17 maio 2016

Resenha - Orgulho e Preconceito, Jane Austin (Ian Edginton e Robert Deas)


Livro: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austin (Ian Edginton e Robert Deas)
Editora: Nemo
Páginas: 144
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

Grandes clássicos costumam ser sinônimo de uma boa historia, por isso é comum vê-los adaptados de mil maneiras e com Orgulho e Preconceito não seria diferente. Existem filmes, séries de televisão, releituras e recentemente a Editora Nemo publicou essa HQ, ilustrada por Ian Edginton e Robert Deas.


A publicação foi um presente para os fãs e um convite declarado para aqueles que, como eu, nunca haviam lido Jane Austin. Pelo que pude pesquisar, a história se manteve fiel a escrita pela autora.


As irmãs Bennet se encontram em uma situação delicada. Como não há nenhum homem entre os descendentes de Sr. Bennets , seu título será herdado, junto com todo seu patrimônio, por um primo distante. Desesperada para salvar suas filhas de um destino duvidoso, a Sra Bennet faz de tudo para casá-las com os melhores partidos da sociedade.


É nesse cenário que surge Sr. Darcy. Ele é um homem bonito e bem colocado socialmente, que atrai os olhares em qualquer baile ao qual compareça. É uma pena que o tamanho de sua fortuna seja equiparado ao seu nível arrogância.


Apesar da mãe sugeri-lo como pretendente, Elizabeth nem cogita essa hipótese. Além de sua personalidade dificultar qualquer diálogo cortês, ela não pretende se casar com um homem por quem não esteja apaixonada. Mesmo que não exista uma longa fila de cavalheiros esperando para cortejá-la, ela pretende ser fiel à seus princípios pelo tempo que for possível.


Os adjetivos orgulho e preconceito definem bem a relação desses dois. Em um primeiro instante ambos se mostram extremamente preconceituosos e depois que se conhecem melhor, o orgulho impede que mudem sua postura perante o outro.


A história está lindamente ilustrada! Adorei os traços, a forma como foram pintados e, principalmente, o fato dos ilustradores terem se preocupado em facilitar a identificação dos personagens para o leitor que está tendo seu primeiro contato com a história. Eles criar amum padrão para cada um dos personagens, de forma que não me perdi quando eles mudavam de roupa ou de penteado. Isso foi de extrema importância no início do livro. Também há uma árvore genealógica que precede o início da história. Sem ela, não sei se teria conseguido compreender aquela confusão de nomes e parentescos.


Ao lemos um livro, os fatos acontecem de maneira mais lenta, dando tempo para que o leitor se acostume com os personagens e seus trejeitos, porém uma HQ é naturalmente mais curta. Em pouco quadrinho o ilustrador consegue narrar um acontecimento que levaria páginas ou até um capítulo inteiro. Por isso esses detalhes auxiliam tanto na leitura.


Finalizei a leitura em uma tarde e já saí a procura de uma edição completa da história. O romance é fofo e merece toda a nossa atenção! Seja você um fã da autora ou não, caso goste de romance de época, deixe-se levar por essa leitura.











- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Dez coisas que aprendi sobre o amor.

8 comentários

  1. Mesmo não sendo fã de Hq, confesso que fiquei fascinada com as ilustrações!!! Já tinha visto algo na internet, mas não havia nem parado para ver ou ler. E que edição mais bonitinha.rs Daquele tipo de livro que a gente tem que ter na estante, para vira e mexe, ir lá e ler novamente!!
    Preciso urgente folhear e reler nessa nova versão, este clássico que marcou e marca gerações.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe amava essa história e passou esse amor para minhas duas irmas e eu. Ouvi falar que iria sair HQ e agora que li seu post fiquei bem interessada. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Infelizmente nunca li Jane Austen, acredite se quiser. Não curto muito HQ, então não sei se compraria, talvez só depois de ler o livro mesmo. Gostei da ilustrações.

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei muito da história de Orgulho e Preconceito. Não entendi por que, pois todos amam hahah. Mas olha, só de ser HQ eu me empolguei a ler, adoooro. ♥

    ResponderExcluir
  5. Menina, EU QUERO MUITO essa HQ, primeiro porque adoro historias em quadrinhos, segundo porque é orgulho e preconceito, que amo de paixão desde que li o livro e claro, vi o filme kkk
    bjs, amei a fotos

    ResponderExcluir
  6. Olá Dreeh,
    Sou fã da Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas, então é claro que estou de olho nessa publicação em HQ desde o lançamento. Amei essas ilustrações, estão um charme! Os traços estão representando muito bem as personalidades de Elizabeth e do Sr. Darcy. Com certeza, essa publicação é um presente para os fãs da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o livro, espero ter a oportunidade de ler um dia! Achei legal a ideia do HQ, as ilustrações estão lindas!

    ResponderExcluir
  8. Jane Austin não é tão famosa à toa, tem uma escrita maravilhosa. Gostei da ideia da HQ, adoro o filme, mas recomendo mesmo a leitura do original. É tão envolvente, amo muito. É um romance de época, escrito na época e consegue ser moderno.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥