Livro: A Sala dos Répteis (Desventuras em série #2)
Autor(a): Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 184
Adquira: Saraiva | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: 'Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...' Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arqui-inimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em 'Mau Começo' ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.
ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DO LIVRO ANTERIOR.
LEIA A RESENHA DE MAL COMEÇO.
LEIA A RESENHA DE MAL COMEÇO.
Os irmãos Baudelaire são crianças peculiares e encantadoras, mas com uma má sorte que poderia extinguir toda uma cidade. Enquanto ainda digeriam a morte terrível e inesperada de seus pais, foram envolvidos em questões legais a cerca de sua guarda. O testamento de seus pais dizia que eles deveriam se entregues a um parente, não importasse quem. E assim começa a saga dessas crianças.
Após uma terrível experiência na residência do Conde Olaf, eles atravessaram o pântano para serem recepcionados por arbustos esculpidos em forma de cobras. O próximo adulto com quem precisarão lidar é tão peculiar quanto sua casa. Dr. Montgomery é um herpetologista, o que quer dizer que ele entende tudo sobre cobras, inclusive tendo em sua casa várias espécies do animal.
Esse poderia ser um ambiente perigoso para três crianças, mas com os devidos cuidados e espertas como elas são, a Sala dos Répteis acaba se tornando um parque de diversões para os Baudelaire. Tio Monty, como ele prefere ser chamado, está se aprontando para embarcar em mais uma expedição e nada mais justo que deixar as crianças explorarem esse novo mundo com ele. Os dias estavam sendo muito tranquilos, tranquilos demais para a má sorte dos Baudelaire... Alguma coisa ruim precisava acontecer, afinal de contas, essa não é uma história feliz.
É muito exasperante quando alguém prova que estamos errados, sobretudo se na verdade estamos certos e a pessoa que na verdade está errada é aquela que prova que estamos errados, desse modo dando a entender erroneamente que está certa. Certo?
Assim como no livro anterior, Lemony Snicket conta com a ajuda de um narrador meio intrometido para contar essa aventura. Com um toque de humor sombrio e muita sinceridade, a história transcorre de forma ágil e foi bem mais instigante que o livro anterior. Um dos motivos é que não houve a necessidade de longas apresentações. Já conhecemos por personagens, suas peculiaridades e também nos habituamos à forma como a história é contada.
O segundo motivo é que Dr. Montgomery é um personagem mais cativante e divertido, se comparado ao Conte Olaf. Entendo que ele é o arqui-inimigo dos Baudelaire e não poderia ser apresentado de forma branda, mas isso não me impede de ter ficado incomodada com todas a conduta dele (principalmente pensando que esse é um livro infanto-juvnil). Se quiser entender melhor minha ressalva com o primeiro livro da série, basta ler a resenha.
A edição dessa série é simples, mas sempre trás uma ilustração diferente em cada início de capitulo. É um detalhe, mas para uma criança que está saindo de livros ricamente ilustrados, esse é um adicional que faz diferença. Além de deixar o livro uma graça!
Uma das coisas mais difíceis da vida é pensar nos arrependimentos. Algo nos acontece, então fazemos o que não deveríamos ter feito e, anos depois, desejaremos que tivéssemos agido de outra forma.
Até aqui eu conhecia a história, pois assisti ao filme algumas milhares de vezes, mais O Lago das Sanguessugas é uma grande incógnita. Como o será seu próximo parente? O que conde Olaf aprontará dessa vez? Irei conferir e voltar para contar.
Ah, se você ainda não assistiu a adaptação produzida pela Netflix, vai o aviso: a primeira temporada engloba os quatro primeiros livros.
- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.
Assisti ao filme faz muito tempo, mas não lembrava bem. Depois vi a série e me apaixonei pelo modo como a história é contada. Queria ler também! Parece que seguiu bem como no livro.
ResponderExcluirAchei interessante por ser de um jeito juvenil, mas cruel e sombrio. Acho que por isso dá pra ler em qualquer idade. Dessa história gostei muito do Dr. Montgomery na série e acho que no livro ele pode ser ainda melhor apresentado, mas se for como o que vi já sei que vou gostar dele aí também.
São personagens que cativam e intrigam, a história tem um jeito interessante de ser contada e as desventuras são muitas. Parece valer muito a pena ler essa série.
Dreeh!
ResponderExcluirNão assisti a adaptação dos livros e também não li ainda nenhum dos livros da série, embora já tenha lido tantas resenhas que até já sei o que acontece em cada livro.
Tenho dó dos irmãos, e admiro o quanto são inteligentes e unidos, e acabam se safando de tudo que acontece para eles, só não sei até quando isso vai...
“Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Estou bem animada para ler essa série de livros!
ResponderExcluirAinda não li nada e nem assisti nada! pq sempre gosto de ler antes de ver qualquer adaptação!
Acho super fofo essa série e tenho muita vontade de ler.
Já assistir ao filme, a muito tempo, e gostei bastante, no entanto comecei a assistir a adaptação da serie no netflix, e confesso que não me chamou tanta atenção quanto eu espera que fosse ter. Tenho muita vontade de ler os livro, pela sua resenha me pareceu ter uma trama envolvente, e que desperta curiosidade. Enfim, assim que tive oportunidade pretendo adquirir.
ResponderExcluirAinda espero ter a oportunidade de ler a série, eu assisti apenas a adaptação na Netflix e já gostei desde o primeiro episodio e acho muito difícil alguém não se apaixonar pelos órfãos tão inteligentes, também gostei demais nesse episodio do livro da resenha.
ResponderExcluirAté mais!!!
Essa série é amor demais!!
ResponderExcluirO box está maravilhoso e não via a hora de poder começar a ler..mas a Editora enviou os livros errados..rs veio faltando o primeiro. Assim que for solucionado o "problema", quero demais conferir.
Amei a série em imagem e o filme também.
Beijo
Olá,
ResponderExcluirJá tinha lido alguma resenha de outros livro sobre essa serie. Acho essa seria bem legal, já tinha assistido o filme dele, porém e bem antigo, e quando soube que teria uma serie na netflix, fiquei curiosa por assistir mas só quando eu começa a ler o livro e acho que teria muita diferença!
Oi Dreeh,
ResponderExcluirMeu sonho é ter o box de Desventuras em série, é muita nostalgia nesses livros.
Adoro a forma como a história é contada, com um humor sombrio e irônico. Como desconfio que vai levar ainda um tempo para eu ter o box em mãos, vou matar a saudade e assistir a série produzida pela Netflix, que esta na meta desse ano.
Beijos
Pretendo ler essa série só assisti o filme, a série televisiva também pretendo assistir, é impressionante como os irmãos não tem um pingo de sorte, parece que tudo vai bem, mas quando menos se espera o Conde Olaf aparece para estragar tudo.
ResponderExcluirTambem assisti ao filme e adorei, quero ter a coleção completa para finalmente começar a ler pois todos que leram sempre elogiam muito.
ResponderExcluirOi Dreeh ;)
ResponderExcluirNunca li Desventuras em série, só vi o filme original com o Jim Carey e adoro.
A séria também não vi ainda, mas assim que tiver tempo vou! Você me deixou interessada ;)
Bjos