22 fevereiro 2017

Resenha - Sem Olhar Para Trás, Lycia Barros


Livro: Sem olhar para trás
Autor(a): Lycia Barros
Editora: Valentina
Páginas: 333
Adquira: Saraiva | Submarino | Livraria da Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora
O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.



Ainda muito jovem Agatha se iludiu com a ideia do primeiro amor e decidiu seguir o coração fugindo com Bruno para o Rio de Janeiro. O problema é que Agatha conhecia os pais e sua atitude os fez deserda-la por conta da reputação arruinada da família. Desamparada, seu único consolo era o fato de ter Bruno, o homem que amava ao seu lado.

No entanto com o passar do tempo Agatha percebeu que sua vida não era um conto de fadas e que o príncipe que lhe enchia de amor e presentes anteriormente era o mesmo homem que a traía com diversas mulheres e lhe agredia física e verbalmente.

Bruno Albuquerque era filho de uma família ambiciosa e importante do Rio de Janeiro, e cresceu com a certeza de que o dinheiro que possuía sempre o manteria acima da lei. Acostumado a ter tudo como e quando queria, o rapaz se entregava aos deleites da vida usando drogas, bebendo, transando e agredindo a esposa sempre que julgasse seu comportamento inadequado.

Relacionamentos baseados somente em conexão sexual não costumam durar. São quentes e intensos no começo, mas a chama se apaga com a mesma rapidez. Já a amizade e o respeito mútuo, não. Esse tipo de intimidade só se constrói com o tempo, quando deixamos as pessoas serem livres para serem quem são e as aceitamos com seus defeitos.

Com o passar do tempo e a chegada de Gabriel, filho do casal, as coisas só pioraram. Bruno tinha ciúmes do próprio filho e exigia de Agatha total atenção, mas a gota d’água foi quando as agressões começaram também a ser direcionada ao filho, Agatha não podia suportar ver seu pequeno sofrendo, ela precisava fugir, mas a quem recorrer se a própria família havia negado qualquer contato? A resposta veio através do telefonema de um advogado de tia Dulce, que antes de morrer lhe deixou um casebre caindo aos pedaços. Finalmente Agatha tinha uma chance de libertação.

Sem pensar duas vezes, Agatha foge com o filho para Rio Preto em busca de recomeçar a vida. Chegando à pequena cidade ela conhece o simpático Sr. Pedro e Dona Gema, antigos cuidadores das terras de sua tia. Embora a residência não possua qualquer luxo ao qual esteja acostumada, Agatha sabe que terá o principal: paz.

Olha, colocar a nossa fé em Deus é como preencher um cheque. Antes disso, precisamos conhecer o saldo, ou seja, tudo o que Deus prometeu para nós. Se esperamos algo que Deus prometeu, então, podemos esperar com certeza.

Decidida a criar o filho com sossego e não se envolver com outro homem, a moça nem imagina a surpresa que o destino lhe reservara ao conhecer Vicente, o dono da famosa pousada local. Inicialmente o contato entre os dois não é dos melhores, mas com um empurrãozinho da enxerida Dona Gema um relacionamento amigável começa a nascer entre os dois.

Será que Agatha dará uma nova chance ao amor? E será que a influência de Bruno e sua paixão obsessiva permitirá que Agatha e o filho possam ser felizes? Só lendo para saber...

Quando solicitei Sem Olhar Para Trás a Editora Valentina nem imaginei a complexa história por trás desse livro. Presumi que encontraria apenas um romance clichê de uma jovem que queria recomeçar a vida e me enganei redondamente.

A história de Agatha é o retrato da triste realidade de muitas mulheres que desamparadas pela família se permitem viver em uma relação abusiva. Mulheres que são diminuídas pelo próprio parceiro que abalam suas esposas física e emocionalmente, fazendo-as se sentirem inferiores, pequenas e muitas vezes merecedoras de tal sofrimento. Senti-me angustiada ao acompanhar as duras passagens de agressão que a personagem vivia, e como mulher senti sua dor profundamente. Esse é um assunto que afeta a todas nós e que precisa ser falado abertamente para que pessoas que vivem tal situação possam encontrar forças para se libertar.

Em meio a toda essa aflição, a autora enfatizou a importância da fé, introduzindo versículos bíblicos e parábolas que encaixaram tão bem com a situação de Agatha que foi impossível não me emocionar, eu realmente não esperava por isso no enredo.

Sem olhas para trás foi meu primeiro contato com a escrita da Lycia Barros e só posso elogiar a autora pela trama tão real e emocionante focada em um assunto tão importante em nossa sociedade.

Um ponto interessante na história foi a construção dos personagens que exalavam sentimentos e personalidade. Eu me encantei por cada um, Vicente é o verdadeiro homem protetor que transmite a segurança que Agatha jamais conheceu enquanto esteve com Bruno, Gabriel com toda a sua inocência nos desperta aquele sentimento maternal de zelo, foi maravilhoso acompanhar sua jornada de horror para libertação junto a mãe. Mas tenho que dizer que Sr. Pedro e Dona Gema ganharam meu coração pela bondade e pelo coração grande que somente avós possuem. Foi reconfortante a presença desses dois durante a história.

Sem olhar para trás foi um livro que me surpreendeu, me fez refletir e acreditar que Deus está sempre olhando por nós, por maior que seja o nosso sofrimento ou a nossa luta. Às vezes perdemos tanto tempo pensando no tamanho da nossa própria dor que não percebemos que temos a força necessária para enfrentar a situação, basta ter fé e força de vontade.

Para quem ainda não conhece a escrita da autora ou desejo conhecer uma bela história de fé, amor e superação, esse livro é mais do que indicado.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Princesa de Papel


22 comentários

  1. Legal, a Ed. Valentina tá mandando muito bem ultimamente e ganhando espaço no mercado. Estou num momento buscando espiritualidade e esse livro pode me cair bem. Valeu por compartilhar a dica.

    Grande beijo Glaucia,
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais do trabalho que a Editora Valentina faz com suas capas. É um capricho só!
    Conheço pouco o trabalho da Lycia, mas já suficiente para saber que a moça arrasa em suas letras.
    Ela sabe bem conduzir uma história e parece nítido que neste novo livro, tudo é assim.
    Gosto de um romance, ainda mais quando tem essa pegada de realidade, de dura realidade.
    E o amor...ah o amor, adianta não querer?
    Lerei se tiver oportunidade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse livro parece bem forte, e é bem pertinente a discussão proposta, conheço pessoas em situação parecida e é bem complicado.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o mal desses filhinhos de papai fazer o que quer, pois ficam impunes, embora não é só eles que fazem esse tipo de agressão. É muito bom o livro abordar esse assunto para que a sociedade saiba que ele continua existindo infelizmente. Ainda bem que a personagem criou forças e foi a luta por uma vida melhor, pois não é nada fácil se livrar do agressor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Glaucia.
    Eu gosto muito de ler livros com temas taboo não tão taboo, ja que é uma realidade vivida por muitas mulheres na atualidade, falar sobre casamento e ou relacionamentos abusivos é delicado, ja que para quem está de fora é fácil apontar o dedo e julgar mas para quem vive a realidade não é bem assim não. Gosto bastante de livros que me faz refletir sobre coisas que normalmente não passaria pela minha cabeça.
    Enfim eu fiquei bastante curiosa para conferir, adorei a premissa.
    Irei ler com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Glaucia!
    Até tenho um outro livro da autora aqui, mas ainda não li.
    Achei o romance bem interessante, principalmente porque fala de relação com abuso e fiquei bem feliz em ver que ela conseguiu se desvencilhar do marido e ir tocar a vida dela, espero apenas que ele não atrapalhe mais...
    Gostaria de ler.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse é o livro certo para o meu momento! Me identifiquei muito e já estou louca pra ler! Obrigada pela indicação, anotei no caderninho aqui :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Glaucia
    Amo a escrita da Lycia. Eu esperaria por essas passagens bíblicas, pois já li um livro da autora. Adoro livros assim. Deve dar uma aflição mesmo tudo isso. Amei a dica, sou doida para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gláucia!
    Ótima publicação da Valentina! Achei o enredo bem legal e fiquei curiosa para ler. Violência doméstica é algo sempre duro de ser ver/ler.
    Só não fui com a cara da capa haha
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Olha confesso que só tivesse lido a sinopse, não iria me interessar tanto pela história, mas quando li sua resenha fiquei bem interessada. Já conhecia a Lycia por outras obras, então sei que a escrita será impecável. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que bom que esse livro tocou tanto você é te surpreendeu. Infelizmente, não tenho interesse na obra no momento. Estou numa linha mais leve e rápida de leituras (por causa do tempo). Enfim, ótimas palavras, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  12. Aaaah eu sou louca nesse livro! Li ele no ano passado e foi uma das minhas melhores leituras! É um livro forte de mensagem forte e que nos faz perceber que Deus está em todos os momentos e basta confiar Nele! Sua resenha ficou incrível!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Miga que bom que gostou do livro, ele tem um tema que faz muito a gente refletir né ? Mas devo dizer que por mais que tenha um tem interessante eu não tive aquela vontade de ler o livro sabe? Aquela sensação de " IMG eu preciso ler" por isso eu dispenso a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Parece ser uma boa premissa, com um tema delicado, mas não tenho vontade de ler, talvez pelos versículos inclusos, que é algo que eu não curto muito, apesar de ter uma religião.

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Já vi muitos elogios para a escrita da autora mas não tive oportunidade de ler nada ainda. gostei de saber que há uma trama tão delicada sendo trabalhada no enredo.
    A resenha está ótima e bem descrita!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bom? Histórias de superação protagonizadas por mulheres mechem bastante comigo, e esse livro tem tudo para ser incrível. Nunca li nada da Lycia, mas já anotei sua dica aqui e espero começar por esse <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ola lindona, gostei muito do tema do livro, que acredito que sempre deve ser discutido de forma direta para alcançar muitas mulheres que sofrem caladas. Amei a capa do livro, e com certeza será uma de minhas leituras desse ano.

    beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  18. Hello, tudo bem?
    Desde o lançamento que eu to curiosa com o livro Sem olhar para trás.
    Achei a capa tao linda e a premissa me ganhou tb.
    Não sabia de algumas coisas mencionadas aqui e confesso que isso so me deixou com mais vontade de ler logo.
    Muito boa a resenha, espero gostar tanto quanto vc.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Eu nunca li nada dessa autora, mas sei que ela escreve livros maravilhosos e sempre falando um pouco de Deus em nossas vidas.
    Gostei bastante da sua resenha, fiquei com mais vontade de ler o livro.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Mais uma autora nacional que quero ler. Foi muito bom ler sua resenha pra saber mais um pouquinho sobre a história. Adoro livros assim, com temas importantes, com mensagens pra gente refletir... é sempre enriquecedor.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que essa capa não me agrada os olhos, sempre a via e nem pensava em ler o livro por causa dela mas a sua resenha me mostrou que mais uma vez julguei um livro pela capa e perdi uma otima historia, com certeza irei fazer essa leitur

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia do que se tratava a história, então adorei poder conferir a sua resenha. Confesso que julguei um pouquinho pela capa, que não me agrada nada, mas foi bom saber que se trata de uma história bem profunda e nada a ver com o que eu imaginava.
    Beijos.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥