24 maio 2016

Resenha - O Livro de Cam, Lauren Kate


Livro: O Livro de Cam (Fallen #5)
Autor(a): Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 308
Adquira: Saraiva | Submarino | FNAC | Travessa | Americanas | Livraria Cultura

Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas. O livro de Cam é mais um emociontante capítulo na saga de Fallen, que em breve chega aos cinemas pelos estúdios Disney. Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e suspense — em Fallen o amor nunca morre
ESSA RESENHA PODE POSSUIR SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA A RESENHA DE FALLEN, TORMENTA, PAIXÃO E APAIXONADOS


Em Êxtase a maldição de Daniel e Lucinda foi quebrada e o casal finalmente consegue se livrar do ciclo contínuo que os aprisionava a um amor impossível por milênios. Com o fim da maldição que atraía os anjos caídos até o casal amaldiçoado, muitos personagens ficaram sem destaque, especialmente Cameron Briel, o anjo caído mais amado pelos leitores da série.

Pensando nisso e após os apelos dos fãs que precisavam de respostas quanto ao destino de Cam, a autora Lauren Kate decidiu publicar O Livro de Cam, mostrando-nos não apenas a conclusão da história desse personagem, mas características do próprio e uma fragilidade até então desconhecidas pelos leitores da série.

Em O Livro de Cam a história se passa exatamente após os eventos acontecidos em Êxtase, depois de selado o destino de Luce e Daniel, Cam percebe que também merece um algo mais na vida, ele merece seu final feliz, mas para isso precisa encontrar a única mulher que ganhou seu coração, a mortal Lilith. Em busca de respostas quanto ao destino da amada, Cam parte atrás de respostas e grande é sua surpresa quando descobre que a alma de Lilith não descansa no paraíso, pelo contrário, Lilith está no inferno, vivendo um ciclo ininterrupto de sofrimento em um mundo arquitetado por Lúcifer.

Inconformado com o destino de sua amada e com a possibilidade de nunca mais vê-la, Cam resolve fazer um trato com o demônio para liberta-la, mas tal trato poderá custar sua própria liberdade. Cam terá exatos quinze dias para entrar no inferno pessoal de Lilith e fazê-la se apaixonar por ele novamente, porém se fracassar deverá assumir seu lugar como braço direito de Lúcifer, algo que o atormentará eternamente.

Pensou em Daniel e Lucinda. Eles haviam personificado a palavra amor por muito, muito tempo, pelo menos no entendimento dos anjos caídos. Desejou que estivessem ali agora, encenando o papel de casal feliz que oferece conselhos sábios para um amigo em sofrimento.

Contudo, surpresas desagradáveis ainda irão dificultar a missão do nosso herói, e é apenas quando o tempo começa a correr que Cam descobre o quanto o ódio de Lilith por ele é semeado a cada novo inferno em que ela vivia. Correndo contra o tempo para salvar a própria pele e a de Lilith, Cam precisa quebrar o gelo do coração da garota e se esquivar dos obstáculos que o diabo colocará em seu caminho no intuito de fazê-lo perder essa aposta.

Em Paixão, terceiro volume da série Fallen, alguns fragmentos da história de Cam e Lilith são contados ao leitor durante a viagem entre vidas passadas de Daniel e Lucinda nos Anunciadores. Porém o que temos naquele momento trata-se apenas de uma visão superficial do romance, dessa forma não conseguimos compreender a profundidade do sentimento dividido entre os dois. Em O Livro de Cam, todos os lados da história são contados.

Cam suspirou e encostou-se na parede de gesso. Lembrou de Daniel, de quantos períodos ruins ele havia sofrido quando a saudade de Luce o consumia de tal maneira que o fazia desejar morrer e escapar daquela maldição, só então para ser recompensado por um único roçar dos dedos da amada na vida seguinte, antes de Luce morrer mais uma vez. 

Narrado em terceira pessoa, o livro intercala presente e passado revezando entre a visão de Cam e Lilith. Esse recurso foi muito interessante, pois permite ao leitor visualizar a atual situação dos personagens e o desfecho da história do casal na vida passada.

Com o desenrolar da trama fica no ar a pergunta mais importante: será que apenas quinze dias serão o suficiente para Cam transformar o ódio de Lilith em amor? E será possível vencer uma batalha travada contra o ardiloso Lúcifer? Vocês terão que ler para saber!

Comecei minha história com a série Fallen em 2013, quando me apaixonei pela temática “Anjos Caídos” após ler a série Hush Hush e decidi embarcar em mais uma história desse gênero. Lembro que comprei a série completa de uma só vez e logo depois me arrependi, a escrita me prendia e a leitura obviamente não fluía, mas como já tinha todos os livros e sou uma pessoa bem curiosa, resolvi continuar a leitura. E olha, acho que foi a melhor coisa que eu fiz, embora continue a dizer que a série não a mais querida, hoje posso dizer que O Livro de Cam entrou para os favoritos da minha lista.

Nos livros anteriores a escrita da autora foi cansativa, quase me fazendo desistir da série, mas posso afirmar que minha experiência com O Livro de Cam foi completamente diferente, a história fluiu e eu me vi completamente envolvida pelos personagens e pelos seus dilemas naquele mundo criado apenas para atormenta-los.

Em Fallen, Cam sempre foi meu personagem favorito, sua personalidade marcante e seu jeito sarcástico se destacavam entre os demais. No entanto quem conheceu esse personagem nos demais livros pode estranha-lo nessa obra. O Cam que encontramos aqui é mais sensível e humano e seus traços fortes acabam ficando em segundo plano e em minha opinião foi algo aceitável, afinal o propósito de Cam aqui era completamente diferente do da série, portanto não haveria espaço para seus sarcasmos e comportamentos egoístas, pelo contrário, seu propósito era receber o perdão de seu amor e reverter um mal que indiretamente fez a Lilith. A desconstrução do personagem mostra claramente o quanto o Cam que ama é completamente diferente do Cam que não recebia e não sabia dar amor.

Concluindo, O Livro de Cam foi um lançamento especial, em outras palavras um verdadeiro presente para matarmos a saudade desse personagem e finalmente nos despedirmos formalmente desse anjo caído que ganhou uma legião de fãs. Depois de concluir a leitura e a resenha, posso dizer que já sinto saudades de Cam novamente. Leitura mais que indicada.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Dez coisas que aprendi sobre o amor.

9 comentários

  1. Eu li a resenha inteira, mesmo tendo parado no segundo livro(Tormenta, eu acho).
    Fallen não conseguiu me prender. Eu tentei por duas vezes me envolver na história e nada. O romance não fluiu, enrolação demais. Mesmo tendo milhares de fãs ansiosos pela chegada do filme que vem sendo adiada há anos, eu ainda penso que em um livro somente, tudo poderia ter se desenrolado.
    Mas...para os fãs, prato cheio de novidades e desfechos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia,
    Nossa, faz uns bons anos que quero ler a série Fallen, não sei por que fico adiando tanto. Para não correr o risco de pular mais um ano sem iniciar a leitura, adicionei o primeiro livro na meta de leitura desse ano, vou iniciar a leitura assim que me organizar com as leituras prioritárias do momento (!). Estou fascinada com livros sobre anjos, então garanto que essa série será muito bem aproveitada, e adorei saber que esse livro em especial é o melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Nunca li Fallen. Você falou um pouco sobre Hush Hush, que é uma série que já está na minha lista tem um bom tempo, foi indicada por um amigo. Como você disse que a série é um pouco cansativa me desanimou um pouco mais por ela.

    ResponderExcluir
  4. Ooii
    Confesso que nunca li Fallen e é uma das poucas séries que não tenho vontade de ler.. Por hora eu passo a leitura, mas quem sabe no futuro :)
    E amei a resenha, está muito bem detalhada

    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  5. Eu vou começar a ler essa série esse ano, e fiquei feliz em saber sobre esse lançamento. Pois a obra vai estar mais completa quando eu ler. <3

    ResponderExcluir
  6. A série Fallen é completamente maravilhosa! Sempre saio indicando pra todo mundo, porque me sinto tão completa e encantada com os personagens que eu me sinto realmente dentro da história. A Lauren é uma escritora de mão cheia! A cada livro ela me surpreende mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gostaria muito de saber se no livro de Cam em algum momento tem algum fragmento da história de luce e Daniel depois que quebraram a maldição? Achei que o final de êxtase, ficou devendo muito,deveria ter mostrado um pouco mais deles dois juntos, alguma evidência de que estivessem realmente juntos, no Livro de Cam, conseguirei sanar essa dúvida? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, td bem? Infelizmente não teremos qualquer fragmento da história de Dani e Luci nesse livro. Alguns anjos amigos até aparecem em um momento da história, mas o livro de Cam trata-se apenas da história desse personagem e sua amada Lilith.

      Bjs, Glaucia.

      Excluir
  8. A série Fallen é completamente maravilhosa! A Lauren é uma escritora de mão cheia! Recomendo.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥