17 dezembro 2015

Resenha - O Manuscrito, Chris Pavone




Livro: O Manuscrito
Autor(a): Chris Pavone
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Adquira: Saraiva | Submarino | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
Não existe no mundo uma única pessoa que possa comprovar tudo o que está nestas páginas. Mas há uma pessoa que pode chegar perto disso. Há outras pessoas que poderiam, se devidamente motivadas, confirmar certos fatos. Talvez este livro seja a motivação para essas testemunhas, um impulso para revelarem suas verdades, para comprovarem esta história. Mas o autor não é uma dessas possíveis testemunhas. Porque, se o que você está lendo for um livro concluído, impresso, encadernado e distribuído para o mundo, é quase certo que eu já esteja morto.



Isabel Reed é uma agente literária, de meia-idade. Como num passe de mágica, um manuscrito aparece em sua mesa e ela enxerga essa possibilidade como a salvação de sua carreira, já que o livro contém revelações explosivas que poderia acabar com Charlie Wolfe (chefe de Wolfe Worldwide mídia e um sujeito não muito legal) e afundaria a carreira de vários políticos.

O manuscrito detalha uma morte trágica, mantida em segredo por décadas e, caso seja publicado, causará um escândalo internacional. Ou seja, enquanto todos "matariam" para ter um livro publicado estas pessoas matariam pra que continuasse fora de circulação.

Por este motivo, até mesmo alguns membros da CIA se envolvem para recuperar e destruir o manuscrito além de eliminar qualquer um que trabalhe para a publicação do mesmo.

O livro "viaja" de um lugar a outro, como os filmes de James Bond,  com boa dose de ação e sempre bem ritmado. Por várias páginas nos vemos num mundo de perseguições de carros, tiroteios, escutas telefónicas, pirataria, ameaças de morte, várias reviravoltas... Prato cheio para fãs do gênero.

Difícil não se envolver com o livro e esperar pelos próximos acontecimentos e revelações.

Pra mim foi um pouco difícil entender certas transições entre o passado e o presente, mas nada que atrapalhasse de verdade a leitura ou que ficasse confuso. E se você é daqueles que gosta de ficar juntando as peças e tentando decifrar as pistas o livro falha um pouco nesse sentido. Algumas tramas são um pouco fáceis de serem descobertas mas a sensação final é muito boa, de qualquer forma.


Enfim, eu curti bastante a leitura. Apesar de um pouco previsível apresenta uma trama bastante envolvente, onde conhecemos o ponto de vista dos personagens, ninguém é realmente quem diz ser, ninguém está a salvo... Enfim, o livro possui vários elementos que fazem a leitura valer a pena.




5 comentários

  1. Ei, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem intrigante, e achei legal a premissa e a sua resenha. Só por você citar James Bond já fiquei curiosa. Adoro livros com ação, e esse parece ter uma boa dose, então sei que não vou me decepcionar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  2. Poxa, fiquei triste pelo que você disse sobre o livro ser previsível. Eu comecei sua resenha toda animada, porque o trecho que você destacou logo no início me chamou muito a atenção, mas no final das contas acabei ficando em dúvida. Vale ou não a pena? Acho que somente lendo para saber, né? Vou pedir de presente de natal! :)
    Beijo grande,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas
    A trama desse livro é bem interessante, e acho que gostaria de ler.
    Gosto de tramas em que desconfio de todos, acho que este livro deve ser ainda mais evolvente por isso.
    Espero ler ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito instigante esse livro, quando li a sinopse fiquei bem tentada a ler e descobrir que trama é essa apesar dele ser previsível, eu acho que ele possa ter diferentes pontos de vista. Dica anotada.Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oiie
    Sua resenha está ótima, não sei se é bem o livro que leria mas tem um enredo mega interessante mas que bom que curtiu a leitura apesar de certos pontos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥