03 dezembro 2019

Resenha - O Cemitério, Stephen King


Livro: O Cemitério
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 424
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.



 Em busca de desacelerar, o jovem médico Louis Creed mudou-se com a família de Chicago para umapequena cidade no Maine. A casa bonita, o trabalho tranquilo na universidade e a oportunidade de participar mais ativamente da vida dos filhos e da esposa lhe dão a certeza de que fez a melhor escolha. O único inconveniente até o momento é residir tão próximo a uma estrada movimentada, mas nada que um cuidado redobrado não resolva, não é mesmo?

Os vizinhos mais próximos são Jud e Norma Crandall, um casal idoso a quem a família logo se afeiçoa. E é Jud quem os leva para conhecer toda a extensão da propriedade adquirida, em especial um “simitério” onde gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.

O contato com a história do simitério de animais desperta curiosidade e estranheza na pequena Ellie, que jamais precisou lidar com a ideia de morte. Mas causa também desentendimentos entre Louis e sua esposa que não consegue lidar com o assunto de forma natural. Todavia o episódio, embora desconfortável, não interfere na rotina dos Creed. Louis se adaptou ao novo emprego, Rachel fez amizades com os vizinhos, Ellie começou a frequentar a escola, Gage é um bebê saudável e feliz e Church, o gato, explora seu novo território.

Tudo ia bem, até que um acidente fatal muda todo o curso da história e forças sobrenaturais começam a pairar sobre o cotidiano dessa família. A partir desses acontecimentos, a trama se desenvolve de forma frenética nos entregando um enredo com muito suspense e mistério até a última página.

Esse não foi meu primeiro contato com uma obra do King, mas foi o primeiro livro do autor que finalizei e despertou aquele desejo de querer mais. Seus personagens são muito bem construídos, a escrita é fluída e a trama bem desenvolvida. Diferente do que imaginei, não levei grandes sustos, mas o terror psicológico pode impressionar leitores desavisados. Em suma, O cemitério supriu minhas expectativas e me deixou bolando mil e uma teorias com aquele final tenso.



Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥