12 fevereiro 2016

Resenha - PS: Ainda Amo Você, Jenny Han


Livro: PS: Ainda Amo Você (Para Todos os Garotos que Já Amei # 2)
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Adquira: Saraiva | Submarino | Americanas | FNAC | Travessa | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

Lara Jean tem uma maneira toda especial de encerrar um relacionamento platônico: escrever cartas de despedidas para seus amados. Quando misteriosamente todas as cartas são enviadas aos destinatários, ela se vê numa tremenda enrascada. Peter Kavinsky, um dos seus ex amores, surpreende ao ajudá-la a passar por esse momento, mas o relacionamento que era de mentirinha acabou despertando novos sentimentos na protagonista. Porém as coisas seguiram por um caminho tortuoso e tudo acabou muito mal.

Acho que posso dizer que desabrochei tarde, mas isso implica que todos temos uma agenda predeterminada, que há um jeito certo ou errado de se ter dezesseis anos e estar apaixonado por alguém.

Uma coisa era certa, ela queria estar de verdade ao lado de Peter. Lara Jean definitivamente não tinha muita desenvoltura para lidar com garotos, mas uma com uma forcinha de sua irmã Margot, ela cria coragem para rentar por as cosias em ordem. Só que nada na vida dessa menina é simples e descomplicado, sendo assim, mil e uma coisas acontecem para tentar afundar esse relacionamento novamente.

Acho que o tempo é diferente para os jovens. Os minutos são mais longos, mais significantes, mas vibrantes.

Não existe nada melhor do que terminar uma leitura suspirando, satisfeita com o ato de fechar o livro. Jenny Han já tem mais um leitora cativa que pretende ler todas as suas publicações. Com um jeito delicado de escrever, ela entende a cabeça dos jovens e trás atona uma gama de assuntos do interesse deles. Não importa quem estiver lendo, com alguma coisa você vai se identificar! Família, relacionamento, crescimento pessoal... Esse, por sinal, foi o livro onde a protagonista mais amadureceu e isso é tão bom!

Não da para ser próximo de alguém de verdade enquanto existem segredos entre os dois.

Como os dois livros acontecem com um curtíssimo intervalo de tempo, ainda temos a presença de Margot, que está no ressesso da faculdade. Mas na ausência dela, a caçula, Kitty continua fazendo seu papel muito bem. Sua mistura de inocência com astúcia faz com que ela diga aquilo que ninguém tem coragem de falar. Essas irmãs Song já conquistaram um lugar especial no meu coração.

Eu acabei o livro anterior apaixonada por Peter e torcendo muito para que as coisas se arrumassem aqui. Mas existiram tantos momentos em que ele foi um babaca que eu tive vontade de dar umas boas sacudidas nele. Peter vacilou, muito! O pior é que ele sabe que está pisando na bola e ainda sim não faz nada para mudar isso. Porque esses autores gostam de nos fazer sofrer assim?

Percebo agora que são as pequenas cosias, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar.

Não é atoa que um outro personagem muito charmoso reaparece para abalar esse relacionamento. Lembram do John, com quem Lara cruza rapidamente num evento escolar? Então, ele é exatamente como Lara Jean se lembra, só que numa versão super melhorada. Ele continua inteligente inteligente, mas agora mais mais sucesso do que nunca, entre o público feminino. Ele é aquele príncipe encantado dos finais felizes, e todos os momentos com ele são tão *ownn*. Posso dizer que sofri no coração a mesma dor que a protagonista. Como escolher entre esses dois?!

Eu disse que comecei a gostar de John no oitavo ano. Eu também goste de Peter no oitavo ano, então houve uma sobreposição. Quando um começou e o outro terminou?

Por mais surpreendente que possa ser, Genevieve, a ex-melhor amiga e ex-namorada de Peter, foi a personagem que mais contribuiu para o enriquecimento da trama. A gente nunca soube o que aconteceu com elas, o porque elas deixaram de se falar.. Isso é uma coisa comum quando se está crescendo. Seus amigos mudam, assim como seus interesses. É normal! Okey, não foi apenas isso que aconteceu com elas, e essa revelação vai trazer sentido a muitas atitudes, mas a forma como o assunto é abordado foi muito legal, e até me levou a lembrar de algumas BBFs que hoje não são mais do que contatos no facebook.

Achei que Genevieve seria uma pessoa que eu conheceria para sempre. Uma daquelas pessoas que você conhece a vida toda, não importa o que aconteça. Mas não é assim. Aqui estamos nós, três anos depois, e somo mais do que estranhas.

Gene também é a responsável pelo assunto que eu mais amei no livro! A escola pode ser um momento difícil para muita gente, mas alguns fatores podem dificultar ou não esse período. Só que algumas coisas vão além. As reações despertadas pela atitude da personagem são algo tão atual, e que está cada vez mais em discussão na nossa sociedade, que me fizeram marcar vários quotes! Não vou falar exatamente o que aconteceu, mas quem leu o livro anterior pode ter uma pequena ideia...

Era disso que Margot estava falando, dois pesos e duas medidas. Os garotos são sempre garotos, mas nós, garotas, devemos se cuidadosas: com nossos corpos, com nosso futuro, com todas as formas pelas quais as pessoas nos julgam.

Falando do trabalho da Editora Intrínseca, eles arrasaram mais uma vez! A capa é a mesma da versão internacional e é linda! Só fiquei triste porque ela é mais puxada para o branco e a primeira mais para o bege, mas é um detalhe ínfimo, risos. Internamente o padrão foi mantido, com as páginas amarelinhas, as fontes confortáveis e há troca de cartas! Sim, cada um com uma grafia diferente. É para cair de amores.

Vamos fazer isso direito Lara Jean. Vamos com tudo. Chega de contrato. Chega de rede de segurança. Pode partir meu coração. Faça o que quiser com ele.

PS: Ainda amo você é aquele tipo de livro de TODO adolescente deve ler. Ele levanta muitos assuntos que merecem ser discutidos e até eu, que já terminei o ensino médio a um tempo me identifiquei com vários deles. Para homens e mulheres, jovens e adultos.. apenas leiam, porque ele consegue superar o primeiro livro!

Talvez as cosias muito, muito boas não sejam feitas para dura tanto tempo; talvez seja o que as torna mais doces, o fato de serem temporárias.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Depois de Você.

23 comentários

  1. Amo, amo, amo...
    Quero muito ler esse livro, ainda não obtive a oportunidade de comprar, mas espero muito em breve, poder desfrutar dessa leitura.
    Gostei muito dessa resenha, me identifique bastante com ela...

    ResponderExcluir
  2. Andressa, não tem maior alegria de um leitor do que ver que a continuação de um primeiro livro tem sido tão fantástica e satisfatória. Desde que li Para Todos os Garotos que já Amei fiquei encantada com o romance e quando terminou ficou com aquele gostinho de quero mais.
    Adorei a resenha e saber o quanto de agradou, minha curiosidade e ansiedade para saber o destino dos personagens que antes já grande, aumentou. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. O primeiro livro me encantou de uma forma tão grande que li ele em menos de 24 horas e não vejo a hora de ler o próximo. Lara Jean, muitas vezes, parecia comigo, essa fase da adolescência que estou passando, paixões platônicas, primeiro namoro, amigos, família, a autora conseguiu mostrar o adolescente e todos seus conflitos. "P.S.: ainda amo você" estou aguardando pra ler desde que eu cheguei na última página do livro. O primeiro tem uma leitura tão leve e prazerosa, e depois dessa resenha, acredito que esse seja o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Eu gostei muito do primeiro livro e estou bem curiosa sobre essa continuação e o que vai acontecer com a Lara Jean... Que bom que a autora conseguiu finalizar bem a história e continuou tratando com leveza temas tão importantes durante a adolescência.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aiin!
    Queria taaanto ler esse livro. Mas nem tô podendo comprar nada por enquanto.
    Tenho que ler uns que tenho aqui em casa. Mas assim que der vou comprar esse ai!! Amei o primeiro livro e fiquei doida pela continuação! haha

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Então, eu comecei a ler o primeiro livro, mas por alguma razão não gostei tanto, sei lá, eu queria que ela ficasse com o ex da irmã dela - se não me engano Josh - mas agora vendo essa resenha, quem sabe não volto a ler né.

    Quando tava lendo o primeiro, lembro q até a parte q li esse Peter apareceu (acho q foi o msm q na hora q ela bateu o carro, e apareceu momentos antes).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, eu não li o primeiro livro mas tenho muita vontade, porque só leio elogios a esses dois livros eles parecem ser incríveis e como sempre sua resenha esta maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  8. Andressa,quero muito ler esses livros e nesse segundo , parece que Lara passará por sentimentos divididos com relação ao amor,achei bem legal.Gosto também muito da escrita da Jenny Han.Essas irmãs Song parecem bem divertidas.Legal esse tal de John(inteligente) ter aparecido.Achei as capas lindas.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o primeiro livro, mas li muitos elogios dele, então ele já está na minha lista de desejados. Este segundo livro parece ser tão bom quanto o primeiro, então ele já vai para lá também...rs... É muito interessante poder acompanhar o crescimento de um personagem, como acontece neste livro, dá para se sentir mais próximo do personagem. Outro ponto é o triângulo amoroso, é bem divertido quando isto ocorre na história. Fiquei curiosa para saber qual Lara escolheu. Amei sua resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dreeh,
    Quero muito ler Para Todos os Garotos que já Amei e PS: Ainda Amo Voçê, pois só leio comentários bons a respeito dos livros, muito elogios que fizeram com que eu colocasse ambos os livros na minha meta de leitura desse ano. Adoro acompanhar o amadurecimento e crescimento dos personagens, isso sempre me cativa numa leitura. Sua resenha me deixou ainda mais interessada em conhecer a história da Lara, espero poder ler o primeiro volume o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Awn estou super ansiosa pra ler esse livro. Até hoje só vi elogios e espero que o livro não me decepcione. Não sou mais adolescente, mas também espero me encantar com o livro ;)

    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não li o primeiro livro da autora, mas os pontos de avaliação dele no skoob é bom até. Achei a ideia da autora neste livro, boa. Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  13. Li outros livros da autora que não me agradaram tanto, apesar de gostar das histórias. E quando vi esses nem dei muita atenção. Mas as resenhas estão tão boas, esse final parece mostrar amadurecimento e ser bem feito, acho que ela criou algo diferente do que já li. Gosto de livros que fazem suspirar no final e esse parece ser um deles. Quero conferir também! =D

    ResponderExcluir
  14. Me apaixonei pela historia de Lara Jean. Achei que o livro teve um final maravilhoso, ela soube enxergar o melhor de cada um, perdoar, e se desprender do passado para poder seguir em frente.
    Nos deixa um belo exemplo.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos livros que está no topo da minha lista de desejados, mas infelizmente também não li o primeiro. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler os dois.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Só pelas capas e pelos títulos eu já tinha adicionada aos meus desejados. Eu sei que vou gostar da história. Estou louca para adquirir logo essa duologia. E você ainda disse que foi melhor que o primeiro então provavelmente tenha tido um bom fechamento, gosto de histórias assim, porque a maioria atualmente está me decepcionando com o final.

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do primeiro livro, e assim como você, me apaixonei pelo Peter e fiquei louca pela continuação. Mas quando finalmente estava lendo, eu não conseguir me conectar com o livro da mesma forma como aconteceu com o primeiro. Achei que nesse segundo livro, as coisas aconteceram meio rápidas demais, e teve partes que não me agradaram e foi por pouco que não abandonei a leitura. Acho que a minha decepção veio mais por conta da minha expectativa :/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse foi uma serie que quando li a resenha do primeiro livro não gostei muito mas quando fui lendo as resenhas a historia foi me conquistante e estou muito curiosa para conhecer a escrita da Jenny Han e gostei de saber que a sequencia não decepciona !!

    ResponderExcluir
  19. Já li esse livro e AMEI! preciso saber se tem a continuação!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não Maria =/
      A autora fez apenas uma duologia, mas quem sabe ela não muda de idéias! A esperança nunca pode morrer hahahha
      Beijos, Dreeh

      Excluir
    2. Infelizmente não Maria =/
      A autora fez apenas uma duologia, mas quem sabe ela não muda de idéias! A esperança nunca pode morrer hahahha
      Beijos, Dreeh

      Excluir
  20. São raríssimos, esses livros, uma preciosidade infinita. E é muitíssimo difícil não ficar apaixonada (o) por eles. Já os dois - para todos os garotos que já amei e P.S: ainda amo voçê-, e agora estoum mais que ansiosa pelo terceiro, always and forever Lara Jean , para sempre Lara Jean. #nãovouperder.

    ResponderExcluir
  21. São raríssimos, esses livros, uma preciosidade infinita. E é muitíssimo difícil não ficar apaixonada (o) por eles. Já os dois - para todos os garotos que já amei e P.S: ainda amo voçê-, e agora estoum mais que ansiosa pelo terceiro, always and forever Lara Jean , para sempre Lara Jean. #nãovouperder.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥