16 janeiro 2020

Resenha - It: a Coisa, Stephen King


Livro: It: a Coisa
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 1103
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

It foi o livro que eu escolhi para conhecer a escrita do rei do terror, mas não foi a primeira obra de Stephen King que finalizei. Foram necessários três meses e muitas outras leituras em paralelo, incluindo O Cemitério e A pequena Caixa de Gwendy, para que eu conseguisse desvendar a história do mal que rodeava Derry e compreender a verdadeira força que unia o clube dos otários.⠀
Enquanto desbravava esse calhamaço de 1103 páginas e adentrava passado e presente desses personagens, eu entendi o real motivo dessa ser uma obra tão aclamada. Mais do que elaborar uma história de um ser maligno e sobrenatural que se alimentava da cidade, King criou um obra que fala sobre o poder da amizade, da confiança e do medo.

Foi impossível não me apegar aos personagens, cada um com seu dilema, seus traumas, suas dificuldades e obstáculos a serem superados. O maior deles: vencer a Coisa. Se houve excesso? Sim! Acredito que algumas cenas poderiam ter sido cortadas, em especial uma bem polêmica envolvendo as crianças. Confesso que essa me chocou bastante.

Apesar de concluído em 1985, o livro aborda temas importantes e ainda muito atuais, como preconceito religioso, relacionamento abusivo e racismo, deixando no ar a certeza que Pennywise não era o único detentor do mal em Derry. A maldade estava impregnada também em seus habitantes e em suas atitudes.

Mesmo com as ressalvas, It a Coisa foi uma experiência incrível e surpreendente que me ganhou a cada página e deixou meu coração apertado com seu término.

Um comentário

  1. "Acredito que algumas cenas poderiam ter sido cortadas" - é melhor eu acreditar que não li isto aqui. Começar a "cortar" obra dos seus autores é o fim. Lê o livro quem quer. Uma classificação por idade ou conteúdo sempre é bem vinda. Mas cortar, não.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥