrotagonista é a principal personagem, mas por ter tantos dilemas no cotidiano da família e trazer grandes lições, fiquei curiosa.
    Achei que seriam apenas livros de adolescentes e seus conflitos, mas vejo que estava enganada.
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥