09 julho 2019

Resenha - Vilão, V. E. Schwab


Livro: Vilão (Villains #1)
Autor(a): V. E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 364
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série Tons de Magia.
Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado. Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo — agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra — exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Victor Vale e Eliot Cardale se conheceram e ficaram amigos na universidade de Merit quando cursavam medicina. Ambos eram jovens brilhantes, arrogantes e ambiciosos e apesar da amizade, viviam uma constante disputa interna de quem era o melhor. Isso se intensificou no último ano de faculdade ao realizarem uma pesquisa e descobrirem que após uma EQM (experiência de quase morte), algumas pessoas desenvolviam poderes extraordinários, tornando-se os chamados EOS (ExtraOrdinários).

A fim de comprovar e estudar os efeitos da pesquisa, eles se submetem ao experimento. Victor adquire habilidades relacionadas ao controle da dor, enquanto a EQM de Eli o trás de volta ao mundo dos vivos com a capacidade de cura e regeneração. E o que em teoria deveria ser um avanço para ciência, se torna um caso de polícia.

Após uma tragédia iminente seguida de uma emboscada, Victor vai para a prisão de segurança máxima. Enquanto anseia dia após dia por sair daquele lugar e fazer justiça com as próprias mãos, Eli assume o sobrenome Ever e começa a missão para o qual acredita ter sido designado por Deus - caçar e aniquilar cada EO existente. Ele acredita que os EOs e seus poderes não são naturais, portanto tais seres são um perigo para a humanidade.

Dez anos depois, Victor foge da prisão com um plano em mente, fazer Eli pagar por sua traição. Nessa busca por vingança fica a seguinte pergunta: quem é o vilão dessa história?

Alternando a narrativa entre passado e presente e inserindo temas reflexivos a trama, tais como egocentrismo, inveja e fanatismo religioso, Schwab permite ao leitor ir montando aos poucos o quebra-cabeça dessa história enquanto construímos argumentos para defender nosso herói/ vilão. Mas não se engane. Mesmo sob qualquer pretexto, a verdade é que não há herói nessa história. Victor e Eli não são exemplos de valores morais ou éticos, e cada um segue convicto em suas motivações, sejam elas por vingança ou por crença.

Nessa trama repleta de personagens com poderes extraordinários e o confronto acirrado entre certo e errado, o livro nos remete a tão conhecida história dos X-Men. A diferença é que não temos um Professor Xavier para pôr ordem na casa e direcionar os EOs, o que torna por vezes cruel o plano de execução de Eli.

O desfecho foi digno e de tirar o fôlego. Terminei o livro com um sorriso no rosto e levantando a bandeira #TeamVictor. Espero permanecer nessa torcida no próximo livro.

Para quem curte uma boa história de suspense com um toque de magia e SCI-FI, Vilão é a escolha certa.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥