31 maio 2017

Resenha - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, Claire North


Livro: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Autor(a): Claire North
Editora: Bertrand
Páginas: 448
Adquira: Saraiva | Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora
O livro mais intrigante que você pode achar sobre o ciclo da vida. Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome: toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes. Nada nunca muda... até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.” Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável.

história de Harry August se inicia em 1919, na Inglaterra, filho de uma emprega que morre durante o parto e de um nobre que desconhece sua paternidade, o menino é entregue para adoção a uma família com poucos recursos e cresce com as limitações e anseios de uma pessoa comum. Isso até ele morrer e renascer na mesma época, lembrando exatamente de tudo em sua vida passada.

Na segunda vida de Harry a incompreensão completa o faz se desesperar e agir como louco, ele não sabe o que está acontecendo, e logo é dado como tal sendo internado em um sanatório, onde pouco tempo depois comete suicídio.

Em sua terceira vida as coisas parecem ficar mais claras, seu único questionamento é o fato de viver, morrer e voltar exatamente para a mesma vida medíocre que sempre inicia sua trajetória, qual seria o propósito disso, qual seria seu papel no mundo? É solitária a trajetória de nosso herói em suas primeiras vidas, mas sua boa índole e visível até mesmo nos momentos mais difíceis.

Mas é somente quando encontra vestígios de um clube chamado Cronus, onde as pessoas também retornam no tempo com suas memórias do passado é que Harry percebe que não é único, ele não está sozinho.

Ao se juntar ao Clube Cronos, Harry compreende o significado e a importância de seguir as regras dos kalachakras (como são denominados). O clube não permite que nenhum de seus membros interfira no curso do tempo ou mude a história. Porém mesmo com todos os cuidados e regras, uma mensagem vem sendo transmitida do passado para o futuro constantemente entre os kalachakras jovens e idosos: O mundo está acabando, e quando essa mensagem chega até nosso protagonista, ele sabe que algo está errado e precisa agir.

Durante as primeiras quinze vidas de Harry August, vamos acompanhando suas participações em guerras, sua constante busca por conhecimento afim de compreender mais sobre sua existência e a busca de um traidor ligado ao Clube Cronus.

Acompanhar o nascimento do personagem sempre da mesma forma e sua passagem por uma infância decadente e triste é perturbador de se ler, então imaginem Harry passando sempre por esses momentos com a cabeça de duzentos ou quinhentos anos, era como se fosse um completo ciclo de maldição do tempo ao qual ele jamais poderia se livrar.

Quando me sinto otimista, prefiro acreditar que cada vida que levo, cada escolha que faço, gera consequências. Que eu não sou um único Harry August, mas muitos, uma mente trocando de vida paralela para outra, e que, quando morro, o mundo segue sem mim, alterado pelos meus feitos, marcado pela minha presença.

Contudo embora seu fardo não seja leve, Harry encanta o leitor desde a primeira página, e acompanhar essa jornada de descobertas e aprendizagem junto ao personagem é um verdadeiro deleite histórico, afinal muito do que é narrado durante a trama realmente aconteceu. Algo que me deixou completamente fascinada e encantada.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August foi um livro que inicialmente me chamou a atenção pela premissa, mas que me ganhou desde as primeiras páginas com sua trama bem elaborada, inteligente, cheia de desafios e aberta a diversas possibilidades.

Com sua escrita leve e fluída e repleta de detalhes históricos e mistérios, Claire North promete capturar a atenção do leitor. Leia!



- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.

10 comentários

  1. Simm. A premissa dele é muito instigante e chamou muito minha atenção.
    Nunca li nada parecido e adorei a ideia! Deve ser bem elaborado esse livro!
    Gostei. Uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    Já havia visto esse livro a premissa dele é incrível, super interessante essa forma de conta sobre as quinzes vidas dele, sendo que ele lembra de todas as elas e querendo procura o motivo de tudo isso. A resenha e maravilhosa, a trama é perfeita seria uma bela ficção para ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia ;)
    A premissa parece ótima, e o Harry parece ser um personagem legal e que da pra nos identificarmos, mas não fiquei muito interessada na leitura :/
    Mas achei a capa linda, uma fofura!
    Fica pra próxima ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Achei legal também essa premissa dele e por ver ótimas resenhas entrou na minha lista de desejados. Legal ver mais uma falando bem dele. Parece ser bom mesmo. Adorei essas coisas antigas dele, de passar por momentos históricos e o drama que deve ser acompanhar o personagem nesse ciclo. Nessa maldição, como disse, de ter que passar por tudo aquilo de novo várias vezes. Deve ser tocante, mexe com o emocional ver essa tortura do personagem. Com certeza queria ler.

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que leio sobre esse livro e achei bem interessante tanto o titulo como mostrar as vidas deles. Adorei a sua resenha e mostra pontos bem positivos que me fizeram colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. A premissa deste livro, e muito interessante, pelo fato de mostra vários acontecimentos históricos reais, do qual o personagem vai ter de passar, entre passo e presente. Imagino que essa não seja uma farda fácil de carregar, porque pelo visto houve muito sofrimento e pertubação. Claro, que quero esse livro, principalmente por saber que te ganhou logo nas primeiras páginas lhe envolvendo na leitura.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, como não conhecia o livro, estou aqui meio de queixo caído com tudo que li acima. Fiquei já me colocando morrendo e renascendo, trazendo as lembranças...
    Muito diferente de tudo que a gente vê e lê por aí.
    Quero muito poder conferir!
    A capa é lindíssima...
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido algumas resenhas positivas e negativas mas gostei do enrredo e está na minha lista de desejados.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucia,
    Também fiquei bem interessada quando li a premissa desse livro, mas agora depois de conhecer um pouco mais dessa trama tão fascinante fiquei ainda mais empolgada em ler. Adorei a história, bem elaborada mesmo, com um personagem bem intrigante. Pelo jeito é uma leitura angustiante ao acompanhar a trajetória sofrida do Harry, em cada nascimento são tantas novas descobertas e desafios, e saber que sua passagem é sempre da mesma forma triste. Estou super curiosa pra saber o desfecho da vida misteriosa do Harry.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gláucia!
    Apesar de ter ficada bem interessada no livro, porque achei o enredo bem diferenciado, não consegui entender bem qual o verdadeiro significado do protagonista retornar tantas vezes, mas quem sabe ao le, consiga desvendar esse mistério?...
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥