18 dezembro 2015

Adaptações Literárias - 2015

A cada ano que passa se torna mais comum encontrarmos histórias que saltam das páginas para a telona e vice versa. Em 2015 tivemos grandes best seller foram adaptados como Cidades de Papel, do consagrado John Green, o primeiro livro da trilogia Cinquenta Tons de Cinza e algumas continuações bem aguardadas como Insurgentes, Jogos Vorazes: A Esperança - O Final e Maze Runner 2 - Prova de Fogo. É certeza que todos eles, inclusive Jogos Vorazes ainda não consigo acreditar nisso, ganharão suas sequencias no ano que vem, mas tem muito mais vindo por ai. Mas antes de 2016 chegar, que tal correr para assistir as adaptações que saíram esse ano? Corre que ainda da tempo!


P A R A   S E M P R E   A L I C E   -   S T I L L   A L I C E
Aos 50 anos, a renomada professora de linguistica, Dra. Alice Howland,começa a esquecer as coisas. No início eram coisas sem importância como o lugar em que deixou o celular, até que um dia ela esquece o caminho de casa e fica perdida pelas ruas de Manhattan. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. Enquanto a relação de com o marido, John, fica fragilizada, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.


O livro foi escrito por Lisa Genova e publicado pela Editora Nova Fronteira em 2009. O filme teve estreia em março de 2015 e contou com as atuações de Julianne Moore, Kristen Stewart, Kate Bosworth, entre outros. A direção ficou por conta de Richard Glatzer e Wash Westmoreland.


L U G A R E S   E S C U R O S   -   D A R K   P L A C E S
Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular.


Da mesma autora de Garota Exemplar, Gillian Flynn, o livro foi publicado pela Editora Intrínseca após a divulgação do filme e por isso sua capa já tem a temática da adaptação (uma pena, porque as capas do EUA e de Portugal são lindas). O filme foi dirigido por Gilles Paquet-Brenner e seu lançamento aconteceu em Junho de 2015. No elenco temos Charlize Theron, Sterling Jerins, Nicholas Hoult, entre outros.


P E R D I D O   E M   M A R T E   -   T H E   M A R T I A N
O astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.


Publicado em 2014 pela Editora Arqueiro, o autor Andy Weir encantou os leitores com essa ficção científica, mesmo que não tivesse qualquer conhecimento sobre o assunto. O filme contou com a direção de Ridley Scott e as atuações de Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, entre outros. A estreia aconteceu em outubro de 2015.


S I M P L E S M E N T E   A C O N T E C E   -   L O V E,  R O S E
Os jovens Rosie e Alex são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois insistem em não enxergar isso e preferem mantêm a amizade acima de tudo. Eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas, porém a distância entre eles fez com que nascessem os primeiros segredos. Mesmo sofrendo, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


Escrito por Cecelia Ahern, o livro foi publicado em 2006 pela Editora Relume Dumará sob o título Onde termina o arco-íris (tradução literal do título original), o livro foi relançado em 2014 pela Editora Novo Conceito com o título que seria utilizado pela adaptação brasileira. Depois de diversos adiamentos, o filme chegou aos cinemas em março de 2015. O elenco contou com Lily Collins, Sam Claflin, Christian Cooke, entre outros e foi dirigido por Christian Ditter.


U M A   L O N G A   J O R N A D A   -   T H E   L O N G E S T   R I D E
Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado.  Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko conhece o jovem cowboy Luke, que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.


Publicado em 2013 pela Editora Arqueiro, esse é mais um livro de Nicholas Sparks que ganha uma adaptação cinematográfica. A estreia aconteceu em abril de 2015 e teve George Tillman Jr. como diretor. No elenco temos Britt Robertson, Scott Eastwood, Alan Alda, entre outros.


M O S T R O S   E   A R R E P I O S  -  G O O S E B U M P S
O jovem Zach Cooper (Dylan Minnette) se muda de Nova York para uma cidade pequena dos Estados Unidos, para onde a mãe é transferida. Lá, eles passam a morar na casa ao lado da de Hannah (Odeya Rush) – por quem o adolescente se apaixona – e o pai, o ranzinza R. L. Stine (Jack Black). Depois de escutar gritos vindo da propriedade ao lado, Zach invade a residência com a ajuda do medroso colega (Ryan Lee) e acaba, acidentalmente, abrindo um dos livros e, consequentemente, dando início à libertação de todos os monstros criados por Stine. Juntos, eles terão que mandar as criaturas de volta para as prateleiras.


A série infantil de R.L. Stine conta com 62 livro publicados, um milhões de spin-offs e várias adaptações. Incluindo um seriado de TV da década de 90. A atual detentora do direitos de publicação no Brasil é a Editora Fundamento, até agora, ainda há muito o que ser lançado. Sua última Adaptação estreio em 22 de outubro, dirigida por Rob Letterman. Que contou com Jack Black, Dylan Minnette, Odeya Rush, entre outros, no elenco.


C A D A   U M   N A   S U A   C A S A   -   T H E   T R U E   M E A N I N G   O F   S M E K D A Y
O planeta Terra foi invadido por seres extra-terrestres, os Boov, que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem com os humanos pacificamente, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia a jovem adolescente Tip (Rihanna) encontra o alien Oh (Jim Parsons), que foi banido pelos Boov devido às várias trapalhadas causadas por ele. Os dois logo embarcam em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergalácticas.


O livro de Adam Rex foi publicado pela Editora Gutemberg alguns meses antes da estreia do filme, que ocorreu em 9 de abril. A animação da Dreamwords foi dirigida pro Tim Johnson e
 promete ser uma ótima aventura pra o público juvenil.


N O   C O R A Ç Ã O   D O   M A R   -   I N   T H E   H E A R T   O F   T H E   S E A
Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard, que tem Owen Chase como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação. O que se seguiu ao naufrágio foi uma longa provação pelas águas do Pacífico: amontoados em três botes, os marujos navegaram durante três meses, experimentando os horrores da inanição e da desidratação, da doença, da loucura e da morte, chegando à prática do canibalismo.


O episódio foi registrado por relatos dos sobreviventes, mas o historiador Nathaniel Philbrick ampliou sua pesquisa e buscou fontes inéditas. O resultado ficou registrado no livro que chegou ao Brasil em 2000 pela Companhia das Letras. A adaptação que tem Chris Hemsworth *suspiros*, Benjamin Walker nos papeis principais, foi dirigida por Ron Howard e estreio em 3 de dezembro.

13 comentários

  1. Olá, Andressa.
    Parece que falta criatividade para novas ideias e pegam o que já está pronto. Um livro fez sucesso, certeza de que será adaptado. De todos esses só assisti Lugares Escuros que ainda não li o livro. Tem uns ai que eu nem sabia nem do livro e nem do filme. Geralmente eu não gosto de assistir adaptações porque sempre fico frustada hehe.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse foi um bom ano para o cinema! Dos citados, estou louca para ver e ler L U G A R E S E S C U R O S, já que amei Garota Exemplar! Eu não li o livro, mas vi S I M P L E S M E N T E A C O N T E C E e adorei!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha planos de ler Cidades de Papel antes de sair o filme, mas acabei lendo só hoje... rs... agora quero muito assistir. Quero ler e depois ver Uma longa jornada e Simplesmente acontece também, mas esses com certeza ficarão para 2016. Monstros e Arrepios também vou querer conferir.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Vi apenas uma longa jornada e confesso que amei o filme. Os demais quero ler os livros primeiro sabe? Para me situar de toda a trama.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, eu adorei o seu post! Já assisti a diversos desses filmes, como Simplesmente Acontece, Lugares Escuros, Uma Longa Jornada, mas os livros eu não li ainda. Fiquei super interessada em No Coração do Mar, que eu já salvei aqui para ir atrás do filme e do livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu gostei muito de Still Alice, eu tinha colocado o mesmo no meu Kindle, porém quando liguei a Netflix não resisti, e tive que ver o filme! Espero que o livro seja tão bom quanto o filme (tirando a Kristen, o filme é excelente)

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu raramente gosto de uma capa quando eles fazem adaptação do livro. Perdido em Marte e Para sempre Alice, são exemplos. Eu prefiro as capas originais, mas quando comprei não tinha mais :/. O livro no coração do mar eu tenho com a capa original e como adorei esse livro, ainda não vi o filme, mas espero que seja tão bom quanto o livro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. Várias adaptações ótimas esse ano, mas 2016 promete ser melhor ainda! Dos citados eu quero muito ler e assistir Lugares escuros, só vejo elogios sobre a escrita da autora, mas ainda não li nada dela.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Dessas adaptações as únicas que assisti foram Simplesmente Acontece, Uma Longa Jornada e Perdido em Marte. Os demais ainda pretendo ler o livro antes de ver o filme para me situar mais um pouco, e claro, porque acho bem melhor. Estou ansiosa para as adaptações de 2016, em especial Como Eu Era Antes de Você, não vejo a hora!

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  10. Caraca, essa Gillian Flynn tá arrasando, é o segundo filme adaptado ao cinema dela, nem sabia! Quero ler e assistir. Os outros eu já sabia e já até assisti alguns.

    Achei lindo seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Oiiie,

    Para sempre Alice, pra mim ficou entre o melhor livro que li em 2015, ainda não pude assistir ao filme, mas espero que logo. Dos grandes lançamentos só assisti ao Cinquenta Tons de Cinzas (DVD), aqui na minha cidade não tem cinema :/ ai complica, espero que no ano que vem isso mude.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Olá. eu amo e odeio adaptações.
    Eu amo que é muito legal ver aquele livro que você ficou apaixonada virando material visual e você dar rosto aos seus personagens.
    E Odeio quando literalmente eles "cagam" com isso, desculpa a expressão, mas é exatamente isso que fazem em algumas adaptações, como leitor da ódio de eles não tratarem com respeito e carinho aquele trabalho que foi escrito com tanta dedicação pelo autor.
    Adorei as sugestões, mas como sempre só as verei depois que as tiver lido,.....jhahahahahah
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  13. Oieee! Não sou muito fã de adaptações. hehe, mas algumas eu gostei muito. Este Para sempre Alice, eu assisti primeiro ao filme, só depois fui descobrir sobre o livro. Me encantei! =)

    Bjus!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥