27 maio 2016

Resenha - Namorado de Aluguel, Kasie West


Livro: Namorado de Aluguel
Autor(a): Kasie West
Editora: Verus Editora
Páginas: 250
Adquira: Saraiva | Submarino | FNAC | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley.  O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento.  Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma.

Resenha escrita em parceria com a Giu, do blog Prazer, me chamo livro.

O dia da formatura chegou. Muitos adolescentes estão empolgados com o fim eminente do colegial, mas tudo que Gia Montgomery consegue pensar é que poderá, enfim, apresentar seu namorado lindo, gostoso e universitário para as amigas. Eles se conheceram há dois meses no campos da UCLA, quando ela foi visitar o irmão e desde então se viram bem pouco, já que o universidade fica à algumas horas de distância da cidade. Por isso, quando estão juntos, eles querem aproveitar o momento sozinhos. O resultado é que ninguém conhece Bradley e a mais nova integrante do seu grupo de amigas, Jules, parecia disposta a convencer a todos que o garoto não existia. Ela não entendia o porque dessa rivalidade, mas acabaria com um problema de cada vez. Só que não.

Com uma justificativa muito furada só para ela, Bradley decidiu terminar o namoro bem ali, no estacionamento do baile. Ela se negava a passar por mentirosa e num ato de desespero, acabou entrando em uma confusão daquelas. Perto de onde ela estava, um garoto - que obviamente não era do colégio - estava sentado em seu carro lendo um livro. Ao avistá-lo a ideia surgiu em sua mente: ele seria seu namorado de mentira. Seriam duas horas, algumas mentirinhas, um rompimento dramático e tudo acabaria bem. Era um plano simples, eficiente, não tinha como dar errado. Só que deu tudo errado, pra ela. Após o baile aquele garoto que, em uma situação normal, dificilmente chamaria sua atenção não saia da sua mente. E ela nem ao menos sabia o seu nome! A única informação que tinha era que a irmã dele estudava no mesmo colégio que ela. E agora, o que Gia faria?

Eu sei, já da para avistar todos os erros dessa história, todos os pontos em que a protagonista errou e as situações que irão se complicar depois. Isso porque vocês nem leram a sinopse, ela conta tudo mesmo. O livro é bem isso, adolescente e previsível e ainda assim, trás assuntos sérios e de grande importância para a nossa geração. A escrita de Kasie West é descontraída, refletindo muito bem o espírito jovem. Eu já tinha outros livros da autora na lista de leituras e a boa experiência está me fazendo querer mais obras suas.

Essa história tem tantos personagens legais, que fica até difícil escolher algum. O meu preferido é o namorado de mentirinha de Gia. Sério, se ela achava o Bradley perfeito é porque ainda não tinha conhecido esse menino. Ele pode não ser um galã, mas está longe de ser feio e é tão fofo e divertido... Além disso, ele trás sua irmã, Bec, para a história e ela é demais. Tem alguém querendo história dela por aqui?! Ela faz a linha rebelde, mas na verdade ela só quer ser ela mesma, sem nenhuma amarra. Bec tem seus motivos para querer Gia bem longe de sua família, mas reconhece que a garota pode ser de grande valia e mesmo contra sua vontade, acaba por reaproximá-la de seu irmão. E a mãe deles, eu falei sobre ela? Ahhh gente, essa família é muito amor! Ao contrário de uma outra ai...

Essa história tem dois problemas centrais e um deles pode ser atribuído a Jules. Ela é nova no pedaço e foi adotada por seu trio de amigas, que agora virou quarteto, mas que está quase voltando a ser trio. Só não se sabe, ainda, quem é que ficará de fora. A garota faz questão de ser do contra! Investiga, mente, questiona... tudo que puder fazer para gerar atrito entre as meninas, pode ter certeza que ela fará! A autora até tentou redimi-la no final, dando uma justificativa aceitável para tal comportamento, mas sinceramente? Existiam formas mais simples e bem menos dolorosas de se resolver a questão e isso vale para as trapalhadas de Gia também. Ainda bem que nossa protagonista amadurece ao fim da história, ela nem tinha outra opção depois de todas as situações pelas quais passou.

Todo livro que aborda temas colegiais costuma mostrar o quanto os jovens são influenciáveis, principalmente por aqueles com quem convive e são raras às vezes em que essa influência é boa. Namorado de aluguel vai um pouco mais além mostrando que esse não é um problema que se limita a uma faixa etária. Como a leitura é bem rápida, de uma chance para esse livro, mesmo que sua época de colégio já tenha passado há algum tempo.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Dez coisas que aprendi sobre o amor.

5 comentários

  1. Eu já havia lido algumas resenhas desse livro e a cada uma que leio tenho mais vontade de descobrir o fim dessa história.
    Apesar de achar bem clichê e ter quase certeza do final haha

    ResponderExcluir
  2. Minha época de colégio já passou há muito tempo..rs mas mesmo assim, me vi encantada com a história!!
    Eu adoro estes romances juvenis.Porque reflete tudo que já vivemos ou conhecemos alguém que já viveu ou vive o drama dos corações roubados, partilhados...rs
    Quero muito ler e embarcar na história.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ai que livro fofo! Hahaha. Saudades do colégio e dessas paixões loucas. Acho esse tipo de leitura perfeita para aqueles dias preguiçosos, por ser bem leve e encantadora. Já quero ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Esse livro já estava na minha lista, li outras resenhas e vou dar uma chance. Parece um livro bem divertido. Minha época de colégio já acabou tem uns anos, mesmo todo mundo me perguntando se vou terminar o ensino médio esse ano (22 aninhos com cara de 16, graças ao bom Deus, e espero que isso continue, rs).

    ResponderExcluir
  5. Olá Dreeh,
    Quero muito ler Namorado de Aluguel desde que vi o lançamento, pois adoro ter a opção de uma leitura mais leve, com um romance bem fofo, apaixonante e previsível, após uma leitura mais intensa, e pelo que já li nas resenhas desse livro, a história parece ser bem cativante. Além disso, adoro livros que trazem uma mensagem no final, e esse por trazer a reflexão sobre amizades verdadeiras e sinceras já me ganhou. Quero ler já nesse próximo mês!
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥