Livro: Contato de emergência
Autor(a): Mary H. K. Choi
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Essa é a história de Penny e Sam. Ela tem dezoito anos e acabou de sair de casa rumo à universidade. Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, vai finalmente se dedicar ao sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido. Ele, por sua vez, está perdido na vida. Em todos os níveis. Aos vinte e um anos, os poucos dólares na conta, a mãe alcoólatra e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Só lhe resta fazer os doces mais mirabolantes para o café onde trabalha (e mora), concluir sua faculdade a distância e tentar (sem muito sucesso) não surtar. Por um acaso do destino — também conhecido como um ataque de pânico no meio da rua —, eles passam a trocar mensagens de texto inofensivas. Mas o que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante da vida deles. Aos poucos, esses jovens introvertidos e problemáticos se tornam dois amigos dividindo angústias, sonhos, piadas e inspirações. Duas pessoas que quase nunca se veem, mas que estão juntas o tempo inteiro. Dois solitários que, finalmente, não estão mais sozinhos. Com perspicácia, humor e grande sensibilidade, a estreante Mary H. K. Choi traça o retrato de uma geração cujos relacionamentos se entrelaçam à evolução tecnológica. Uma história capaz de causar nos leitores o frio na barriga que só as melhores comédias românticas podem proporcionar.
Se precisasse definir a faculdade com uma única palavra, Penny diria 'liberdade'. É sua opprtunidade de distância da mãe que acha que é sua amiga mas nem a conhece direito, do namorado com quem não combina nada, da cidade que não suporta. Ela finalmente poderá falar sobre sua paixão por escrever e ninguém a irá zoar por sua ascendência asiática. Só que, para começar a viver sua vida dos sonhos ela tem um grande obstáculo: convivência social.
Sam se sente completamente perdido na vida. Morando de favor com seu chefe (na sobreloja da padaria onde passa os dias inventando doces deliciosos), enfrentando um término complicado, sem falar com sua mãe a meses e tentando concluir a faculdade a distância. Eles se conhecem por acaso e de forma mais aleatória ainda, acabam se tornando o contato de emergência um do outro. Mas como isso funciona?
Contatos de Emergência é clichê e cheio de drama juvenil, mas era exatamente o tipo de leitura que eu estava precisando. Um romance super foto, escrito de forma envolvente, que me aqueceu o coração e fez esquece e o mundo exterior.
Com a narrativa em primeira pessoa, alternada entre os protagonistas, Mary H. K. Choi tem grande facilidade de emergir o leitor em sua história. Os diálogos são engraçados e os personagens nada caricatos. Estou torcendo para uma futura adaptação, pois a cada página virada, me sentia mais dentro de uma comédia romântica. Alô @Netflix !
Os personagens tem uma grande carga de problemas, como relacionamento com os pais, vícios, relacionamento abusivo, sonhos e - meu preferido: - a pressão de definir sua vida com 20 anos. Tudo é tratado de forma leve e didática. Até o desfecho aberto - que não me agrada muito - deixa uma mensagem positiva sobre a história.
Alias, todos os personagens são muito reais, cada um com seus problemas e neuras... Ninguém é perfeito e isso aumenta a empatia do leitor. Penny so me incomodou um bocado com seu jeito amargurado. Ela reclama de todo mundo, o tempo todo - principalmente das mulheres - e chega a ser ofensivo em alguns casos. A introspecção da personagem não justifica um comportamento desse em pleno Século 21.
Uma capa linda e a diagramação cheia de mensagens SMS são o toque que ajudaram esse livro a se tornar uma das melhores leituras de 2019.
ja pela capa realmente o livro já chama bastante a atenção, adorei conhecer e fiquei bem curiosa em ler mais sobre esses personagens com problemas bem reais
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido